Resenha de "A Educação de Sebastian" (Jane Harvey-Berrick)

Título: A Educação de Sebastian
Autor: Jane Harvey-Berrick
Editora: Novo Século
Skoob: Adicionar

Sinopse: Presa num casamento frio e sem paixão, Caroline Wilson, de 30 anos, muda-se para San Diego depois que seu marido militar é promovido. Sentindo-se perdida e sozinha, Caroline reencontra uma antiga amizade: Sebastian, que ela conhecera ainda menino, um jovem inteligente e sensível, com pais alcoólatras e violentos.Sebastian, agora com 17 anos, tem mais do que apenas amizade em sua mente. Juntos, experimentam o despertar de uma paixão intensa e arrebatadora. Mas esse romance proibido pode ameaçar a vida de ambos.


Li esse livro como um laboratório para um projeto de escrita. Não faz meu estilo, e vocês bem sabem disso. Ainda assim foi uma leitura que fiz em um ritmo impressionante. Li os dois volumes em menos de dois dias, e olhe que não achei essa coisa toda. 

Ok, me permito dizer que adorei a premissa da história. Mulher casada com militar que se apaixona por um adolescente. A maioria dos autores tem problemas sérios em trabalhar a sexualidade de jovens nos livros, e ainda mais quando o envolvimento é com uma pessoa mais velha. E até entendo o motivo, vejo muitos moralistas por ai falando o quanto isso é errado e tals. Pessoalmente não sou dessas. E não por causa da coisa de "amor não escolhe". Sou mais animalesca e digo que desejo acontece em qualquer lugar e em qualquer pessoa. 

Ainda que possua uma ideia interessante, talvez a autora tenha errado em algumas coisas. Tá que adolescente acha que se apaixona pelo menos duas vezes na semana, mas a forma como ela trabalha isso em Sebastian chega a ser risível. Eu não acreditava nos sentimentos dele de início. Mas tudo bem, porque me convenci depois de alguns capítulos. 

O desejo de Caroline é totalmente compreensível. Se eu tivesse um marido como o dela provavelmente seria igual. Um cara lindo, novinho, com cheiro de praia e barriga de surfista chega cantando ópera em seu ouvido... Claro que a mulher cedeu! Um pouco rápido? Pode ser, mas não liguei muito para isso. Não gosto muito do comportamento de Caroline nesse livro - acho muito alheio em alguns momentos. Mas a coisa é tão redondinha dentro da trama morna que até que foi dentro do esperado

O relacionamento deles é o que se espera nessa situação. Ciúmes bestas por parte de Sebastian, disfarces ridículos por parte de Caroline. A inexperiência dele falando alto frente a frustração sexual de anos dela. Tudo bem casadinho. 

O final foi que me incomodou um pouco. A reação do marido a tudo aquilo, a reação dela própria e das pessoas que conviviam com eles. Claro que a autora escolheu um caminho fácil por tocar num assunto tão imoral na vista de muitos. Revirei os olhos para isso porque eu sou realmente chata quando um autor cria um final para agradar o leitor geral. 

Não foi um livro ruim. Poderia ser melhor, fato, mas não foi ruim. Esperem a resenha da continuação e ai vocês vão me ver soltar as cachorras de raiva do que a autora fez.