Resenha do filme " O espetacular homem aranha"





Confesso que fui preconceituosa quando pensei em ir assistir esse filme. Na verdade já vinha com preconceito muito antes, quando soube que teria um novo filme do homem aranha numa nova versão. Na minha cabeça vinham coisas como: “Porque fazer o mesmo filme de novo?”
Mas bem, me vi esperando a hora passar andando no shopping e acabei cedendo ao entrar na sala de cinema. E o que posso dizer a vocês...Minha reação ao ver o filme? TOTAL SURPRESA!
Esse Peter Parker, apesar de muito inteligente, não tem cara de nerd como o do outro filme. É descolado, anda de skate, usa cabelo da moda, e é paquerado!! (VERDADE) Até usa lentes de contato e as poucas vézes que vemos ele de óculos, esse passa a ser acessório de charme. O ator é magrinho e fizeram questão de deixa-lo assim. Nada de mega músculos ou visão perfeita depois de ser picado por uma aranha. Adorei isso! Não é preciso de esteroides para se tornar um herói.
Outro ponto positivo no meu ver, foi a evolução de como ele criou superpoderes. Muito bem elaborado.  A colocação dos pais dele no contexto foi um “Tcham” especial. Não é nada por acaso. O roteiro do filme é bem amarradinho. Nada de idolatria a Mary Jane nem amizade com futuros vilões. Na verdade, o Osborn é apenas citado no filme. Achei isso incrível!
A mocinha da vez é linda. Mas apenas conta como linda e mega inteligente. Não é um personagem cativante, como o pai dela, por exemplo.
O vilão não me agradou. A ideia psicológica dele é legal, mas cai em terra quando ele coloca as coisas em ação. É meio forçado. Meio nada haver. Parece até que o personagem mudou totalmente de pensamento porque tomou uma vacina diabólica. Sei lá! Acho isso estranho. Quesito vilão: o doutor Octopos do outro filme é muito mais qualquer coisa . Ele teve motivo para piração sabe? Esse não! Na verdade, os vilões do outro filme são mais bem elaborados do que o próprio homem aranha. O ator desse é novo, mas promete. Ele conseguiu deixar o personagem, que eu nunca gostei muito, carismático e com vontade de ver mais.
Adoro algumas passagens fotográficas desse filme. Adoro a forma como o Peter construiu um personagem para se mesmo. Adoro o humor dele. Já a trilha sonora, sou totalmente apaixonada pela do outro filme.
Tem frases muito boas, ganchos bem construídos. A beleza de algumas cenas chegam a ser sensitivas, o que é incomum em filmes desse tipo. No homem aranha 2 (o outro. Logico!) tem uma cena que eu amo de paixão. É quando o Peter tenta parar um trem e fica tao cansado que desmaia e esta sem máscara, e dai as pessoas vão ajudando ele a chegar no meio do trem , e um garotinho devolve a máscara e existe toda uma cumplicidade das pessoas presentes em não divulgar a verdadeira identidade do herói.
Acho que todo filme de herói ele tem umas coisas meio implícitas, que as pessoas não prestam muita atenção mas que elas estão lá. No espetacular homem aranha tem uma cena bem parecida. Tem muito dessa coisa do faça por mim, que retorno pra você. Não vou contar pra não virar spoilers. Mas acreditem, ficou ótima!
No meu ver esse filme tem muito potencial. Não foi meu filme de herói predileto. Mas também não é nada como a maioria é. Eu assisto todos. Tem coisas que adoro em uns e coisas que acho que podem melhorar em outros. Dica: Fique na sala de cinema até acabar os créditos do filme. Vocês vão ver a linha de continuação da história.
Uma coisa que me incomodou foi o fato desse homem aranha ser mais maleável a contar seu segredo. Enquanto o outro Peter Parker não conta de forma nenhuma, esse já deixa a desejar nisso. Mas fico pensando, se você fosse um adolescente e de repente tivesse superpoderes, será que não contaria a alguém? Os jovens tem essa coisa do poder. Acredito que visto por esse lado é até compreensível.
Em suma: Mocinha sem sal, vilão meio desconexo. Um roteiro bonitinho. Mocinho ótimo. Vale a pena assistir só pela construção do Peter.
Indico muito. Ótima diversão. 
Depois venham me contar o que acharam.