Adaptações Jane Austen


Uma Diva   
Nascida em uma família provinciana em Steventon (Inglaterra), filha de um clérigo, após a morte do pai, em 1801, a vida de Jane Austen consistiu em passar temporadas na casa dos irmãos e em visitas eventuais a amigos e outros parentes.

A obra de Austen está isolada na literatura européia, porque à sua época o curso da evolução literária estava ainda determinado pelo romantismo.

Muito objetiva a respeito do mundo em que viveu e dos personagens que criou, e excluído todo e qualquer subjetivismo através de uma severa disciplina classicista, a obra de Jane Austen revela profunda seriedade moral na crítica da vida, pouco lirismo e nenhuma paixão.

Essa maravilhosa mulher me conquistou quando eu nem sabia que Orgulho e Preconceito era baseado em um livro, muito menos um livro escrito por uma mulher. Quantas mulheres naquela época eram escritoras? E quantas tinham a escrita tão singular da Jane Austen? 
Tenho que admitir... Não cheguei a ler nenhum dos livros dela completamente, apenas pedaços deles. Eu sei, eu sei... Péssimo! Vou me reparar agora em 2013. 

Eu vim com essa postagem hoje para falar de adaptações baseadas em livros dela. Eu só conheço esses seis livros, e todos eles foram adaptados e muitos até mais de uma vez: filmes e séries televisivas. 
Vamos conhecê-los? 


Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.


Esse é o o mais perfeito romance dela, para mim. Adoro o jeito de Elizabeth. Ela é minha segunda personagem predileta dessa autora. E o Sr. Darcy... Ai ai! Ele é perfeito!! 
Os atores interpretam com maestria, apesar de não gostar muito da Keira nesse papel. O filme é de uma direção de arte impecável. Vale super a pena! 



________________________________________________________________________


De família aristocrática, porém em dificuldades financeiras, Anne é levada a romper seu compromisso com um jovem por ele não ter família rica nem posição social. Mais tarde, reencontra o mesmo rapaz numa situação financeira e nível social melhores. Mas ele agora se relaciona com uma família na qual Anne se tornou parente também.


Eu chorei litros no final desse filme. Sério! Ele tem uma coisa de suspender meu ar que é digna dos livros da Jane. A trilha sonora dele é simplesmente perfeita! 
E essa atriz? C-a-r-a-c-a!
Ela não é bonita. Fato! Mas a interpretação dela em cena, é simplesmente divina! E devo ressaltar o adjetivo. DIVINA!! A primeira cena que pega o rosto dela é maravilhosa! 
O mocinho desse filme não é meu predileto, mas ele convence. É lindão! 


_________________________________________________________________



Quando a jovem Catherine Morland tem a oportunidade de ir morar com a família Allen em Bath, ela espera ter também a chance de viver aventuras românticas como aquelas que sempre leu nos livros. Como os Allen não têm filhos, logo ela é apresentada a outros de sua idade: Isabella Thorpe e o irmão John, grande amigo do irmão de Catherine, James; e também Henry Tilney, um rapaz bonito e boa família, e a irmã dele, Eleanor. Convidada para um passeio na abadia de Northanger, no estado de Tilney, a jovem sonhadora imagina que chegou seu momento de viver um grande romance. Mas Catherine logo percebe que status, classe e dinheiro têm tanta ou mais importância do que as coisas do coração.


Esse é meu mocinho predileto de todos os livros da Jane Austen. Ele é engraçado, inteligente, não é tão bonito quanto os demais; mas PQP, como é charmoso e divertido. 
Quando você viu um personagem dessa autora que realmente interage com a mocinha? A maioria deles fica de longe amando e sofrendo e tirando conclusões precipitadas. Isso não acontece com o esse. Adorooooo!!! 


_________________________________________________________________


Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) é bonita, inteligente e rica. Ela vive confortavelmente na pequena cidade de Highbury, no interior da Inglaterra. Quando sua querida governanta Miss Taylor parte para se casar com seu vizinho, Mr. Weston, Emma sente um vazio em sua vida e um grande dilema: como ajudar as pessoas a terem uma vida tão perfeita quanto a sua. Ela decide se ocupar dando conselhos na vida sentimental das amigas. Mas, por trás da sua autoridade no assunto, se revela uma mulher que nunca se apaixonou. Emma, de Jane Austen, mesma autora de Razão e Sensibilidade, foi publicado pela primeira vez em 1816, um ano antes da morte da escritora. Uma comédia romântica com muitas tiradas divertidas e uma conduta própria.


Eis minha mocinha predileta. 
Emma é irreverente, linda, doce e uma casamenteira de primeira. Ela é típica protagonista do que seria um chik lit. Eu adoro essa história! 
Muitos críticos julgam esse o melhor livro da Jane Austen. O problema dele é que é disfarçado de comédia romântica. 
Ai gente... Ainda é uma história da Austen: Tem romance sim! E daqueles que me deixam super nervosa de raiva dos mocinhos. 
Esse filme é diversão na certa. 


_________________________________________________________________



Aos 12 anos de idade a jovem Fanny passa a morar de favor em Mansfield Park, a casa do esposo de sua tia, Sir Thomas Bertram (Harold Pinter). Inteligente e estudiosa, ela logo se torna amiga de seu primo Edmund, o filho mais novo de seus tios, apesar de ser sempre destratada por seu tio e pelas suas primas fúteis. Com o passar do tempo Fanny se torna uma bela mulher, que acaba chamando a atenção de Henry Crawford (Alessandro Nivola), jovem que se tornou recentemente seu vizinho juntamente com sua irmã, Mary (Embeth Davidz). Notando o interesse de Henry por Fanny, os tios dela logo promovem um encontro entre os dois para logo depois se sentirem revoltados com o desprezo que a jovem demonstra pelo seu novo vizinho.


Amo a construção dessa história. Ela é linda! 
Bem elaborada, com personagens incríveis e cenários impecáveis. 
Como na maioria das vezes, essa mocinha é daquelas que não tem dinheiro, e a atriz interpreta muito bem. E como sempre, o mocinho é mega do rico. Ai ai
Gosto dessa trama pela questão familiar envolta nela. É bem construído o lance da família que Fanny mora. 
Esse é certamente um daqueles que precisam ser assistidos. 


_________________________________________________________________


Em virtude da morte do marido, uma viúva e as três filhas passam a enfrentar dificuldades financeiras, pois praticamente toda a herança foi para um filho do primeiro casamento, que ignora a promessa feita no leito de morte de seu pai que ampararia as meias-irmãs. Neste contexto, enquanto uma irmã prática (Emma Thompson), usando a razão como principal forma de conduzir as situações, a outra (Kate Winslet) se mostra emotiva, sem se reprimir nunca com uma sensibilidade flor da pele.


A segunda cacofonia de títulos dos livros da Jane Austen, e é também bastante significativa no contexto do enredo. Enquanto em Orgulho e Preconceito, que se diz em inglês: Prude and Prejudice; elas refletem exatamente os personagens Elizabeth (Orgulho) e Mr. Darcy (Preconceito); em Razão e Sensibilidade, que se diz: Sense and sensibility; refletem as protagonistas que são irmãs. Uma é totalmente racional e a outra mega emotiva. Isso na trama deixa o livro e o filme incríveis! 
As atrizes que as interpretam estão dando um banho de atuação: Lindas! Chamam mais atenção do que os mocinhos. 
Assistam! É lindo!


_______________________________________________________________________

Ufa gente, acabou!
Mas quero saber... Quais desses filmes vocês já assistiram? E qual é o seu predileto?