Resenha de "O Aprendiz - As Aventuras do caça-feitiços Vol 1" (Joseph Delaney)

"Escrita simplesmente mágica!"

Sinopse: Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-Feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros.
O aprendiz, primeiro livro da série de fantasia As aventuras do Caça-Feitiço, escrito por Jospeh Delaney (e traduzido pela prestigiada Lia Wyler, responsável pelo texto em português da saga de Harry Potter), que já vendeu centenas de milhares de exemplares em todo o mundo, é uma história repleta de emoção e muitos, muitos sustos. Por isso, cuidado: não deve ser lido à noite!

“Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve.”

A série As aventuras do Caça-Feitiço, de Joseph Delaney, continua nos livros A maldição e O segredo... mas não terminam por aí.





Ok, minha empolgação ao pegar esse livro foi simplesmente porque amei demais o trailer do filme que será lançado no começo do ano que vem , e porque tinha bastante tempo que eu não lia nenhuma fantasia. Eis minha surpresa quando o achei simplesmente maravilhoso! 

O livro já começa mostrando Thomas como o aprendiz de feiticeiro. Ele mora com um velho que é seu mestre, uma bruxinha, que está vivendo com eles para poder ser vigiada, já que o mestre de Thomas não confia em bruxas nem um pouquinho. Muito pelo contrário, eles as caçam. 

Quando o inverno se aproxima eles tem que ia para uma outra casa que fica bem distante de onde eles moram. É lá que os maiores medos de Thomas se concretizam, e que ele descobre a verdade sobre Meg, a bruxa que seu mestre não matou nem trancou em um poço. E esse é justamente o motivo dele não ter trancado a outra bruxinha que passou a viver com eles depois disso.


Mas a parte maléfica desse livro fica por conta de uma antigo aprendiz que desistiu do aprendizado quando percebeu que poderia sozinho invocar os mortos e que seu mestre não concordava com isso. 

Então temos Thomas e o mestre enfrentando perigosos monstros, fantasmas e bruxas durante todo o livro. 

O Aprendiz é o primeiro livro de uma série bem longa. Acho que já vai em sete volumes. 
E como todo livro introdutório, é um livro que nos mostra quem é Thomas, seu mestre, sua família e os amigos que os rodeiam. É um livro que você entende sobre o aprendizado dele e sobre seu passado. 

Mesmo com toda a ação que envolve o livro, ele é bem parado. Não que isso tenha prejudicado o enredo, longe disso. O fato do livro ser parado até deu um certo glamour ao clima de inverno que permeia a história quase inteira. 

O melhor desse livro é a escrita de Delaney. Ele é um escritor que consegue transmitir medo segundos depois de você sentir afeto por algo ou alguém. E devo dizer, houve partes do livro que simplesmente não pude ler de madrugada. Sou altamente assustada com algumas coisas. hehe

O livro pode ser considerado para adolescentes. O personagem principal é um, apesar de só ter descoberto isso no final do livro. Thomas tem treze anos. Mas pode acreditar quando digo que ele não parece ter treze anos nem nas suas ações nem em seus pensamentos, já que no livro acompanhamos a história através do garoto. O menino é maduro demais da conta, uai! 

Mas os melhores momentos da história são as ações provenientes das impulsividades de Thomas. Ele não é o tipo de personagem que fica parado esperando as coisas acontecerem. Nem é de se esconder dos problemas quando eles chegam. Não dá para imaginar que o personagem é um adolescente até o final, que é quando o autor revela.

Quando Delaney tem que escrever ação, ele escreve. Quando tem que escrever um suspense, ele escreve. Realmente virei fã do estilo de escrita do cara. Ele nos envolve nas coisas acerca do mundo que ele criou, que se chama Condado. (Lembrando de O Senhor dos Anéis em 3...2...1)

O livro acaba de uma forma bem tranquila, mas muito misteriosa. Fiquei realmente curiosa pensando no que acontecerá nos próximos volumes. A mãe de Thomas deixa umas coisas no ar que são muito suspeitas. 

Adorei a construção dos personagens! São todos muito bem desenvolvidos e todos eles parecem ter segredos demais. Isso é bacana numa história de fantasia, quando normalmente o que chama atenção são os momentos de ação. 

Recomendo bastante o livro! Pena que é uma série tão longa. Pessoalmente fico angustiada em ler livros de série longa, mas fazer o que se gostei?