O que tem na cabeceira? #1


Olá, pessoal!
De acordo com meu planejamento para o blog, a partir de abril entra essa nova coluna para contar para vocês como vão minhas leituras de mesa de cabeceira. São os livros que estou enrolando de algum modo, os que estão no processo de leitura. 
Vocês vão perceber que alguns se repetirão, e daí vão entender o motivo disso. 
É mais uma coluna informativa, do que tipo que sei que vocês gostam. 


Título: O Evangelho Segundo Hitler
Autor: Marcos Peres
Editora: Record
Aquisição: Empréstimo de um amigo
Estou na página: 67


Levantamento: O Evangelho Segundo Hitler é um livro que quero ler desde que soube que ele foi vencedor do prêmio Sesc de Literatura. Como tenho um super amigo que trabalho nessa área na empresa, e que também é escritor, acabei perguntando se ele tinha o bendito para me emprestar. E foi assim que o Evangelho veio parar nas minhas mãos. 

Estou com ele empacado porque ler esse livro do Marcos não é fácil. Cada dia leio um pouco, mas não é o tipo de livro que você pega gás lendo, sabe? É filosófico e tem umas tiradas de um humor negro invejável. Um livro inteligentíssimo, mas de leitura lenta, como qualquer no gênero deve ser.



Título: O Morro dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Bronte
Editora: Lua de Papel
Aquisição: Cedido em Parceria com a Livraria Dez
Estou na página: 108

Levantamento: Quem disse que livro clássico é rápido de ler? 
Acredito que se não tivessem tantos outros na mesa, eu já teria acabado Morro. Mas com os de parceria chegando, eu opto por passar na frente, e o esse lindo vai ficando nessa pilha eterna. 

O problema de Morro é o ritmo. Ele é denso e frio e nevoento, exatamente como seus personagens. E quando percebi que teria muita dificuldade em ler como apenas um romance de literatura do século XIX, resolvi encarar como um material de estudo sobre o início do "bad boy" nos livros, que é com Heathcliff. Portanto está sendo uma leitura deliciosa, mas lenta por também ser um estudo sobre os costumes de Heath e Caty. 



Título: It: A Coisa
Autor: Sephen King
Editora: Suma de Letras
Aquisição: Compra
Estou na página: 250

Levantamento: Pelo tamanho dele já dá para perceber que não tende a ser o tipo de livro que saia rápido da minha cabeceira. Mas garanto que a quantidade de páginas nem é o difícil aqui. Está mais para a quantidade de descrições que o autor é capaz de fazer com coisas minúsculas. E não, não considero uma característica ruim, só meio cansativa. 

Até então, nas 250 páginas, eu acompanhei o que seria o futuro de todos aqueles garotos que vivenciaram o horror na cidade quando era crianças. É como se o autor quisesse nos mostrar como fica a "jornada do herói" após a catástrofe. Garanto que é uma leitura escandalosa de boa, mas cansativa pelas descrições. 



Título: Se Joga!
Autor: Nancy Levin
Editora: Gente
Aquisição: Cedido em parceria com a editora
Estou na página: 35

Levantamento: Se joga! é um livro de auto ajuda. Um maravilhoso livro de auto ajuda. Estou me deliciando com cada coisa que encontro nele. Ao final de cada capítulo a autora deixa uns exercícios que mesmo que você não seja obrigado a fazer, sente que quer fazer. E esse é o motivo da demora em terminar a leitura. Os exercícios tem que ser feitos com calma. E não consigo pular para o capítulo seguinte sem ter feito tudo o que a autora pede no capítulo anterior. 



Título: Uma Página de Cada Vez
Autor: Adam J. Kurtz
Editora: Paralela
Aquisição: Cedido em parceria com a editora
Estou na página: saltando páginas

Levantamento: Por ser um livro interativo, ele não deve ser feito de uma única vez. Por isso faço páginas quando me dão vontade, e só aquelas páginas que já me sinto preparada para fazer. 
Anda sendo uma grande experiência, e não estou com pressa alguma de acabar. 


Título: Quase uma rockstar
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Aquisição: Compra
Estou na página: 29%

Levantamento: Não me perguntem porque ainda não acabei esse livro. 
Ele é curto, com uma narrativa simples e ligeira, e uma puta personagem maravilhosa. Mas, como todos livro do Quick, por trás de toda aquela facilidade também tem uma complexidade. E não é diferente na vida da menina. Acho que o problema é que não estou no clima para ele, e daí estou lendo a passos de tartaruga. 


Título: Fugitiva
Autor: Alice Munro
Editora: Biblioteca Azul
Aquisição: Compra
Estou na página: 15%

Levantamento: Outro com o mesmo problema do livro anterior. Na verdade esse é muito mais denso do que o do Quick. 
Fugitiva é um livro de contos da autora, e terminar um conto dela é quase uma tarefa épica visto a obra de arte que é Alice escrevendo. Você fica até com medo de deixar algo importante passar despercebido. Por isso a lentidão. Mas já vou adiantando que estou achando simplesmente incrível!


Título: Brilho
Autor: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Editorial
Aquisição: Compra
Estou na página: 37%

Levantamento: A distopia da vez. 
A primeira vista quando soube de Brilho eu entortei a boca para ele. Tinha duas coisas que eu amava: distopia e sci-fi. Mas também parecia ter uma pegada romântica que não curto em séries desse tipo. 
Contudo acabei pegando uma resenha para ler e ela era super positivo acerca do livro, então dei o braço a torcer e me agarrei com ele. A decepção veio logo nos primeiros capítulos, mas vou deixar para falar sobre isso com vocês na resenha. Por enquanto saibam que até o momento está difícil continuar, mas não vou desistir. 




Fique por dentro do que estou lendo através do Twitter (@Mundirreparavel ) e do Instagram (@caroltelesbispo)