Resenha de "Mário Prata Entrevista uns Brasileiros" (Mário Prata)

Título: Mário Prata Entrevista Uns Brasileiros
Autor: Mário Prata
Editora: Record (Cedido em Parceria)
Soob: Adicionar

Sinopse: "Mario Prata ressuscita personagens célebres da história do Brasil e usa toda a sua irreverência para arrancar confissões íntimas de figuras como Aleijadinho, Tiradentes e Xica da Silva Ao ler as entrevistas do livro, o leitor se pergunta: afinal, tudo isso foi inventado por Mario Prata? O autor nos garante que não: é tudo verdade, embora sua verve torne tudo mais surpreendente, engraçado e picante. Dom Pedro I, a marquesa de Santos, Dom João VI contam tudo que o povo sempre quis saber e Mario Prata resolveu perguntar. Iça-Mirim, índio levado para a corte francesa, explica a origem da expressão “afogar o ganso”; Dom Casmurro (criação ficcional de Machado de Assis que o autor inclui entre os personagens históricos brasileiros), explica, afinal, quem traiu quem, e dona Maria, a louca, entre um cigarro (nem um pouco legalizado) e outro, conta sobre seu reinado. "

Comentei com vocês algum tempo atrás que livros com histórias partidas não eram os meus prediletos. Contos e crônicas são gêneros que passo longe quando estou em uma livraria. E exatamente por esse motivo fiquei procrastinando quando Uns Brasileiros chegou por aqui. Me arrependi amargamente! Não tem coisa que eu ache mais deliciosa do que bom humor na literatura, e isso Mário Prata tem de monte aqui. 

O livro é em forma de entrevistas com figuras célebres da nossa história. Como se o próprio Mário estivesse sentando em frente a essas pessoas e questionando sobre coisas que a maioria dos brasileiros questionam sobre elas. Tudo bem que muitas daquelas pessoas eu nunca tinha ouvido sequer falar, como Arariboia e Iça-Mirim; mas também tem outras que achei muito bacana, como Tiradentes, Dom Pedro I e até o personagem Dom Casmurro, do Machado de Assis. 

O que acontece com esse livro é que ele é cheio de piadas internas sobre essas pessoas, e na maioria das vezes piadas que só quem entende a fundo a história delas irá entender. Nesses momentos eu fiquei meio por fora, achando que tinha perdido algo. Entendia que era uma piada pela reação e resposta do "personagem", mas não sabia do que se tratava. 

Contudo quando você entende a fundo da vida daquela pessoa, como foi o caso de Dom Casmurro, as piadas caem como luva. Você entende e passa a se questionar profundamente sobre o que Mário Prata levanta sobre eles. Na maioria das vezes críticas bem humoradas sobre coisas pertinentes naquela pessoa. De uma forma inteligente, o que ele faz aqui é interessantíssimo! Ao ponto de me fazer abrir o Google e pesquisar mais sobre as polêmicas de determinadas figuras históricas porque eu conhecia pouco, ou nada. 

Não me lembro de ter lido outras coisas do Mário Prata, e não sei se normalmente ele tem esse humor delicioso, mas me encantei de modo geral pela forma com a qual escreve. É um livro diferente, por ser um grupo de entrevistas não reais, mas instigante justamente por isso. O leitor acaba se perguntando que perguntas faria para aquelas pessoas se tivesse oportunidade.