Resenha de "O que há por trás" (Bárbara Lorentz)


"Gostinho de Adolescência"


Sinopse: O Que Há Por Trás conta a história de Melissa e Thiago. Primos que se envolvem, apaixonam-se e começam a viver uma história de amor. Pelo grau de parentesco, primeiramente eles não contam para a família. Até que o pai de Melissa os vê juntos e resolve começar a impedir que o romance aconteça. Mesmo assim, sendo atrapalhados por uma só pessoa, eles decidem continuar o namoro às escondidas. Mas tudo muda para Melissa quando depois de serem, mais uma vez, flagrados pelo pai da garota, ela recebe uma revelação bombástica que a faz se afastar de Thiago.






Pensei muito se resenharia esse livro aqui no blog. Primeiro porque foi uma leitura tão rápida, mas tão rápida, que quando percebi o livro já tinha acabado. Segundo porque é de uma blogueira que aprecio demais o trabalho, e morro de medo de falar alguma coisa que possa ser interpretada erroneamente. Mas o livro seguiu uma tendência das leituras jovens que li esses dias, então achei mais do que importante trazer o que achei dele por aqui. 

Primeiro, adoro o nome desse livro! Sério, porque não pensei nisso antes?? Rsrs
Mas não sei se gosto muito da fotografia da capa. Achei que ela não se encaixava com nada no enredo do livro, mas ainda assim, o que importa é o enredo em si e forma como ele cresce e nos aparece. Além de que, é uma produção independente. #Orgulho


Comecei a leitura bem empolgada. Baixei o livro no Amazon e estava ansiosa por se tratar de uma leitura teen. Adoro livros para adolescentes e sobre adolescentes! 

A história fala sobre a Mel, uma menina pra lá de rica que namora escondido o primo, Thiago. O pai dela não quer o relacionamento, ao ponto de colocar um segurança na cola deles o tempo inteiro. Mas como dois adolescentes atrevidos que são, ambos arranjam sempre um tempinho para ficarem juntos. 

O livro é cheio de personagens secundários, o que me deixou por vários momentos bem perdida. Todos eles eram amigos demais uns dos outros. Acho isso bem bacana e super a cara dos adolescentes, eles se acham invencíveis e amigos até das nuvens do céu. Eles tem o próprio mundo utópico e que ninguém pode se meter. 

Os amigos de Mel e Thiago ajuda como pode para marcar encontros e fazer com que os dois fiquem juntos. O mesmo serve para o irmão "mais do que maravilhoso" da Mel. Nunca conheci um adolescentes de quinze anos que fosse tão legal com a irmã mais velha. E acima disso, que fosse tão cabeça. 

Em muitos momentos você percebe que a escritora tem uma idade próxima dos personagens. Acho que a Bárbara ainda era jovem quando escreveu esse livro. O livro exala coisas jovens. Gente jovem. Comportamentos jovens. Isso pode incomodar um pouco um adulto, como foi o caso comigo. 

Acho que sempre fui uma pessoa sonhadora quando nova, e talvez esse livro tivesse me conquistado por completo nessa fase da minha juventude. Mas hoje em dia acho certas coisas exageradas e me vi revirando os olhos em muitas passagens do livro. A quantidade de vezes que você vê Thiago se declarar para Mel e ela para ele, chega a ser sufocante. Para mim isso não funcionou, mas para minha vizinha de dezessete anos talvez isso funcionasse. 

Quando eu estava super entediada com a leitura, a autora dá um "tcham" na história, e isso me pegou de surpresa e me deixou bastante feliz. 
Depois disso vi uns comportamentos estranhos e doidos por parte de Mel, e comecei a me apegar ao Thiago. 

Eu sou o tipo de pessoa que acha que quase tudo no mundo se revolve com uma boa conversa. Ver a personagem encontrar subterfúgios para fugir disso foi um saco para mim! E pior, quando o desfecho da história acontece, as coisas parecem ser resolvidas de uma forma simples demais, como se o mais importante naquilo tudo fosse o amor do casal, e na verdade não era.  


Acredito que tenha sido o romance de estreia da autora, e como toda estreia, ela ainda é cheia de furos. Mas acho que Bárbara tem muito potencial para crescer. Alguns diálogos eram fantásticos e ela tem uma narrativa bem leve. 

EU não curti muito a leitura, mas eu recomendo bastante para um público mais jovem.