Resenha de "Amaldiçoadas" (Jessica Spotswood)






Sinopse: Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente.
Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções.
Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo?
Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.

Amaldiçoadas é a continuação de Enfeitiçadas, que vocês podem conferir a resenha AQUI. Peguei o livro de forma ansiosa, porque todo mundo sabe como a autora destruiu meu coração com o final do livro anterior. E posso dizer que ela não fez diferente nesse. Na verdade percebo que Spotswood segue uma linha de raciocínio que é muito interessante e singular nos volumes dessa série. 

Como é o segundo livro, eu não vou me focar em falar o que exatamente acontece nele, além do fato de que Cate está em um lugar diferente, vivendo uma situação diferente e tendo que se adaptar a uma nova vida e muitas responsabilidades que ela não contava antes. Também sabemos que tudo o que acontece desde o final do livro anterior, é por conta de uma profecia muito da complicada que jogou a garota fora da normalidade que ela tanto desejava, em prol de proteger as irmãs e Finn de uma situação caótica, tomando tal situação para si mesma e se colocando em um perigo constante por aprender mais como se usa a magia que tem. 

No primeiro livro percebemos muito da ambientação que a autora cria para o leitor. Somos apresentadas a Cate, Maura e Tess, e todo o mundo mágico que gira ao redor dessas bruxas. Como moram em uma cidade pequena, mas muito rígida quanto a bruxaria, elas aprenderam a esconder seus poderes desde cedo.  Então o negócio é bem mais introspectivo e pessoal em relação a elas. 

Já em Amaldiçoadas, a autora eleva a história para um grau mais social. Mostra as revoltas que acontecem contra os Irmãos nas cidades grandes, e como eles respondem -maldosamente - a isso. Leva as bruxas para situaçãos onde elas podem ganhar um status maior e menos temeroso dentro das cidades. Como todo mundo aprendeu a ter medo de bruxas desde cedo, é comum pais denunciarem até as próprias filhas, e isso acaba levando as garotas para hospícios. É como se nesse livro em específico a autora levantasse a ideia de que uma bruxa pode também ter o papel inverso do que eles acreditam, e o motivo de terror para muitos, torna-se salvação para outros. É meio complicado colocando assim, mas foquem em uma coisa: Aqui o lance é social, e a autora não se preocupada tanto com o pessoal delas, mesmo que ele pese nesse livro de forma perigosa. 

Deixa eu contar, eu gostava de Maura no livro anterior. Achava a menina incompreendida, mas impetuosa. Todo o meu amor por Maura foi para o ralo com o final desse livro. Ela é mesquinha, egoísta e dá vontade de bater com a cabeça dela na parede. Que ódio eu tive! E se eu, aqui do lado de fora, tive ódio dela, quem dirá o pessoal lá de dentro. 

A questão da profecia é fortemente abordada, e dessa vez com um grau maior de conhecimento sobre ela, mas não o suficiente para nos tirar do escuro quanto ao "como acontece a bagaceira". Pessoalmente estou bem curiosa pelo terceiro volume. Exijo saber como diabos a autora vai resolver as coisas que deixou pendente. 

Quanto a Finn... valei-me senhor! Quero colocar esse cara no colo e encher de beijinhos! Ele é incrível!!! Adoro esses mocinhos meio nerds que parecem deslocados em tudo, mas se encaixam  em qualquer lugar justamente por isso. E o que a autora faz com esse cara... Argh! Preciso da continuação para ontem!

Deixo a dica para vocês. Uma história sobre bruxas, que começa meio lenta, mas ganha um cunho social bacana nesse volume.