Resenha de "Profundezas" (Tricia Rayburn)

"Mas que final merda!"

Sinopse: Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida 'normal'. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais. De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo. Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade - que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado? (SKOOB)


Já tem um tempinho que li Profundezas, e acabei colocando outras resenhas na frente dessa, simplesmente porque não me conformava com o fato de que essa série acabava com o final desse livro. E ainda não me conformo. Alguém poderia me beliscar para eu ver se é verdade? Como pode uma série que começou com uma ideia tão bacana, com uma narrativa tão envolvente, acabar desse jeito? Completamente indignada!

Não vou me atentar muito ao que acontece nesse livro, primeiro porque é o fechamento de uma série, e depois porque ele é simplesmente mais do mesmo dos outros dois. Tudo bem que a ideia funciona no primeiro, já que estamos conhecendo o ambiente e as pessoas, mas aqui já parece palhaçada quando acontece. Poxaaa!!!!

E eu achando que depois de tanto tempo e de tanto sofrimento e surpresas, a personagem iria amadurecer. Mas e isso acontece? Nops! Porque ela faz tanta burrada ridícula nesse livro, que tive que me afastar por um tempo da leitura e depois pegar de novo. É justificável no início, mas no fechamento de uma série cometer tantas burrices? Ah, fala sério! 

Se tem uma coisa que eu gosto nessa série é o mocinho. Ele é nerd, maduro e bem diferente do que costumamos ver nos outros livros nessa categoria. E aqui ele super me ganhou também! Não que ele funcione em 100% do livro, tem horas que também quero matá-lo, mas minha indignação com Vanessa foi tão grande, que as poucas coisas que ele faz, passaram completamente despercebidas. 

Demorei pra caramba para terminar a leitura de Profundezas, muito mais do que demoro para ler qualquer livro dentro dessa categoria. Era muita cena repetida e sem finalidade. Se a autora quisesse, ela teria fechado a série tranquila no segundo livro, mas ela fez isso? Não! Teve que vir com um terceiro volume e encher linguiça o livro inteiro para finalizar algumas coisas, e a principal delas deixar totalmente em aberto. Como pode isso? 

Sério, eu senti que estava andando em círculos o livro inteiro. Tinha coisas que eu já tinha visto no primeiro volume, e coisas que vi no segundo. Nada, absolutamente nada, me acrescentou em ler esse livro. A autora não explicou como resolver certas coisas que eu achei bem legal ela levantar a proposta nos outros livros. Ela simplesmente criou uma situação clichê, e resolveu ela dentro da trama. Aliás, muito mal resolvida. A todo momento achava que estava sendo enganada por ela. É como se o editor estivesse na cola para ela terminar de escrever o livro, e ela tivesse feito de qualquer jeito, só para ter um fim. Mas cadê a porcaria do fim?

Poxa, ela cria uma cena linda entre Vanessa e Simon na praia, digna de livro de drama, sabe?! E daí simplesmente não resolve a questão que ela levanta. Tipo, Simon aceita isso numa boa? Vanessa procura mudar? Aquilo tudo irá voltar a acontecer? Caraca, não explica porra nenhuma! 

Enfim, já deu para perceber como estou indignada com o final - ou não final - dessa série. 
Ela tinha uma mitologia ótima nas mãos, e começou a trabalhar com ela de forma digna. Mas dai transformou tudo em uma porcaria e precisou dos livros finais para escrever essa porcaria repetida?  

Eu recomendo o primeiro da série. Ele é legal e diverte bastante. Então se você não é como eu, que precisa continuar uma série para ser feliz, leia Sereia tranquilo. Agora, não recomendo nenhum dos dois últimos. Completamente decepcionada com esse livro e com o que a autora fez no final dessa série.