Resenha de "Desde o primeiro instante" (Mhairi McFarlane)

"Leve, divertido e inteligente!"

Sinopse: Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante... O problema é que Ben está casado, “fora do mercado”, como se costuma dizer. Ok, hora de partir para outra. Rachel não é nenhuma mocinha ingênua, dessas que se deixam levar pela emoção. O fato de Ben ser lindo, educado, engraçado, nobre e fiel não é suficiente para tirar Rachel do seu eixo. Claro que não. Na verdade, ele é O Companheiro Perfeito. Pena que seja tão fiel! Apaixonar-se pelo melhor amigo é o sentimento mais gostoso do mundo, mas também é assustador.


Passei dias e dias enamorando esse livro com medo dele ser uma versão barata de “O noivo da minha melhor amiga”... Até que eu o peguei e disse: vamos ler só um pouquinho para ver se presta, e... What the hell is this book?!


DESDE O PRIMEIRO INSTANTE narra a vida de Rachel, a sádica jornalista que trabalha cobrindo notícias diárias em um tribunal. Para começo de conversa ela está noiva de Ryhs, desde o principio – para mim – um canalha fiel, uma vez que ele não consegue enxergar nada além do seu umbigo e bem, a sua banda, uma vez que ele é cantor – o cantor mais broxante de toda a literatura. Rachel tem como amigos e confidentes: Maya, Caroline e Ivor, que modéstia parte nos brinda com as melhores partes do livro. Eles são amigos da Rachel desde os tempos da faculdade e juro, é uma amizade invejável – mesmo!


Verdade seja dita, o relacionamento de Rachel e Ryhs não vai nada bem, tanto que a nossa garota resolve, depois de uma lavação de roupa suja, acabar com o relacionamento de uma vez por todas as vésperas do casamento. 


Agora Rachel é uma mulher na casa dos 30 e solteira. É o fim da picada! Quer dizer, de uma hora para outra ela recebe noticias sobre o Ben, seu amigo lindo e inteligente dos tempos da faculdade... Por que não dizer seu ex melhor amigo? Depois de anos sem se falar e totalmente curiosa sobre o que aconteceu com o Ben – já que o passado deixou pontas soltas na historia dos dois – ela vai atrás dele, afinal muita coisa pode acontecer em 10 anos né? Eu disse 10 anos sem nenhum contato! É pra morrer afogado honey


Quando Rachel reencontra Ben, qual a surpresa? Ele está casado com a Olivia, uma personagem sem chances de merecer o amor do leitor, não que ela seja antipática... – por que será? – É claro que o Ben estaria casado! Caras inteligentes e bonitos não costumam ficar solteiros por muito tempo, segundo a Rachel. Fim da linha. 


Através de Ben, conforme a amizade deles vai sendo reconstruída, Rachel conhece Simon, um advogado que oferece uma matéria bombástica a Rachel que claro, aceita. As coisas parecem ir de vento e poupa para Rachel que no fim – ou pelo menos desde o principio – sempre nutriu um sentimento além em relação ao Ben. Ainda no meio disso tem a Zoe e Gretton, que trabalham com a Rachel no tribunal e se tornam a outra ponta responsável pela nossa diversão. Ou seja, esse livro é diversão garantida!


Enfim, o problema é: como Rachel vai resolver a sua questão com Ben? É obvio que ela nunca esqueceu esse cara, mas puta merda, ele é casado e ela não é uma destruidora de lares, correto? (E essa dúvida move o livro até percebemos que acabou).


Não é um livro fugaz. A história apesar de parecer clichê é muito bem escrita, é repleto de confusões e problemas. Adorei o Simon e suas piadas inteligentes! (Risos). O Ben é o Ben né?, bastante ético, o que só confunde a nossa cabeça sobre ele ficar ou não com a Rachel. Ah, o livro é narrado em passado (tempos da faculdade) e presente, o que nos ajuda a entender sobre o que aconteceu com Ben e Rachel (o que foi bastante inteligente sem ser chato). Gente, fiquei o tempo todo me perguntando: por que quando o assunto é livro a gente fica doido para o cara trair a esposa e ficar com a amante-legal-inteligente-sexy-fofa-protagonista, quando na vida real é tão diferente? E bem, talvez tudo seja questão de ponto de vista. 

Então é isso, leiam essa historia incrível, a escrita da autora é apaixonante, e juro que no fim das contas, quando fecharem o livro, vocês sentirão que sim, não há rancor em relação a nenhum personagem, apesar de parecer, não é uma historia de traição e sim de desencontros do destino. Vocês irão amar, palavra de escoteiro!