Sobre metas para 2019



Hello people!
Hoje vamos conversar sobre metas, uma coisa que sei que muito de vocês pensaram antes desse ano começar. Inclusive eu. 

Sou uma pessoa totalmente ansiosa. Do tipo louca mesmo, sabe? De ter que tomar remédio, de achar que esta morrendo se algo sai um pouco dos trilhos. Estou trabalhando para melhorar isso, mas confesso que não é fácil e que vivo uma briga interna todos os dias para controlar esse instinto maluco. 

Justamente por ser ansiosa, procuro o mínimo possível estipular metas na minha vida. Flopo em quase todas elas, e vamos combinar que isso desanima mais ainda. 

Se programo 12 leituras para ler no ano, parece que dá a peste porque não consigo nem encarar os 12 livros que escolhi para aquele ano. Por isso entro o mínimo possível em projetos. Não funciono muito com eles. Na verdade não funciono nada. 

Então para evitar me frustrar tanto, coloquei uma meta na minha vida: Fazer o mínimo possível de metas. E se for de fazer metas, fazer as curtas. Tudo o que posso fazer em um mês, no máximo. E ainda assim com riscos de flopar. 

Parei de programar leituras para o meu mês, simplesmente deixo fluir e leio o que tenho vontade na hora que tenho vontade. Funciono muito melhor e me sinto mais livre dessa forma. E como minhas metas de vida são sempre bem básicas, como livros para ler no ano, a frustração não é tão grande como se estivesse planejando emagrecer, que exige tempo, dedicação e esforço contínuo, caso não aconteça. 

Ainda assim, quando o ano virou, eu estava na beira da praia com minha filha caçula nos braços, olhando os fogos estourarem em um bairro próximo e pensando no que eu queria para meu 2019. E percebi que o fato de nunca querer nada grande faz com que também não cresça da forma grandiosa que gostaria de crescer. Não planejar é quase o mesmo que desistir, o que percebi que aumenta minhas crises de ansiedade também. Meu cérebro precisa estar em constante exercício para que as coisas fluam. 

Estamos no dia 04 de janeiro e esse ano ainda não tive uma única crise, e elas costumam ser diárias, mais de uma vez por dia, inclusive. E parando para pensar, acho que me sinto muito confiante e determinada, e não estou deixando espaço na minha cabeça para que a ansiedade se aproxime. E na boa? Estou muito feliz por isso. Acabou que eu evitava criar metas para não ter crises por conta de frustrações, e isso fazia com que não criasse expectativas para a minha vida de maneira nenhuma, o que igualmente me dava crise. Então esse ano resolvi arriscar e criar as tais metas. E se as crises vierem, que seja! Acho que tentar alguma coisa é melhor do que simplesmente me encolher e esperar algo cair do céu. 

Entre as diversas metas que criei, algumas delas tem mais peso para mim. 

  • Escrever dois livros
  • Viajar para a Alemanha
  • Começar a reformar minha casa
  • Trocar meu computador 
  • Mudar o plano de saúde do meu filho mais velho


Desses planos, apenas um deles depende só de mim: escrever. E apenas esse pode me ajudar financeiramente a conquistar os demais. Então ele é a meta que detêm mais o meu foco. Além de ser uma distração muito bem vinda e a qual amo. 

Claro que com o pouco recurso que disponho, provavelmente não vá conseguir fazer tudo, a não ser que surja um trabalho extra e que pague bem. Então tenho que pensar no que é prioridade para mim, e não me frustrar se tiver que adiar alguma coisa. E é ai que dou uma dica de ouro: Pense nos pros e nos contra das suas metas. Faça realmente uma listinha de em que aquilo pode te beneficiar para o futuro. 

De um modo muito seco, a troca do plano do meu filho é um plano quase certo para meados de junho ou julho. O dele é uma porcaria e ainda que tenha uma saúde de ouro e use muito pouco, quero saber que quando ele precisar vai estar lá. 

Eu sou blogueira e escritora, e meu computador já não serve para mais nada, então ele é uma prioridade de troca. A programação é que seja trocado em outubro, se meu computador atual durar até lá (estou cruzando os dedos para isso). 

Daí me sobram duas metas e entre elas preciso pensar no que é mais importante para mim. 

Eu divido um quarto na casa de minha mãe com marido e duas crianças, o que passa longe de ser uma situação ideal. Tenho um vão construído em cima da casa dela, e que é meu para usar como quiser. Meus planos iniciais incluem construir um banheiro e os quartos, e ir fazendo a cozinha devagar, já que tenho a cozinha no andar de baixo para usar até que isso se concretize. Então são planos grandes, mas fáceis de realizar. 

A ultima meta, viajar para Alemanha, foi criada por uma necessidade real minha de querer sair para conhecer outro lugar do mundo. Inicialmente havia pensado na Itália, mas tenho amigos que moram na Alemanha e que já convidaram para ir vê-los, e isso acabaria economizando em comida e hospedagem. Mas não quero ir à Alemanha para ficar dentro de uma casa, e para fazer o roteiro que desejo, preciso mais do que dinheiro de passagem de ida e volta. Por esse motivo é um plano que ainda está em 2019, porque muitas coisas podem acontecer, mas se não rolar, não tenho problema em adiar para 2020. Contando que consiga realizar a meta do parágrafo anterior, não vou me sentir tão mal por não ter realizado essa. 

Outra coisa importante para mim esse ano é cuidar da minha saúde. A médica passou uma bateria de exames que preciso fazer e fico adiando por falta de grana. Mas vou começar esse mês. O importante é começar a me mexer, do jeito que for. O resto vem no tempo certo. 

O que quero dizer com esse post imenso é que é muito importante ter metas, porque elas te colocam em movimento. Você traça tarefas a serem cumpridas até realizar o que almeja, e isso te mantem. A cabeça ocupa e dá pouco espaço para pensar besteiras. 

E não deixe de sonhar alto, contato que esteja preparado caso algo der errado. Tente traçar uma meta dos sonhos e uma mais realista. Realizou a realista? Maravilha! Tarefa cumprida. Então é hora de tentar correr atrás da dos sonhos. 

Lembre-se que frustrações são reais e inevitáveis. Trace suas metas, mas não esqueça de que algumas não dependem apenas de você. Saiba trabalhar internamente a decepção pela sua eventual incapacidade com calma e criando um plano B quando o A falhar. Repetindo, é assim que vivemos: Nos mantendo em constante movimento. 

E por último, não esqueça que o importante é você sempre continuar a nadar (parafraseando a peixinha mais esquecida do universo). Sem se cobrar tanto ao ponto de te tornar alheio as coisas ao redor, mas sem deixar que o universo trabalhe sozinho pelas suas conquistas. Paulo Coelho disse em O Alquimista que quando a gente quer uma coisa, o universo inteiro trabalha pela nossa vitória. Mas ele nada vai fazer se você não o ajudar, ok? 

Dito isso, vamos simbora curtir e criar metas insanas e normais, porque o ano apenas começou.