Resenha de "Estrelas Perdidas" ( Claudia Gray)

Título: Estrelas Perdidas
Autor: Claudia Gray
Editora: Seguinte
Skoob: Adicionar

Sinopse: Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos?Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!

 Quando Felipe me deu esse livro, não achei que fosse gostar dele. Não tem Luke nem Han Solo? Como pode ser bom? Pensei em um devaneio hiperbólico. Como estava enganada. E como estou feliz por ter estado enganada. Estou completamente in love por ele. 

Os protagonistas, Ciena e Thane, se conhecem ainda crianças. Ele tem uma condição social bem melhor do que a dela, mas a vontade deles é a mesma: querem ser pilotos para o Império. E em prol desse objetivo, viram amigos. Estudam juntos, voam juntos e quando estão no final na adolescência, passam na academia de pilotos juntos. 

O problema é que se Ciena é fiel a suas promessas, Thane é fiel a sua integridade. E depois de um tempo vendo o Império fazendo barbaridades usando o nome da justiça como justificativa, ele abandona o barco e vai se juntar a Aliança Rebelde, Com a enorme situação de que sua melhor amiga, e dona do seu coração, não quer sair do Império sob nenhuma circunstância. 

Temos várias vertentes nessa história. O relacionamento dos dois que cresce com calma e de modo verdadeiro. A questão da lealdade a causa de cada um em específico e a causa de seus corações. São inimigos num universo imenso, com pouca probabilidade de se cruzarem, mas mesmo assim se cruzando, e é sempre uma bomba de emoções quando isso acontece. Cenas lindíssimas! 

Daí temos as citações acerca dos personagens que bem conhecemos. Luke, Leia, Solo, Tarkin... Levemente citados para dar veracidade a história. De um jeito que eu, como leitora e super fã de Star Wars, me vi pensando se acharia os rostos de Ciena e Thane nos coadjuvantes discretíssimos de série de filmes. 

O que acontece nesse livro começa com o final de A Vingança dos Sith, quando o Império tem o poder total, e mais um pouco do final de O Retorno de Jedi. Então abrange mais do que nossa cabeça acompanhou da história, e por um ponto de vista completamente diferente, e isso é uma delícia! Cria uma verdade que não existe na história de Guerra nas Estrelas. Já imaginou isso?? Muito bom!

O fato de termos tanta gente desconhecendo o que o Império fez e é capaz de fazer, e se negando a acreditar nos motivos dos rebeldes também é um puta ponto a favor da história. Não tinha parado para pensar no que os simples mortais achavam daquela guerra toda. É tanto que quando o livro começa com Thane e Cienna querendo ser pilotos do Império, paro e penso "Que merda, garotos" Vão ser rebeldes!". Mas até então um rebelde era só isso... um rebelde. Alguém indo contra o sistema e causando problemas por isso. Quando Thane se junta a eles é que percebemos a dimensão disso. As brigas sobre moral e conduta entre ele e Ciena são indispensáveis. 

Enfim, um livro que me surpreendeu de todas - e muitas - formas. Amei tudo nele, e mais um pouco. Gostaria de gritar para o mundo o quanto isso aqui é foda e precisa ser lido. Se você é fã e não tem vontade de ler porque os protagonistas não são aqueles os quais estão acostumados, revejam essa ideia com calma. Foi lendo esse livro que entendi os bastidores do que Palpatine fez a Vader e a várias sociedades espalhadas pelo universo, que nada sabiam sobre quem eles eram e o que fizeram, e os veneravam como se fossem figuras boas. Acredita?