[Semana do terror] Essa série: Saco de Ossos


Baseada no livro de mesmo nome de Stephen King, Bag of Bones conta a história de Mike Nooman (Pierce Brosnan) é um famoso escritor que não consegue superar a perda de sua esposa, morta repentinamente em decorrência de um aneurisma enquanto estava nos primeiros meses de gravidez do primeiro filho do casal.O trauma causa uma espécie de bloqueio criativo em Nooman, que acaba passando os últimos quatro anos publicando apenas os manuscritos que escreveu antes da tragédia. Para piorar, ele é assombrado por estranhos sonhos que o guiam até a antiga casa de veraneio da família.Mas em vez de paz e consolo a paisagem bucólica da região esconde muitos problemas. Ele acaba conhecendo a pequena Kyra e sua mãe Mattie (Melissa George), uma jovem e bela viúva que luta contra o sogro tirano (William Schallert) pela guarda de sua filha, e resolve ajudá-las. Ao mesmo tempo ele precisa lidar com as constantes visitas de vários fantasmas, entre eles sua esposa, que tenta lhe entregar uma última mensagem, e de Sara Tidwell (Anika Noni Rose), uma cantora de blues cujo espírito ainda habita a casa.Na tentativa de entender o que está acontecendo com seu novo lar, Nooman começa a investigar sua história, chegando a surpreendentes e assustadoras revelações.

Eis a primeira postagem da semana do terror aqui no blog, e já vou dizendo que foi uma semana difícil para mim. Sou uma pessoa muito impressionável e coisas com terror no meio só se eu estiver acompanhada e de um grupo que tire onda de tudo. Imagine minha tragédia para poder ler os dois livros que me propus, e olhe que eles são super leves. 

Saco de Ossos foi baseado no livro de mesmo nome do autor Stephen King. É um dos livros do King que mais tenho vontade de ler, mas acabei optando ver a série antes porque precisava vir falar de alguma com terror, e todas as que gosto já entraram aqui nas postagens. 

Como diz a sinopse, a história gira em torno de um trecho da vida de Mike Nooman. O cara é um renomado escritor que perdeu a esposa num trágico acidente. Preciso dizer que eles tinham uma ligação incrível antes da morte dela, e que essa morte transtornou em demasia Mike. Então nada de sorrisos. Nada de livros novos. Nada nem de linha nova para um livro novo. Tudo se perdeu na vida de Mike. Contudo uma coisa ele ganhou: Pesadelos terríveis sobre a casa do lago que eles possuíam. 

Já sem saber o que fazer com tanta agonia, o escritor resolve ir passar um tempo nessa casa, esperando conseguir entender o que aconteceu com sua esposa antes da morte, já que ela passava muito tempo lá, e ver se consegue continuar a trabalhar em um novo livro. 

Pesadelos acontecem com mais intensidade. Atividades paranormais são detectadas em toda a casa e Mike sabe que precisa ajudar as pessoas que o estão atormentando de alguma forma, só não sabe como. 

Saco de Ossos é uma história que tem muito mais de suspense do que de terror. Claro que temos esses eventos psíquicos e assustadores, mas no geral você fica preso ao que vai acontecer na próxima cena da história. Acredito que o fato do protagonista não ser um cara de medos, tenha nos deixado tão tranquilos que quando é para nos assustar, o susto não ocorre de modo devido. 

Essa série é dividida em dois episódios, o que para mim não a caracteriza de fato como uma série. Fico pensando porque não transformaram a história em um filme. Ele tem muita coisa sim, mas não mais do que Rose Red, que eles conseguiram colocar em formato de cinema, mesmo que num filme longo e cansativo. Existem cenas no primeiro episódio de Saco de Ossos que é lógico, e que talvez pudesse ter sido cortada numa boa. Acredito que no livro essas cenas acabem gerando o clima de tristeza do personagem, mas no filme é um processo normal da atuação. 

Aliás, a atuação de Pierce Brosnam, que nunca foi um ator que eu venerasse, está muito bacana. O elenco foi bem escolhido como um todo, e eles tem um entrosamento legal em cena. O mundo do Mike Nooman é bem dele, e daí você sente esse distanciamento do cara em relação ao resto das pessoas. Ainda assim, deu para sentir todas as emoções de forma latente e perigosa. 

O cenário é incrível! A casa na beira do lago é maravilhosa e tem todo o clima de Saco de Ossos. Me encantei de verdade com o que o pessoal da direção de arte fez com essa casa e os arredores dela. Parece que cada coisa tem um motivo para existir em cena, e isso é realmente importante. 

Sobre o mistério eu confesso que já tinha decifrado antes mesmo que o personagem tivesse começado a entender que era um mistério. Só uma ponta estava solta para mim, e ela foi amarrada realmente no fim, e daí achei legal. Não sei se no livro funciona dessa forma automática para entender o que aconteceu, mas isso meio que me incomodou. Apesar de ter gostado da justificativa do autor, ela ficou na cara de quem estava vendo. 

E tudo bem que era uma série de terror, mas acho que a parte que mais me encantou foi o crescimento emocional de Mike. Eu adoro a construção desse cara! A cena em que ele consegue escrever pela primeira vez depois de meses é incrível e eu chorei mesmo. Sem contar que ele é super corajoso e atrevido. Tinha uma mania de dizer "Uma vez para sim, duas vezes para não" quando queria se comunicar com os espíritos da casa. Eu teria me borrado só em pensar em me comunicar com qualquer coisa que não tenha vida. rsrs

Se fosse classificar essa série eu diria que ela é quatro estrelas. Tiro ponto pela previsibilidade e pela demora de acontecer os elementos terríveis. Mas acrescento pelo protagonista, cenário e ideia bacana de enredo. 

Então se vocês querem uma série sem muito terror e com alguns elementos sobrenaturais, recomendo Saco de Ossos. Até eu que morro de medo de tudo assisti sozinha e numa boa. Evite colocar o volume do computador alto, para evitar problemas de susto repentino, e aproveite.