Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos {Filme}


                     "Poderia ter sido pior..."


Sinopse: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.








Primeiro eu tenho que dizer... Que diabos de sinopse foi essa que criaram? Está parecendo que a história é sobre um romance, e não é. Aff!! Essas sinopses estragam a vida dos fãs da saga!

Olha, eu realmente esperava bem pouco desse filme. 
Não gostei do elenco escolhido e esse Jace foi simplesmente um chute na cara de quem gosta dessa série. O resto do elenco não era ruim visualmente, mas no filme alguns deles se comportaram de modo diferente do que me lembrava deles no livro, principalmente Isabelle. Ai, galera, ela era uma chata de galocha no livro e ficou tão bacana no filme que me deixou com dor na consciência. Já o irmão dela é antipático dentro e fora do livro!

Clary até que não tava ruim não. Acho a atriz linda e ela combinou bem no papel. E tirando aquelas cenas que ela não tem expressão alguma (sério, ela não é a melhor atriz do mundo) ela até que ficou bem em roupa de caçadora (What?). Simon foi o menos ruim pra mim. O ator é engraçado na medida que o personagem pede.


Claro que sabemos que nas adaptações muita coisa é cortada em relação ao livro. Sabemos que isso é necessário e não se pode fazer muita coisa em relação a essa problemática. O filme tem seus cortes e seus pulos e suas mudanças de ordem de acontecimentos, mas no geral eu gostei da montagem do roteiro. Consegui entender o filme com essa nova ordem cronológica de acontecimentos numa boa. As cenas de ação estão legais, a fotografia de cena é bacana, e a direção de arte não é das piores. 

Sabe qual o problema do filme? Ele ficou parecendo um clichê adolescente sobre seres irreais com um triângulo amoroso bem fraco no meio. O roteiro tentou justificar de um modo que a história ficasse ao menos divertida. Poxa vida, aquela maravilha de livro foi transformada em uma comédia para justificar seres do submundo num mundo real? Caramba! Péssima escolha! Era melhor ter deixado só em livro mesmo. 

Acredito que o cinema anda descobrindo esse estilo de literatura e percebendo que o negócio vende. O problema é quando eles fazem merda e daí as pessoas julgam o livro pelo filme. 
Então para você que não leu, acredite quando digo que o livro é ótimo! Mas o filme não é dos melhores. Se os diretores resolvessem fazer uma versão da adaptação, acho que as coisas funcionariam melhores. 

Mas não foi o que foi feito, e no mais, temos um filme tão fraco quanto Dezesseis Luas. Mas aqui estamos falando de Cidade dos Ossos, e ele merecia um roteiro do caramba! Cara, até eu teria feito um roteiro melhor.

As falas são superficiais e muito forçadas, tirando aquelas com um leve tom de comédia. E a velocidade com a qual as cenas são feitas é um grande prejudicial do filme como um todo. Não se mostra coisas cruciais para prender um amante de cinema a uma história que ele não conhecia.


Apesar de uma fantasia, o livro é tenso e senti falta dessa tensão no filme. Tudo parece acontecer rápido demais e sem dar espaço para muito o que pensar, e o legal dessa história é ir descobrindo as coisas aos poucos. Mas são ossos do ofício em se trabalhar numa adaptação, a velocidade dos acontecimentos tem que ser maior.

Outra coisa que me incomodou foi o foco que colocaram no romance. Fala sério, o livro fala disso, mas de uma forma tão leve que não dá pra ser sugado por isso, principalmente por conta daquele final. Mas ai voltamos ao fato de que é cinema, e no cinema romance jovem vende, e muito!


É um filme sobre adolescentes e para adolescentes. 
Eles resolveram fazer o básico e em momento nenhum pensaram em incrementar a história com algo que agradasse os adultos também. Ficaram na mesmice de criar algo que atraísse um certo público, e foi uma baita burrada!

Acredito que para o público determinado o filme deva funcionar. Pra mim ele teve momentos importantes, mas nada que tenha feito com que eu ganhasse o dia.