Resenha Dobradinha de " Não Pare" (FML Pepper) e "A missão de Anabel" (Shirlei Ramos)

Dobradinha é a coluna onde falo sobre livros que li no Kindle, que sejam de autores nacionais e que precisam de divulgação. Ou seja, são os livros que comprei na Amazon ou alguém disponibilizou para mim. 
Hoje a Dobradinha vem com o livro Não Pare, que li tem bastante tempo, e o livro A Missão de Anabel, que peguei para ler bem recentemente. Vamos conferir?



NÃO PARE!

SINOPSE: Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela! 


Comprei Não Pare! tem bastante tempo, e só em dezembro eu o peguei de verdade para ler. Já tinha começado algumas outras vezes, mas não consegui acabar. Então eu tomei gás na leitura, e li rápido. Resultado: ADOREI! 

A princípio eu achei que esse livro fosse policial, não sei se pela capa ou pela ideia do nome, e de sinopse. Acho que na verdade eu nem tinha me atentado para o real significado da sinopse dele. E olha minha surpresa quando eu vou ler, e o livro é simplesmente uma mistura muito bacana de sobrenatural, policial, romance e uma pitada de drama! 

Conhecemos a Nina, nossa protagonista cheia de segredos, que se muda como quem troca de roupa. Ela não sabe o motivo da mudança, mas todas as vezes em que Nina sofre uma acidente, a mãe fica louca e elas tem que sem mudar. Nina odeia isso, até realmente vir a entender o porquê da mãe pirar sempre, e precisar fazer malas. 

Temos um mocinho na história, e eu fiquei de início bem confusa para saber quem realmente esse mocinho seria, visto que vários meninos legais cercavam a garota. E eu achei essa confusão bem bacana! Não é aquela coisa que a gente sabe que vá ser de um jeito, já que a autora manipula bem os personagens e a história dela. Gosto disso. 

Eu simplesmente amei a filosofia da fantasia que a autora empregou nesse livro. É algo que já se conhece, mas trabalhado de uma forma bem original. Acredito que escrever fantasia é uma das coisas mais complicadas para um escritor, porque não é só ter a ideia, é fazer com que ela seja funcional na cabeça de quem lê, e a Pepper fez isso muito bem. Eu realmente achei tudo aquilo crível. E mesmo que seja um sobrenatural envolto em uma coisa mais moderna, ela teve que criar toda a história da sua lenda, para dar autoridade aos personagens. Sinceramente? Não tenho do que me queixar em relação a isso. Ela foi muito diva!

Gostei bastante da forma com a qual a autora trabalhou seus livros. Por enquanto a série Não Pare! é apenas digital, contudo Pepper fez um trabalho publicitário em cima do seu livro, que não tem brechas para erros. Ela é a prova viva de que livros digitais não é um fiasco para autores iniciantes. Se as editoras brasileiras não apostam nesse tipo de talento por medo, então o autor tem que ser pró ativo e meter as caras em trabalhos como Pepper fez. Hoje ela tem um público grande de leitores, e já começaram uma campanha para a publicação dos livros, já que ela tem os dois primeiros prontos. Então acho muito digno tudo o que ela fez pelo livro. 

Não Pare! não recebeu cinco estrelas minhas, porque o início é meio arrastado, e acho que o começo de uma história é muito importante para cativar e prender um leitor. Mas já vou avisando, se você começou, e teve a minha burrice de parar de ler, volte já! O livro é muito bacana, e se vocês gostam de sobrenatural, vão amar o trabalho de Pepper aqui. Claro que ele termina de forma angustiante, mas pensem assim, o segundo da série já está lançado. Iupi!



A Missão de Anabel

Sinopse: Uma carta a conduziu à jornada mais transformadora de sua vida... e ao encontro do amor. Anabel desistiu de todos os seus sonhos quando o pai morreu há cinco anos. Na mesma época em que ela foi obrigada a assumir o posto de chefe da família e decidiu exterminar sua personalidade impulsiva e efervescente. Aos 25 anos, ela é uma garota equilibrada (na maior parte do tempo), trabalha numa empresa de consultoria empresarial, como "secretária-babá" do seu Nilton, tem que lidar com a mãe egoísta e manipuladora e tenta impedir que seu namoro morno entre no status: gelado ao extremo. No entanto, a vida de Anabel está prestes a sofrer uma reviravolta. Isso porque ela encontrou uma carta antiga no meio das coisas da avó recém-falecida. Essa carta promete levar nossa protagonista para a maior aventura de sua vida. E parece até mesmo que um novo cara bagunçará seu coração. Um cara alto, forte, carinhoso... enfim... A Missão de Anabel é um romance recheado de cenas românticas, humor e lições preciosas de como não desistir nunca dos próprios sonhos. 


Outro trabalho em ebook que dou muito valor. 

Sou o tipo de blogueira que quando um autor vem me pedir parceria e me oferece o arquivo do livro digital dele, eu simplesmente vou na Amazon e compro. Acho que pagar o preço de um ebook nacional não vai me quebrar, e vai ajudar o autor, e essa é minha proposta inicial com as parcerias. No caso de A Missão de Anabel, cheguei até a autora por conta de outra coisa, e ela falou do livro dela, eu corri até a Amazon e o comprei. Em menos de uma semana eu já tinha acabado o livro, e estava apaixonada pela escrita da Shirlei. 

Anabel é uma mulher bastante pragmática. Ela dá duro trabalhando em algo que não era o seu ideal, para cuidar do irmão que tem uma leve deficiência, e colocar dinheiro na casa, já que a mãe é uma mala completa. Mas o amor da vida de Anabel é sua avó, que morreu e deixou a garota um caco. 

Contudo, a avó de Anabel lhe deixou uma missão em forma de uma carta antes de morrer. Essa missão vai mudar o rumo da vida da garota, e mudar até a própria Anabel. Na verdade, juntou a carta da avó e a mudança verdadeiramente corajosa do irmão dela em encarar a vida. Isso abalou as estruturas dela, e como ela é péssima em lidar com coisas não planejadas, se vê completamente perdida. 

O livro é um drama familiar, e vocês sabem o quanto gosto de dramas familiares. Acho que não tem coisa mais complexa do que a nossa própria família, e todas elas rendem histórias. As vezes engraçadas, as vezes tristes, mas elas existem, e quando um autor tem a autoridade de escrever sobre elas, a coisa ganha uma dimensão maravilhosa e expansiva. Aquilo que só existe dentro das casas, vira exemplo na vida de outras pessoas quando vai para o papel. É assim com a vida de Anabel, que não tem nada de fantasiosa, e que é facilmente adaptável a nossa própria vida. 

Eu fiquei encantada com a escrita da Shirlei. Ela tem um drama pesado, e consegue tratar isso de forma leve e deliciosa. Você as vezes se perde nos pensamentos de Anabel, quase a ponto de sair do próprio corpo para acompanhar a garota. Gosto dessa aproximação que os autores conseguem fazer. 

Pode até ser clichê dizer isso, mas o mocinho da história me arrebatou. E talvez não pelo visual dele, mas pelas coisas que ele sabe dizer, e que ele faz. Não vou dizer que o amei o tempo inteiro, já que a partir de um certo momento na história, ele se comporta como um babaca total; mas ele se redime do seu erro de uma forma muito bonita. Ele é um daqueles de nos deixar de queixo caído e coração acelerado. 

Teve alguns momentos da história que achei que Shirlei repetia uma coisa que ela já havia explicado. Isso é legal para quem não estava ligado no enredo, mas para mim que sou super detalhista em relação ao que leio, quis que os trechos pulassem rápido. Esse foi o único motivo de eu não dar cinco estrelas ao livro. Mas sério, ninguém vai ficar decepcionado com essa história, porque ela é simplesmente linda! 

Se você é igual a mim, ou seja, aficionado por drama, então se jogue com vontade em A Missão de Anabel. Ela vai fazer você se apaixonar por completo, e até posso dizer que vai fazer com que você repense sua própria história e escolhas. Se tem uma coisa que os livros fazem, é nos deixar refletir sobre quem somos ou o que fazemos. Anabel é perfeita para te tirar do "mais do mesmo" do seu dia a dia, e te fazer repensar tudo. 

Super indico!