[TOP 10] Amizade literária



Gente, não tenho como negar, eu sou do tipo que babo numa amizade bem construída num livro. Acho mais lindo uma amizade consistente do que uma grande paixão.
Claro que na maioria das vezes o amor entre homem e mulher começa, de algum modo, com uma amizade, e é ai é que a mágica do escritor começa a tomar forma.
As vezes uma grande amizade começa com uma briga, e as vezes ela simplesmente sempre existiu, só que nunca foi enxergada. E as vezes é tão fácil estar ao lado de um amigo, que nem percebemos em que momento começamos a gostar de permanecer perto, só que sabemos que não dá mais para viver sem ele.
E quando encontro um livro onde o autor consegue por uma humanidade incrível a uma amizade, então eu me derreto inteira. Óbvio que isso depende bastante de como o autor desenvolve sua narrativa, mas tem uma pitada de algo que sobrepõe as páginas dos livros. Como se os personagens respirassem sozinhos e tomassem decisões sem precisar de um narrador para isso.
Foi pensando em algo assim que resolvi trazer essa postagem contando quais as dez amizades que mais apreciou nos livros. Logicamente que deixei de lado alguns da minha infância, mas como a maioria é bem conhecido - por ser clássico infantil - então foquei mais nos modernos e nos inesquecíveis.



Gansey, Adam, Ronan e Noah
Livro: Garotos Corvos. Autor: Maggie Stiefvater

Eis os meus amados Garotos Corvos. 
Sempre comento que meu amor por essa série de Maggie começou por conta do relacionamento desses quatro. Eles são tão maravilhosos juntos que dá agonia. 
Gansey é tipo um lider perfeito e pirado. Sempre impulsivo e pronto para fazer qualquer maluquice pelos planos dele. É o meu xodó! 
Adam é o estudioso e que realmente precisa manter a bolsa para continuar estudando na escola de ricos dos Garotos Corvos. Inteligente e disposto, nunca deixa Gansey na mão. 
Ronan é perigoso, e não consigo pensar em outra palavra para ele. Tem horas que acho que ele quer matar alguém, e tem horas que penso que ele é capaz de construir um labirinto de flores por algo que acredita.
Noah é... uma surpresa. Ele é o quieto que está sempre escondido pelos cantos e que diz as melhores coisas quando o clima anda tenso. E não tem nada de menino frágil nesse cara. Ele é simplesmente o mais forte de todos. 
O que gosto nesse relacionamento é a confiança que tem uns nos outros. Qualquer um dos quatro pulariam de uma ponte se fosse para salvar o outro. Eles se completam e se interligam como a própria linha mágica que buscam no livro inteiro. 
Se não conhecem esses quatro, eis a hora perfeita de conhecer.


Todd e Viola
Livro: O Motivo. Autor:: Patrick Ness

Essa é uma das amizades mais maduras e poéticas que lembro ter lido na minha vida.
Tive três volumes da série Mundo em Caos para me acostumar com o tipo de amizade que Todd e Viola tinham, e ainda hoje acredito que não consigo transmitir metade do que ela significou para mim enquanto leitora. 
É visceral o tanto que os dois se amam, e quando a gente coloca uma distopia sci-fi no meio, então é que a necessidade de cuidar do outro aflora. Sem contar que ambos são adolescentes e deveriam se permitir ter um pouco disso, mas nada é fácil para eles. São fortes pra caramba e tem uma postura de liderança persistente, individual e necessária. 
Você sente o quanto são importantes um para o outro, e embora tenha um cunho romântico no fundo, você percebe que transcende apenas isso. 
Duas pessoas que se encontraram por acaso, mas foi por necessidade que permaneceram na vida um do outro. 


Harry, Rony e Hermione
Livro: Harry Potter(...). Autor: J. K. Rowling

Esses aqui meio que dispensam apresentação, não é?
Conheci os três quando ainda não tinha noção do tanto que iria amar Harry Potter, e quando me vi apaixonada pela série, já sentia uma necessidade desconcertante e diária de ler um pouco da falta de tato de Rony, da maestria de Hermione e da persistência de Harry. 
Nunca achei que três pessoas que eram tão diferentes, poderiam ter uma amizade como a deles. E sempre pensei que eram perfeitos juntos, isso até o final de O Enigma do Príncipe, quando passei a acreditar que eles eram mais do que isso. Provavelmente faziam parte de uma profecia perdida que dizia que eles tinham que permanecer unidos para tudo dar certo. 
Alguém discorda do quanto são incríveis juntos? 


Merry e Pippin
Livro: O Senhor dos Anéis. Autor: J. R. R. Tolkien

Certamente a mais engraçada delas, e que sempre enche meu peito de felicidade apenas por existir.
Quem não conhece Merry e Pippin dos livros, é possível que conheça na telona. Eles já são fantásticos no cinema, e no livro é só um tempero extra da genialidade de Tolkien a criar os laços de amizade desses dois. 
Merry e Pippin são primos de alguns graus de distância, como a grande maioria dos Hobbits. Alguém sempre vai ter algum grau de parentesco com outro. Mas no caso deles essa ligação familiar é maior do que apenas consanguíneo. A amizade deles é um laço constante que ultrapassa o limite do perigo e do certo. 
Pippin sempre tende a fazer mais besteira de que Merry, provavelmente do que qualquer outro Hobbit do planeta, mas Merry está indiscutivelmente com o primo para receber o castigo de suas travessuras. E quando o negócio é falar sério, vocês não terão mais lealdade de ninguém como terá a deles. 


Carter e Sadie
Livro: A Pirâmide Vermelha. Autor: Rick Riordan

Os irmãos Kane são pra lá de comuns quando o negócio é relacionamento de irmãos.
Sim, eles brigam pra caramba, e pelos motivos mais malucos imagináveis. E tudo bem que ta vida deles é maluca como um todo, né? Afinal de contas, estão rodeados de deuses egípcios e monstros mitológicos, e são apenas adolescentes! 
Talvez o lance das brigas entre os irmãos seja a coisa "normal" da história, o que torna-os perfeitos juntos. Quando precisam se proteger, eles o fazem; e quando precisam xingar o outro por ter tomado uma atitude ridícula, eles são maravilhosos para isso. Na verdade, eles são bem engraçados quando estão se alfinetando. 
É o tipo de relacionamento de irmãos onde eles sempre dizem que se odeiam, mas que enfrentariam os piores deuses egípcios para não permitir que o outro enfrente algum perigo. Não sabem dizer que amam, mas provam isso de várias maneiras. 


Charlie, Sam e Patrick
Livro: As Vantagens de ser Invisível. Autor: Stephen Chbosky

As Vantagens de ser Invisível foi o melhor livro que li em 2012, e bem provavelmente muito disso diz respeito a amizade desses três. 
Charlie é um menino com problemas, e talvez quem lê não entenda metade dos seus problemas, mas eles existem e incomoda quem está observando a história de longe, como eu e você. 
Quando ele conhece Sam e Patrick, a vida dele começa a ganhar um grau de importância que ele nem sabia que poderia ter. Era como se tudo fosse linear até esses dois, e depois deles a vida parecesse com um pulo as cegas na beira de um precipício. 
Charlie faria - e fez - coisas enormes por Sam e por Patrick. As vezes conscientemente e as vezes sem noção de que estava fazendo algo legal. O bom dessa história é que os comportamentos de amor dentro da amizade são sutis e poderosos. Eu sou uma pessoa que curte a sutileza, portanto me apaixonei ao extremo pela delicadeza com a qual essa amizade é construída e mantida, apesar das dificuldades. 


Chon, Bem e O.
Livro: Selvagens. Autor: Don Winslow

Essa é uma amizade estranha e fodida - de todas as formas com as quais você possa interpretar essa palavra.
Aqui não tem poesia, delicadeza ou sutileza. O negócio é tão bruto que as vezes é necessário avaliar com cuidado se o que esses três tem é amor de amigo, ou alguma merda de obsessão um pelo outro. 
Depois de ler o livro fiquei analisando com calma, e cheguei a conclusão de que realmente não importa o que o mundo pensa deles, mas como esse trio me fez sentir com o tempo. E pode até ser louco da minha parte de dizer isso, mas realmente me sentiria amada se tivesse um Ben e Chon que fizessem metade das coisas que esses dois fazem por O., além de um pelo outro. 
Agora já vou avisando, prepare o estômago e a moralidade porque esse livro - e essa amizade - requer uma dose extra de adrenalina e mente aberta para lidar com a quantidade de drogas, álcool, tiros e sexo. 


Gus e Hazel
 Livro: A culpa é das estrelas. Autor: John Green

Uma amizade que me deixa deprimida, essa é a de Gus e Hazel. E não é porque ela é ruim ou nada disso, pelo contrário. Ela é tão fodidamente bonita que meu coração aperta justamente pelo grau de beleza contido em algo tão cruel, como a linha fina entre a morte e a vida. 
Essa é a amizade das dez que mais tem um cunho romântico, e vocês sabem que uma dessas tem que me convencer de verdade para aparecer por aqui, e essa convenceu. 
Apesar do amor que surge entre ambos, o negócio começa de fato com uma amizade singela e bonita, que os une através desse lado "cruel" que citei acima. Eu adoro a forma como começam a se relacionar, e fico louca de desespero por pensar que coisas como essas são raras e perfeitas, ainda que em ambientes complicados. 
Então quando o negócio entre eles começa a ficar sério, na verdade você entende que ele sempre foi sério. Que sempre quiseram ser heróis um do outro, mesmo não tendo capacidade alguma para isso, e fazendo de qualquer jeito. 
É uma história de amor? Sim, mas sobretudo uma história de como a amizade resiste acima disso tudo. 


Will e Jem
Livro: Anjo Mecânico. Autor: Cassandra Clare. 

Conheci Jem e Will quando já estava na composição do meu livro. Posso dizer que ler sobre esses dois foi o grande divisor entre os rumos que eu tomaria na história. Depois deles comecei a enxergar a amizade de dois caras de um jeito grandioso e corajoso, e capaz de qualquer sacrífico do mundo em prol do outro. 
Não é bem uma novidade para mim, esse tipo de amor, mas conviver com as condições de Jem, e conhecer Will me tornou extremamente sensível a situação em que eles se inserem. 
Will é bruto e atrevido. Não tem papas na língua e se mete em todas em enrascadas do mundo só porque ele acha que pode fazer isso. O único motivo de ainda não ter se matado de vez com suas loucuras é Jem, que precisa dele para ficar bem. Will acha que jamais se perdoaria em não estar para Jem quando esse precisasse. 
Jem é... Jem (suspiros). Ele é incrível, delicado, lírico e perfeito. 
Amo tanto esses dois, que de fato não sei quem escolheria se tivesse que me colocar numa balança por eles. É como se um fosse a força, e o outro a leveza. O equilíbrio perfeito dessa amizade. 


Sam e Frodo
Livro: O Senhor dos Anéis. Autor: J. R. R. Tolkien

Sim, mais um amizade criada por Tolkien brotando por aqui. Não tenho culpa se o cara é tão foda criando relacionamento entre as pessoas como é criando línguas.
Essa é minha amizade predileta. De todos os sentidos, e de qualquer maneira de visualizar. 
Lembro que houve um tempo que o pessoal dizia que Sam e Frodo possuíam um relacionamento homossexual. Imagino se quem criou isso não foi um cara recalcado qualquer que jamais soube dizer que amava um amigo por medo de ser chamado de gay. Se ele nunca teve alguém que daria a vida por ele, sem ser alguém da família.  
Frodo e Sam tem uma amizade longe de qualquer interesse. É um Hobbit de uma família com dinheiro, e seu jardineiro, que são colocados numa estrada solitária e perigosa em busca de um bem maior, e que descobrem que o bem maior tem que partir deles primeiro. 
Na adaptação para cinema temos aquela cena - PERFEITA - de Sam dizendo que se não dá para carregar o anel, então ele vai carregar o amigo. E, nossa, como eu chorei com aquilo. Como achei sincero e digno. Como Sam é cheio de vida até quando está perto de coisas ruins. Esses dois se comunicam com o olhar. Eles se amam sem necessitar de palavras. Eles respeitam as escolhas do outro acima de qualquer necessidade de estar perto, ou egoísmo de querer perto. 
A amizade de Frodo e Sam é invejável. 

Bem. gente, eis as minhas dez amizades literárias amadas. Agora quero saber quais as de vocês.