Resenha de "Esta é uma história de amor" (Jessica Thompson)

"Brilhante! Não consegui largar"

Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou super parecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.


Ah, vou logo dizendo que este livro foi uma surpresa para mim. Assim, claro que li a sinopse e gostei bastante, cheguei até pensar: oquei, vou ler esse livro só por que estou precisando de uma coisa romântica na minha vida, além do mais é só uma estória dentre outras mil. E quer saber do que mais?!...


ESTÁ É UMA HISTÓRIA DE AMOR narra à vida de duas pessoas que se amam desde o primeiro instante, mas não são destinadas a ficarem juntas. Pronto, sentiu o drama? Conseguiu se vê dentro da coisa? Bem, bem.  Sienna (não é o carro, gente) acabou de ser integrada ao time de uma editora de grande potencial. Ela é a garota divertida, espirituosa e bastante sonhadora no quesito arranjar o cara ideal para si, apesar de quase sempre achar que ela não está destinada para esse tipo de coisa. Já Nick é o cara que está com 27 anos, levou um pé na bunda e, Jesus: SOLTEIRO. É quase que uma tortura um cara está solteiro aos 27 anos! Apesar de tudo, Nick é um cara legal, brincalhão e design da editora a qual Sienna foi admitida, mesmo que eles não saibam até então, já que Nick recentemente chegou de uma viagem a qual não lembro o nome agora (risos). 


E é assim. A garota conhece o cara no trem. Eles se olham. Rola o tal sentimento. Ele olha de novo pra ela e ri, ela olha para ele e fica envergonhada. Depois cada um vai para um lado e o destino se encarrega de fazer o resto. E em meio a uma Sienna a espera do amor de sua vida e um Nick na crise pré-trinta-anos, eles acabam que ficando amigos, e dessa amizade nasce uma coisa que sempre esteve lá: amor. A questão é que nenhum tem a coragem de dizer um pro outro que está afim, que o/a ama por medo de não serem bons o suficiente um para o outro e coisa e tal. Enfim, ambos acabam tomando caminhos diferentes e os anos passam, passam, passam e a aflição aumenta e quando vamos ver já estamos tão mergulhados na estória que é impossível largar. 


Sério, adorei a narrativa do começo ao fim, o que é uma raridade. Gostei de todo o dramalhão seguido por algumas doses de risos que a autora proporciona, até por que quem nunca viveu o que Nick e Sienna vivem neste livro?, aquele amor platônico idealizado. Conto, ou não conto? Será que ela ta afim? E se ele me der um fora? [...] E esse medo faz com que tudo desande. Pontos para a autora que consegue a faceta de nos prender no livro inteiro a espera da grande revelação. Acontece tanta coisa, tanta suposição que a gente até esquece que isso é um livro e não a vida real, baby. 


Fãs do digníssimo David Nicholls (sim, o escritor de Um Dia – Em e Dex, Dex e Em) vocês vão amar esse livro (Londres sua linda!), afinal acaba que seguindo a mesma estratégia só que com mais humor, entende? Não façam careta!, não é nem de longe um copia barata, é diferente, posso até colar um selo Friboi de tão bom!


Então pessoas, se você curtem o gênero ou querem se aventurar em um romance legal de verdade (minha gente, vamos esquecer a “erógenicidade” este fim de semana), ESTÁ É UMA HISTÓRIA DE AMOR é com certeza o que você está precisando. A Thompson conseguiu de uma maneira mágica inserir todos os medos de uma pessoa que está entrando nesse mundo adulto e repleto de altos e baixo de uma maneira leve e que com certeza vai te fazer ficar pensando na estória mesmo depois que tiver terminado o livro!