Resenha de "Entre Nós - Pelos olhos de Donovan" (Catia Mourão)

Título: Ente Nós - Pelos olhos de Donovan
Autor: Catia Mourão
Editora: Ler Editorial (Cedido em parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Pelos olhos de Donovan - Durante a leitura de Entre Nós, várias vezes nos perguntamos coisas do tipo: “O que Donovan está fazendo agora?” ou “O que será que ele sentiu ao ouvir isso?”Finalmente a autora Catia Mourão nos oferece a chance de desvendar todos os mistérios que envolveram esse instigante personagem, durante os acontecimentos de Entre Nós.
"Passear pela mente de Donovan Hunter é uma experiência incrível! Tivemos uma boa amostra disso em Revelações. Mas nesse livro, cada página nos dá motivo para um novo suspiro. E nos trechos em que ele descreve suas conversas com Carlie então... Afinal, quem não gostaria de ser chamada de Princesa por esse lindo vampiro?"
Beatriz Soares - blog My littler metaphor
"Catia Mourão é uma dessas escritoras em ebulição. Poucos minutos com ela e a gente fica contagiado com sua alegria. Poucos autores dão vida a suas personagens como Catia. Donovan Hunter tem vida, não só quando Catia fala sobre ele, mas quando escreve. Então, mergulhem nesse universo criado pela escritora e se deliciem com uma trama que certamente fará emocionar."
Tammy Luciano é atriz, jornalista e autora dos livros Garota Replay, Claro Que Te Amo! e Sonhei Que Amava Você
"Misterioso, sexy e explosivo! É assim que Donovan Hunter se apresenta, no entanto, preparem-se para conhecer o mais profundo de sua alma, em uma narrativa envolvente e esclarecedora."
Mari Scott é autora de Híbrida e dos livros Insônia e Sonhos, da série Néfilins

Pelos olhos de Donovan é o primeiro livro que o Irreparável recebeu por sua parceria conquistada com a Ler Editorial. Uma editora que está começando agora no mercado, mas que já percebo o profissionalismo que tem com o autor nacional, o que me deixa extremamente feliz porque o negócio está difícil para os escritores daqui. 

Como dá para entender pelo título, esse é um livro com outro ponto de vista de uma história que já existe. O nome da série é "Mais Além da Escuridão", e o livro de onde esse se originou é Entre Nós, que a autora já havia lançado anteriormente. 

Eu não li a série original, mas deu para entender por cima, pelo o que li com o livro de Donovan, que é um personagem que aparece no primeiro como coadjuvante e o terceiro elemento de um triângulo amoroso composto de dois vampiros e um anjo caído. Sim, ele é um dos vampiros junto com Carlie. E reforçando o que disse, não sei bem quem é Donovan no primeiro livro porque não o li, então estou supondo pelo o que recebi de informação aqui. 

Então nesse volume nós acompanhamos a história do que acho que seja o primeiro, só que pelos olhos do Donovan. Uma viagem pela Europa, problemas com a política dos vampiros, o desejo por Carlie, o sumiço da mesma e o ciúme por um anjo que apareceu durante o tempo em que ele viajava. 

Eu acredito que para quem leu a série original, esse livro deva ser um deleite. Contudo eu me senti extremamente perdida na história. Não na linha de tempo dela, mas em relação ao envolvimento com os personagens. Não consegui me ligar nem com o Donovan, que é a voz principal desse livro. 

Entendia parte do que ele estava passando e fazia suposições do resto. Até aí tudo bem porque é um complemento daquilo o que a autora já havia feito anteriormente. Mas a falta de ligação emocional me incomodou um pouco. 

Já não sou chegada a livros de pontos de vista diferentes para a mesma história. Contudo como não li o primeiro, resolvi me arriscar nesse com a mente tranquila por isso. E daí percebi uma coisa que venho conversando com outros blogueiros recentemente em relação a mesmas histórias com outros POV's. 

Mesmo que uma história venha com um ponto de vista diferenciado de uma situação já existente, é muito difícil conquistar o leitor por um ponto de vista escrito depois. Se já leu a história anterior, beleza! Se não, dificilmente ele te pega porque o autor colocou tudo o que tinha de si naquele primeiro, e o segundo é só um reflexo do que já foi feito. Sacaram o drama?

Não acho que o problema tenha sido do livro em si. Acho que o problema foi porque não li os livros anteriores. E o que para muitas já era conhecido, para mim era tudo novo e estranho. Não me conectei com Donovan, e não culpo a escrita da Catia por isso. 

Dá para ler independente de qualquer outro. Eu li! Mas isso não significa que ele se torna legal sem entender o ponto de vista no qual a série foi escrita anteriormente. Hoje me sinto na necessidade de saber como ela é na série original, justamente porque acho que funcionaria melhor para mim lá do que funcionou aqui.

Quanto a parte estética do livro não tenho queixas. Apesar de não ter gostado muito da capa, a diagramação interna é ótima e de leitura rápida. As folhas são amareladas, o que facilita para os cegos, como eu, e as páginas tem margens agradáveis. O livro é fino e você lê em uma sentada.

Eis uma pedida para quem gosta de livros sobre vampiros. Lembrando que ele é um Spin Off de uma série já publicada. Recomendo lê-la antes de vir para os olhos agradáveis de Donovan.