Resenha de "Twittando o Amor" (Teresa Medeiros)





Sinopse: O Twitter é uma festa que nunca termina onde todo mundo fala ao mesmo tempo e ninguém diz nada... Abigail Donovan é uma escritora de sucesso. Ela quase ganhou o prêmio Pulitzer e até foi elogiada no programa da Oprah. Então, por que ela passa os dias e noites escondida no chiquérrimo condomínio onde mora, na companhia de seus dois gatos, sem conseguir escrever? Quando o seu editor a obriga a entrar no mundo das redes sociais para expandir seus horizontes, Abby imagina que vai ser obrigada a conversar com adolescentes que teclam escondido do porão de casa. Mas ela acaba conhecendo Mark Baynard, um professor britânico sexy, bem-humorado e inteligente que está viajando pelo mundo em busca de aventura. Abby tenta resistir ao seu charme, enquanto Mark começa a quebrar a resistência dela aos pouquinhos... Inclusive a resistência a se comunicar por meio de mensagens curtas. Agora que Abby voltou a escrever e a viver , ela descobre que Mark guarda um segredo que poderá mudar para sempre a vida dos dois.

Sabe aquele tipo de livro que você lê super despretensiosamente e ele acaba te pegando de surpresa de um modo positivo? Foi o que aconteceu com Twittando o amor. Ele veio com uma capa fofinha e uma proposta leve, e acabei pegando porque precisava de algo rápido naquele momento. Mas ele não era tão leve assim, e passei perto de fechar e deixar para outro momento. Só que estava rendida a Abby e Mark. Ai já viu, não é? Tive que continuar, e não me arrependo. 

O livo começa com uma pegada de chick-lit muito bacana. Uma autora que fez muito sucesso com seu último livro, e que não está conseguindo escrever mais nada desde então. Está sendo pressionada pela editora e começa a ficar em pânico cada vez que senta na frente do computador e nada sai. 

É sua agente editorial que dá a ideia para ela interagir em redes sociais, na intenção de se comunicar com seus leitores antigos e pegar a confiança deles de volta, e quem sabe assim conseguir escrever novamente. A amiga cria uma conta no Twitter para ela, e é assim que a história se desenrola. 

Abby não acredita muito que esse plano da agente vá funcionar, mas acaba postando uma frase qualquer na rede social, e recebe uma resposta de um outro internauta. Conhece Mark desse modo, e o que deveria ser algo descomplicado, começa a ficar complicado quando ela se vê dependente das horas em que ele aparece para se sentir viva. 

Ai gente, eu ri muito no começo desse livro. Tanto pela situação super constrangedora que Abby se enfia, quanto com Mark ensinando ela a usar o Twitter. Eles tem um feedback incrível nas conversas, e é impressionante como eles parecem combinar simplesmente com frases de 140 caracteres. A autora soube desenvolver isso de um modo muito interessante e gostoso, mesmo que eu tenha me perdido com alguns termos relacionados a filmes e séries das quais nunca ouvi falar. (Ela faz MUITA referência a filmes e séries).

As cenas descritivas são puramente de passagem. A maioria do livro é em forma de tweet, o que o torna rápido e nem um pouco cansativo. O único momento em que parei a leitura foi quando a autora jogou uma certa bomba lá perto do fim, o que destruiu meu coração. 

Então vemos uma mudança tremenda do leve começo, para o final impressionantemente perturbador e angustiante. E mesmo que a sensação seja a de que tudo vai acabar bem, é o meio do caminho que desconhecemos e nos preocupamos. É sempre o meio da vida que é perigosa. Aquela parte dela em que não dá para trilhar sozinho, e que qualquer coisa em relação aos outros nos afeta diretamente. 

É um livro pequeno e você certamente vai ler numa sentada. Começa bem engraçado, passa a ser complicado e tem um final bonito. Nada que vá mudar sua vida, mas vai te deixar com uma melancolia passageira e pensativa.