Resenha de "Quando o amor bater à sua porta" (Samanta Holtz)

Título: Quando o amor bater à sua porta
Autor: Samanta Holtz
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar
Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

Samanta é uma daquelas autoras que todo leitor de um bom romance se encanta de cara. Tem uma forma de escrever exclusiva e linda, e não é incomum ver seus leitores suspirando em cima de páginas dos incríveis livros que escreve. 

Não espere nada mirabolante, afinal de contas estamos falando de um romance e eles tem como ponto de partida ser clichê. Mas esse livro consegue ser um clichê que até eu, uma racionalista incurável, me peguei com raiva da minha vida por não ser algo que ficasse tão belo no papel. 

O livro vai contar a história da Malu, uma escritora um tanto fria e solitária, que escreve sobre o amor, mas que não conhece nada sobre ele. E o Luiz, que simplesmente do nada aparece em sua porta dizendo que perdeu a memória, mas que encontrou uma referência a uma possível reunião com ela em suas roupas, e esperava que Malu pudesse dizer quem ele era. 

Imagina uma pessoa racional, como é o caso dela, envolvida em uma situação desse tipo. Pode apostar que vem muita cuca queimando por ai!

Malu se sente na obrigação de ajudar o rapaz, que não tem ideia de quem é, e quer usar dos seus dotes de escritora - querendo ou não escritores são ótimos investigadores - para escavacar a história de Luiz e encontrar seu passado. Claro que ela também quer saber porque diabos o nome dela está no bolso dele. 

É um livro sobre jornada. Jornada para descobrir quem é Luiz, e para Malu se redescobrir como pessoa. Lógico que vai existir um romance ai no meio, mas é tão bem escrito que não dá para revirar os olhos de maneira negativa por isso. 

Como disse, Samanta escreve lindamente. Cria emoções com ações simples, e personagens grandes dentro de seus contextos. Eles crescem com a trama, e isso é muito bom! Me dá um ódio mortal em livros sobre jornada quando o personagem permanece o mesmo do início ao fim, mas não é o caso desse livro. 

Tudo é bem trabalhado, até os detalhes. Fiquei realmente encantada com o que encontrei aqui. E se dei quatro estrelas é única e exclusivamente por ser chata mesmo e esperar algo inusitado em livros que seguem padrões de trama, como os romances. #souchata

Para quem curte o estilo, vai se encantar pelo livro. Se está procurando algo leve e de fazer suspirar, eis que acabou de achar.