Resenha de "Cidade de Vidro" (Cassandra Clare)

"Valeu ter lido os dois primeiros"


Sinopse: Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. (SKOOB)





#Cidade de Cinzas

Ok, Instrumentos mortais não é uma série que eu morra de amores. Com Cassandra Clara o máximo que consigo me aventurar e me apaixonar é por Peças Infernais, e isso porque amo o clima Steampunk da série. Então até esse momento Instrumentos foi só mais uma série, com uma ideia bacana, mas apenas mais uma. Isso até ler Cidade de Vidro, e me peguei pensando se toda a série não deveria ter sido escrita em Idris. Aquilo sim é cenário de série de fantasia. 


Vocês sabem que quando se trata de livros de série, falo mais sobre o contexto no primeiro, e deixo o resto só para me aprofundar no que senti e nas minhas impressões sobre o livro. Morro de medo de spoilers, e tenho o maior cuidado de não soltar para vocês alguma coisa que sei que vai comprometer a novidade na hora de ler. 

Enfim, é um livro onde Clary tem uma função, e ela está bem focada nisso. Também é onde Jace tenta a todo custo fazer Clary não querer resolver a tão situação a qual ela precisa fazer, por medo dela se machucar. E é o livro onde Simon ganhou o resto do amor. Porque sim, eu sou dessas que amam Simon e que mal enxergam Jace perto dele. E tudo bem que o Caçador de Sombras se superou nesse livro, mas ainda acho que o garoto precisa fazer terapia. Frustração demais para uma pessoa só. 

E a novidade desse livro? O cenário. Fiquei totalmente encantada com Idris de diversas formas possíveis, e até tive muita vontade de ver como as torres ficariam numa visão cinematográfica. Vale até a pena fazer um segundo filme, só para ver a magia desse terceiro. 

Sobre nossos personagens... Clary continua atrevida, impulsiva e completamente apaixonada. Jace está bem melhor do que nos últimos dois livros, apesar que de vez em quando eu tenho vontade de matar o garoto. Isabele é linda, e sempre gostei dela, mesmo com toda a chatice, e continuo gostando. Alec me surpreendeu mais que todo mundo aqui, e para o lado positivo. Não gostava do cara, mas sinceramente? Estou tranquila com ele nesse momento. Simon é perfeito, sem mais. Outros personagens surgem aqui, e outros tanto voltam. Devo dizer que Cassandra soube amarrar bem cada um deles. Ela colocou o suficiente, e teve cuidado em fazer com que todos interagissem e não se tornassem estúpidos. 

Mas o ponto positivo é para um personagem que ela criou nesse livro, e que não vou falar qual foi, mas que me deixou completamente ensandecida. Não porque ele era uma maravilha, mas ele me surpreendeu para o lado positivo, mesmo que ele fosse ao contrário disso. Amo quando os autores conseguem incluir pessoas e trazer utilidade a elas. E pode apostar que esse terá muita utilidade, e que vai ajudar a responder muitas perguntas. Como eu sempre soube o que aconteceria, foi só uma questão de saber "como" foi feito. E para aqueles que curtem todas as séries da Cassandra, vai adorar saber da grande virada nesse livro. 

Para mim esse é um livro de final de série, mesmo que algumas coisas ainda tenham ficado no ar. Acho que ela poderia ter pego esses outros três e transformado em histórias de outros personagens, e sair um pouco do centro em Clairy e Jace. Acho que ambos deram o que tinha que dar. Eu achei de verdade que ela concluiu o que ela começou, e que as coisas que ficaram abertas eram muito pequenas comparadas a todo contexto. Foi o que meu coração falou, mas eu vou ler os demais livros, claro, não consigo parar uma série no meio. Mas que acho que poderia acabar por ai, poderia sim.

Cassandra é uma boa escritora dentro do gênero que ela se propõe a escrever, e acho que as propostas que ela cria são ótimas. Gosto do mundo dos caçadores, e da maioria dos personagens que ela imagina. Acho que a mulher é um grande nome de literatura fantasiosa, mas ainda não é a minha predileta, e espero o dia que ela irá me surpreender de forma magnífica. 

Para mim, Cidade de Vidro foi o melhor livro dos três, sem sombra de dúvida. Até achei que valeu a pena ter lido os dois anteriores só por esse. Os acontecimentos, os dados, as pessoas, os lugares... Tudo aqui colaborou para me fazer apaixonar por esse livro. Então sim, esse eu recomendo mais do que os outros dois. Então se você já começou e não gostou muito, insista que esse é bem bacana!