Resenha de "Amor Real" (Sophia G. Paiva)

Título: Amor Real
Autor: Sophia G. Paiva
Editora: Independente
Skoob: Adicionar

Sinopse: Amor Real - Uma vida monótona e um emprego tedioso. Maria Eduarda tem apenas uma certeza, sua vida se resume apenas em trabalhar.Sua vida amorosa era um desastre, tinha perdido as contas de quanto tempo não namorava. Nada de novo acontecia, até que o alerta de seu e-mail apitou a entrada de uma mensagem, o remetente era desconhecido, mas o conteúdo a deixou extremamente curiosa.
O que ela não esperava era ter sua vida completamente virada de cabeça para baixo quando resolveu responder ao tal remetente.
Amor Real levará você em uma viagem somente de ida para o amor, provando que esse sentimento é capaz de transformar até a mais triste das almas.


Você está triste? Feliz? Tá normal!?Ok. Esse livro é indicado para todas as idades e estados emocionais. Não tem como não rir, não se debruçar em soluços incontroláveis vendo as atrapalhadas em que se envolve a personagem principal (e talvez a dona do livro todo). 

A narrativa é simples, em primeira pessoa, escrita por duas autoras (Sophia G Paiva é pseudônimo) de maneira despretensiosa. E o resultado é exatamente o oposto disso. 

Pontos negativos: não chega a ser um ponto, apenas uma observação. Os pontos de vistas alternados não me interessaram tanto quanto o monólogo interessante da protagonista, no restante do livro. Mas acho que isso se deve exatamente por essa questão. Ponto positivo: por positivo, eu quero dizer: super demais! 

Gostei da Duda, gostei da abordagem simples da vida (sim, leitores, podemos ser felizes apenas por termos um teto sobre nossas cabeças, pois a protagonista não tem nem mesmo um chuveiro elétrico) mas gostei ainda mais da falta de subterfúgios extras para dar contorno as mudanças na história. Não se trata de um personagem que evolui, e sim, de uma protagonista que conquista. Com seu jeito abusado e sem papas na língua ela revela a todos (e aos Leitores) exatamente o que se passa na cabeça quando ainda nem sequer, se passou. 

Ela é real, sabe? Do tipo que você esbarra com um carrinho no supermercado (literalmente, quem leu, vai entender como é). E isso nos toma por completo, a volta da inocência (e não daquela ingenuidade forçada que as protagonistas de hoje parecem ter), do personagem real e de uma história real. 

Comecei o livro com a ideia de que o título se referia ao começo de uma paixão virtual que se desdobraria em algo concreto para os personagens. Descobri que, talvez sem querer, quem escreveu esse livro quis dizer que todos podemos ter um "amor real", bastando encontrar no "simples", algo extraordinário.