Resenha de "Bruxa da Noite" (Nora Roberts)

Título: Bruxa da Noite
Autor: Nora Roberts
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: De uma das autoras mais queridas do mundo chega uma trilogia sobre a terra a que nos conectamos, a família que guardamos no coração e as pessoas que desejamos amar...Com pais indiferentes, Iona Sheehan cresceu ansiando por carinho e aceitação. Com a avó materna, descobriu onde encontrar as duas coisas: numa terra de florestas exuberantes, lagos deslumbrantes e lendas centenárias – a Irlanda.
Mais precisamente no Condado de Mayo, onde o sangue e a magia de seus ancestrais atravessam gerações – e onde seu destino a espera.Iona chega à Irlanda sem nada além das orientações da avó, um otimismo sem fim e um talento inato para lidar com cavalos. Perto do encantador castelo onde ficará hospedada por uma semana, encontra a casa de seus primos Branna e Connor O’Dwyer, que a recebem de braços abertos em sua vida e em seu lar.
Quando arruma emprego nos estábulos locais, Iona conhece o dono do lugar, Boyle McGrath. Uma mistura de caubói, pirata e cavaleiro tribal, ele reúne três de suas maiores fantasias num único pacote.
Iona logo percebe que ali pode construir seu lar e ter a vida que sempre quis, mesmo que isso implique se apaixonar perdidamente pelo chefe. Mas as coisas não são tão perfeitas quanto parecem. Um antigo demônio que há muitos séculos ronda a família de Iona precisa ser derrotado.
Agora parentes e amigos vão brigar uns com os outros – e uns pelos outros – para manter viva a chama da esperança e do amor.


Quando se trata de Nora Roberts, eu nunca espero muita coisa. Não por não gostar dos livros dela, mas porque eles são altamente lineares. Não sei se porque todos os que li são romances, mas é praticamente a mesma coisa, mudando apenas os protagonistas e as situações nas quais eles estão inseridos. 

Esse livro começa no século XVIII, com uma bruxa e seus três filhos tentando escapar de um mal que ronda a casa deles em busca do poder dela. Acontece uma determinada situação nessa época, e ela divide o poder para os três filhos, e todos os descendentes deles que virão com os anos. 

Disso nós pulamos para o século XXI, com a personagem principal dessa história que é a Iona, uma das descendentes da Bruxa da Noite, que também é uma bruxa, só que meio despreparada para o poder. Cresceu longe dessa parte da sua família, e de tudo o que fosse relacionado a magia e esoterismo. 

Ela acaba voltando para a Irlanda, numa busca de reconhecimento próprio. Acredita que seu lugar nunca foi ao lado dos pais ou no país onde morou praticamente a vida inteira. Então arruma as trouxas e se muda para perto dos primos Connor e Branna, que também são descendentes, e portanto bruxos. 

É com eles que Iona vai descobrir como usar seu poder, e também com eles que ela descobre que o mal que rondava a família séculos atrás, ainda está atrás do poder da bruxa. Eles precisam se unir para derrotar esse vilão, que meio que funciona como uma resolução profética de que aconteceu na família deles anteriormente. A magia é praticamente um protagonista a parte desse livro. 

Claro que temos um romance no meio, e ele vem na figura de Boyle, que se torna seu patrão nos estábulos. Uma coisa importante para saber sobre Iona é que ela é completamente apaixonada por cavalos, e que seu poder permite que ela saiba o que esses animais estão sentindo. Como se conversasse com eles, e isso também tem muito do que aconteceu no começo da história. 

O enredo é de um romance simples, mas mesclado com essa pitada gostosa da magia que existe na família de Iona. São três descendentes dos poderes da Bruxa da Noite, e eles juntos formam uma unidade interessante. Tem seus poderes isolados e meio únicos, mas também tem poderes abertos a todos, de modo geral. 

Contudo o que me encantou nesse livro não foi o fator magia ou personagem principal, já que Iona é dessas alegres e positivas que fala tudo o que vem na cabeça, e eu não tenho tendência a gostar de personagens assim. Mas quando juntamos ela, Connor, Branna, Boyle, Meara e Finn, daí eu pego gosto na história. Tem muitas cenas deles juntos, e elas são ótimas! Adoro livros onde existem grupos de amigos que se completam, de algum modo. 

Branna e Finn tem aquela tensão do proibido no ar, e por isso é meu casal predileto. Vivem brigando e soltam veneno um para o outro o tempo todo. Isso porque Finn tem uma peculiaridade interessante dentro da magia, mas vocês precisam ler para entender. 

Connor é o engraçado. Aquele que todo mundo ri das piadas e que deixa o ambiente leve. Meara é dessas garotas que você não vai querer pisar no calo, porque ela morde. 

Pessoalmente gostei mais dos outros dois casais do que do casal principal desse livro, mas tentei encará-los apenas como um modo que a autora usou para mostrar ao leitor o cenário e o enredo que ela queria que entendêssemos dessa história. Quando se coloca a magia no meio, você até esquece que o casal principal não tem essas químicas todas juntos. Na verdade eu até curti o Boyle, só não gostei muito de Iona. Acredito que isso é uma questão de afinidade de personalidade mesmo. Não tenho amigas tipo ela, e acharia irritante se tivesse. 

Eu gostei bastante do livro. Adoro histórias que envolvam magia de algum modo, e nessa você vê a magia praticamente em todas as páginas. Incomodou-me um pouco que tudo parecesse muito comum para eles, inclusive para aqueles que não praticam a magia. Sei lá, acho que a coisa da descoberta e do susto também ficariam interessante aqui. Contudo não foi nada que me fizesse desgostar do livro num todo. 

O enredo é gostoso e te deixa com água na boca para saber o que a autora vai aprontar no volume seguinte porque, claro, nosso vilão virá mais forte do que nunca. Prevejo muitos risos, por se tratar do livro de Connor, e muitas bundas machucadas, por conta de Meara. 

Se vocês gostam de magia, romance e Nora Roberts, não deixe de conferir Bruxa da Noite. É só uma trilogia - graças a Deus - e não vai dar tanta dor de cabeça acompanhar. Sem contar que você lê rapidinho e que te deixa com vontade de mexer os dedos e fazer penas voarem.