Resenha de "Azul da Cor do Mar" (Marina Carvalho)

"Quero mais!!"

Sinopse: ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.


Sabe aqueles livros que você acaba de ler e faz... "Ain, que lindo!"  ?
Os livros que li da Marina são exatamente assim, sem tirar nem pôr. E logo eu que nunca me julguei uma romântica incorrigível, consigo aflorar esse lado sensível numa facilidade incrível com esses livros dela. E depois de ter lido Simplesmente Ana, achei que meu coração não poderia amar tanto um personagem masculino que ela criasse, isso até Bernardo aparecer com toda a sua arrogância, e jeito de menino mal. Xonei! 

O livro vai contar a história da Rafa, que é uma estudante de jornalismo que acaba de conseguir um estágio no melhor jornal da cidade de onde ela mora, para trabalhar com jornalismo investigativo. Só que o chefe a coloca na cola de um outro repórter mais experiente, que não está nem um pouco afim de ser babá da garota. Percebe-se que de início as coisas começam a desandar, não é?  Pois é! 

Só que o livro não começa exatamente por ai, e sim alguns anos atrás, quando Rafa é pequena e está passando férias na casa de praia da família. É lá que ela conhece o menino da mochila xadrez, e se encanta pelo garoto, que nem sabe o nome. Exato! Conhecer é só uma forma de expressão, já que Rafa nunca se apresentou para ele. 

Voltando ao presente...
Enfim, o básico que vocês precisam entender do enredo é isso.  Uma aspirante a jornalista, muito da desastrada, que vai trabalhar com o cara mais imbecil do mundo. Eles passam o tempo brigando ou... brigando. rsrs

Sabe que outro livro esse me lembrou? Um amor de detetive, da autora Sarah Mason. A questão da briga constante dos personagens e da completa incapacidade de fazer um gesto sem transforma-lo em um acidente por parte da protagonista. Lembra muito! E acho que exatamente por isso eu amei completamente a história! Adoro essas coisas de investigação quando tem um casal impossível e lindo no meio!!

Rafa é uma personagem pra cima, otimista e muito concentrada quando ela quer alguma coisa. É uma das melhores alunas da sala justamente por seu esforço. A única filha mulher, e ainda por cima caçula, de uma família de quatro irmãos. Mas poderíamos pensar que a menina é mimada, não é? Nada disso! Ela é pau pra toda obra, e ainda tem um talento incrível e visível para o jornalismo. 

Contudo o que falta em Rafa, que é trabalho de campo e coragem de meter as caras em situações aparentemente vergonhosas, sobra e muito em Bernardo, seu parceiro. Ele é durão e muito chato, e talvez seja uma qualidade que ajuda no trabalho que eles exercem. Precisamos dizer também por aqui o quanto o cara é lindo de morrer? Não, né?! 

De início bate a inimizade neles, inclusive de Rafa criar apelidos que nunca vi na vida para identificar o cara, de tão mala que ela acha que ele é. E como só acompanhamos o ponto de vista dela -  o que me dá nos nervos em livros de romance -  não sabemos nada do que se passa na cabeça do carinha lindo e antipático. 

Claro que quando a gente lê a sinopse já sabe o que vai acontecer na história. Mas acredito que isso seja toda a graça desse romance. Eu adoro a forma com a qual Marina conduz a trama de seus livros, de um jeito leve e delicioso. As meninas mais jovens podem se jogar em Azul da Cor do Mar com vontade, já que Marina também pensa nesse público quando está escrevendo e cria protagonistas pra lá de simpáticas e com uma pitada leve de ingenuidade. 

O fim do livro é uma gracinha! De fazer suspirar. 
Tive vontade de esganar Bernardo por conta de algumas atitudes dele, mas no fim das contas, ele só me deu alegrias e risos. E Rafa é uma linda! Cega por tempo demais, mas uma linda!

Também posso falar da escrita sobre o jornalismo em si. Como Marina é jornalista por formação, teve muito o dedo do conhecimento dela nessa história, o que deixou o enredo muito rico em detalhes sobre a profissão. Tudo bem que um escritor tem que ser também um investigador acima de tudo, mas facilita bastante a vida quando ele já conhece sobre o que vai ser tratado. Gosto disso! Adoraria escrever sobre bibliotecárias. rsrs

A diagramação da Novo Conceito nesse livro está belíssima! Gamei nos desenhos lindos e irreverentes que encontramos a todo momento durante todo o livro.

Enfim, se você curte romances, tenho certeza de que vai se encantar por essa história. Eu me encantei. Mas também... não sei de muita coisa que a Marina faça que eu não babe.