Resenha de "Química Perfeita" (Simone Elkeles)



"Química, Biologia, Matemática..."

Sinopse: Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam? (SKOOB)
______________________________________________________

Peguei esse livro para ler depois de algumas resenhas muito positivas sobre ele. E não me decepcionei nem um pouquinho. Na verdade esse livro me deixou com uma sensação nostálgica de que algum momento da minha adolescência desapareceu sem deixar nem as memórias. 

Por onde começar... 
Britrany é uma gatinha super popular em colégio bem High School Music. Toda linda, e loira e perfeita. 
* Não, o livro não tem ninguém dançando nem cantando. 
Alex... Bom, esse muchacho é o melhor mocinho Bad boy que me lembro ter lido. Melhor do que Travis Maddox (E achei que isso não seria possível). Ele é o cara!!

Esses dois, pertencentes a partes distintas da cidade: Norte e Sul; tem muitas diferenças entre si. Ela é popular e rica. Ele é mexicano, pobre, vivendo em um país xenofóbico e pertencente a uma gangue latina. Ou seja, compatibilidade zero! Pelos menos é o que eles achavam, até serem colocados como parceiros durante todo o ano em Química. 

Lógico que eles brigam e muito!! Mas quando estão juntos, você fica viciado nos diálogos e ações de ambos. Eles são amigos perfeitos e também são perfeitos individualmente. 
Por mais que Brit tenha essa coisa de patricinha, ela não é uma personagem que te deixa nervoso de raiva, pelo contrário. Gostei muito das atitudes dela desde o começo do livro. 

Outro ponto positivo nele são os relacionamentos que eles tem longe um do outro. Brit tem uma família bem complicada, uma mãe que quer perfeição dela, uma irmã doente mental, e um pai que só vai em casa a passeio. Ela se sente pressionada a fazer os gostos da mãe porque não quer frusta-la. Tem um namorado que ela não sabe bem se gosta de verdade, mas ele é popular e faz bem a sua visão social na escola. Falando assim pode até parecer que ela é meio metida e tals, mas não é, acredite. Por trás disso tudo, Brit só quer ser ela mesma. É uma personagem cativante. 

Já Alex é...  Putz, é Alex! 
Ele mora com dois irmãos mais novos e a mãe em uma casa que mal cabem eles dentro. Viu o pai ser assassinado quando era criança, e se sente na obrigação de proteger os irmãos para que eles não entrem na gangue também. Trabalha para ajudar a mãe em casa, e se esforça bastante na escola, apesar de ter certeza de que não vai pra faculdade, que ficará na gangue eternamente pra não deixar a família sozinha. 

Deu pra perceber o quanto eles tem uma vida tensa, e esse foi o melhor desse livro. Quero dizer, não é só um romance adolescente, é um mundo complexo que ronda a vida desses dois. 

A história acaba os unindo, ou melhor, a química; e invés de brigar o tempo inteiro, eles percebem que conseguem se ajudar. Alex mostra a Brit que ela pode ser mais expressiva sobre o que sente, e ela, por sua vez, mostra a ele que ele pode ter um futuro longe da gangue. 

A autora tem uma escrita deliciosa! E o livro que começou sem pretensões alguma, terminou com lágrimas nos meus olhos e uma vontade imensa de mais deles. 

Apesar de não ser um livro grande, ele mostra os pontos principais da vida dos dois, e muito bem abordado. A autora não deixa falhas em ponto nenhum da história. Ela traça uma linha leve no início, pega pesado lá pro meio do livro e termina com maestria. 

É um livro lindo, duro, caliente e muito viciante. 
E se depois de ler essa resenha, você ainda não ficou com vontade de ler, então só sinto por isso. 
Acreditem, não é um romance adolescente, não apenas isso, é uma epopeia jovem. 

Muito bom!!! 
Recomendado!!!