[Semana do Terror] Resenha de "Antologia de contos extraordinários (Edgar Allan Poe)



"Um espetáculo!"


Sinopse: Esta coletânea reúne 13 contos de suspense de Edgar Allan Poe, o mestre das histórias de terror e um dos pioneiros do gênero policial. A seleção dos contos foi feita por Brenno Silveira e publicada originalmente pela Civilização Brasileira.









 Lembro que na minha adolescência cheguei a ler alguns contos isolados do Poe para fazer algum trabalho, que provavelmente tinha mais de teatro do que de escola, já que na época respirava textos teatrais. Também me recordo de ter curtido muito a leitura de O Gato Preto e O Poço e o Pêndulo. Não via na época os contos de Poe como terror, e hoje não mudei muito minha opinião sobre isso, mas enxergo uma dualidade entre os significados do que os contos dele propõe. 

Tenho que me desculpar por não ter colocado a foto do livro lido na imagem. Só encontrava em tamanho minúsculo e ampliar ficaria horrível como foto de destaque da resenha, então optei por usar uma foto do Poe, que resume completamente o que é essa antologia de contos do cara: Perturbador.  

Não vou minuciar cada conto como fiz em Formaturas Infernais. São um total de treze e eu passaria muito tempo nisso. Então falarei o que achei da antologia como um todo, e o que penso sobre esse autor fabuloso. 

Em primeiro lugar devo dizer que a biografia desse cara em si já uma obra de arte. Queria encontrar um puta livro biográfico aqui no Brasil que falasse dele. Queria conhecer mais do que os sites me contam sobre vida e obra desse homem genial. E como não acho nada, me contento em ler um pouco em cada lugar que chego. Acredite, saber mais do autor e da época em que as obras estão inseridas, ajuda o leitor a compreender o mundo ao redor do que se lê. E no caso dos livros do Poe deixa uma sensação sombria de solidão e desespero. 

Como comentei lá em cima, não julgo Poe um autor puramente de terror. Tipo esse terror que que passa em filmes e nos deixam de cabelo em pé pelo sobrenatural da coisa. Enxergo em suas obras muito mais do animalesco do ser humano, do que de tragédias oriundas de eventos paranormais ou coisas do tipo. O sobrenatural muitas vezes está escondido em coisas pequenas dentro da obra. No mais o terror é psicológico, construído por personagens perturbados e inconsequentes movidos a loucura. Acho isso genial! Tem coisa mais incrível e angustiante do que mostrar na sua cara o que qualquer ser humano é capaz de fazer? Sei que muita gente abomina ver o real que existe dentro de si, e acaba afastando a ideia como algo nojento. Pessoalmente adoro ver um autor construir algo que me incomode. Não sei se é por isso que gosto tanto de Noite na Taverna, do Álvares de Azevedo, e do trabalho louco e genial de Byron, tantos anos antes. Tanto Poe, como Álvares, como Byron foram escritores do romantismo, e isso diz muito sobre a época e esses três caras que morreram tão rápido quanto vieram, e que tinham a morte e o horror como tema de vida. 

O conto em que mais vi elementos de sobrenatural nessa antologia, e que foi o meu predileto, é A Queda da casa de Usher. Ele sim deixou meus cabelos em pé, mesmo que essa loucura mental dos personagens também estivesse lá, sambando na minha cara e me chamando de idiota por não percebê-la desde o início. Os outros tem uma pegada mais suspense e tals, principalmente os da rua Morgue. 

Indico o Poe por ser um autor denso e dramático. Não sei se porque teve pais atores, mas existe um bocado de teatralidade em seus personagens oníricos e cenários visualmente inquietantes. Você se incomoda por ver o quanto ele mata na crueldade e leveza ao mesmo tempo. O quanto é fácil para um ser humano de suas histórias cometer um crime horrível e jogar xadrez no momento seguinte, como se nada tivesse acontecido. São contos pesados e sombrios, e nem sempre no quesito "fantasmas". Está mais para "pessoas -realmente- malucas". 

Se vocês gostam desse tipo de livro, invistam em um de contos dele, ou procurem na internet, já que são de domínio público. Também tem sempre o MARAVILHOSO O Corvo, que é a obra prima do cara, e também fácil de se achar. Fora isso, tem série baseada nele, outros livros que usaram os dele como inspiração, filmes, músicas... O que não falta é arte baseada em Poe. E se ele soubesse a repercussão que seu nome teria no futuro,  e o quanto suas obras criaram grupos de analistas do horror, provavelmente não teria implorado para Deus salvar sua pobre alma antes da sua morte prematura. Ele tinha alma, mas era uma que queria mostrar sobre a perversidade das pessoas, e não sobre pôneis e amores bonitinhos. Preciso dizer que sou fã do cara? Acho que não. 

Contos contidos nessa antologia: A queda da casa de Usher, O barril de Amontillado, O gato preto, Berenice, Manuscrito encontrado numa garrafa, William Wilson, Os crimes da Rua Morgue, O mistério de Marie Rogêt, A carta roubada, Metzengerstein, Nunca aposte a cabeça com o diabo, O duque de L’Omelette e O poço e o pêndulo.