A datilógrafa {Filme}

"Comédia romântica francesa"


Sinopse: Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e estar prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo se suas habilidades como secretária são fraquíssimas, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.(Adoro Cinema)





Ai, gente, por mais que a crítica tenha caído pesado em cima desse filme e de uma maneira negativa, eu não vou mentir para vocês, eu o ADOREI! 
Não é nenhum Amelie Poulain, mas ele me divertiu e me encantou por demais. 

Começamos o filme vendo o primeiro contato que Rose tem com uma máquina de datilografar, e daí pulamos para a primeira entrevista de emprego dela. Na época em questão todas as mulheres modernas queriam se tornar secretárias, e as filas para concorrer ao emprego eram maiores que a quantidade de gente concorrendo a empregos públicos hoje em dia. (Nada exagerada. hehe)


Foi nessa entrevista que Rose demonstrou a rapidez com a máquina e Louis, um gato que trabalha com seguros, acaba contratando a garota como teste por uma semana. Mas ela acaba se provando uma péssima secretária, contudo ela é bastante espirituosa nas suas atitudes e realmente ela é muito rápida datilografando.

Louis acaba percebendo a potencialidade da menina e lhe oferece o emprego oficialmente se ela participar do concurso regional de datilografia para mulheres. Meio insegura, Rose vai, mas acaba perdendo a classificatória por poucos toques. Louis acha que o defeito de Rose é apenas datilografar com um dedo de cada mão e resolve que no ano seguinte ela estará preparada. Ele se oferece para se seu treinador. Então Rose vai morar em sua casa e começa pelo exaustivo treinamento para melhorar sua habilidade.

Em suma o filme é isso, mas ele é isso de uma forma tão fofa que me apaixonei!
Eu sou doida por cinema francês, mas poucos filmes que vi da França tinha uma característica tão chick-lit como esse. 

O filme fala de uma época específica, onde as mulheres estão conquistando um espaço cada vez maior. Ele também cita coisas sobre a guerra e como isso acaba afetando os personagens. 

Os relacionamentos entre os personagens secundários e principais também são muito relevantes e bem descritivos. Parece que conheci a família de Rose e Louis durante toda a minha vida. Amei! 

A parte da datilografia é a mais incrível. 
Louis tentando ensinar Rose a usar todos os dedos é bem hilário. Ele tem essa fixação para que ela seja melhor, sempre melhor e cada vez mais rápida. Isso em alguns momentos é nitidamente cansativo para a garota, e meio engraçado por parte de Louis, que aproveita todas as oportunidades para judiar da menina teimosa que é Rose. 
Vê-la numa máquina digitando obras enormes da literatura é coisa de gênio! Eu me encantava em ver os dedos dela pintados em cores diferentes martelando aquela máquina como se disso dependesse sua vida. 

O cenário do filme é coisa preciosa. É tudo tão lindo e tão francês...Ai ai! 

Quando tem que ter momentos de comédia, o filme tem. Quando tem que ter momentos de drama, ele tem. Está certo que de uma forma meio exagerada e muitas vezes sem sentido. Tive vontade de matar Louis em muitos momentos, ele consegue ser irritante ao extremo e só Rose para aguentá-lo. 


O relacionamento deles é coisa de doido. Tem horas que eles se estapeiam, e tem horas que eles simplesmente babam um no outro. A atriz que interpreta Rose é uma linda, e ele tem muito charme também. 

Vale ressaltar que o grupo de coadjuvantes do filme é muito bom! 
Eu sou apaixonada por Berenice Bejo desde O Artista. Em muitos momentos de A Datilógrafa, ela ganha totalmente a cena só restando ela como prato principal. hehe

Como disse lá em cima, não é um filme que ganhe prêmios pela genialidade de roteiro. É simples, bobo até, mas tem um charme de comédia romântica com uma pitada de filme francês, ou seja, ele ganhou meu coração. 

Claro que eu já sabia do final antes dele se pronunciar. Nem tinha como ter um final diferentes. Mas se eu recomendo esse filme? Poxa vida, mas é claro!!! 

Meninas que gostam de chick-lit, corram para ver A Datilógrafa!