[Semana do Terror] Urbex - Exploração Urbana


Comecei a amar a ideia de Urbex uns anos atrás, quando pesquisava informações para um próximo livro que queria escrever. Nem estava olhando nada com esse nome em específico, mas acabei caindo em um blog que possuía umas fotos sobre, e a paixão foi instantânea. De lá para cá eu montei uma pasta no computador em que salvo todas as fotos que mais me encantam e me assustam dentro da Exploração Urbana. E porque eu resolvi trazer uma postagem sobre isso exatamente na semana do terror? Por que não existe coisa mais apavorante do que o cenário de Urbex, e por ser um assunto pouco conhecido, achei legal dividir essa minha paixão com vocês. 

A Exploração Urbana nada mais é do que uma categoria - se é que posso chamar assim - da fotografia. Todo mundo aqui sabe o quanto AMO fotografia, entre sair nas fotos e fotografar. Só que sou dessas que não curtem muito o "mais do mesmo", e está sempre procurando novidades, principalmente em termos de cenário. Qual foi minha surpresa quando li que existiam grupos de fotógrafos - amadores ou não - que haviam se especializado nessa categoria em específico. Que tinham paixão em entrar em lugares abandonados e esquecidos e fazer ensaios fotográficos usando a desolação como ponto de partida para uma ideia maior. E é essa desolação na foto que me deixou extasiada com ela. 



Lugares como Chernobyl, que foi abandonada rapidamente, servem de cenário para esses fotógrafos. O importante é mostrar como a natureza e o tempo agem de modo permissivo sobre o abandono das pessoas, e não ligam a mínima se você foi embora fugida de um vazamento tóxico de uma usina ou se sua cidade foi invadida por soldados alemães. Os lugares continuam lá, dando espaço a plantas e animais, transformando os ambientes solitários e sombrios em fundo perfeito para pessoas que adoram congelar o tempo, como os fotógrafos. Um dia aquilo já não será daquela forma, mas estará imortalizado nessa incrível invenção, que é a fotografia. 



Note a sensação de imensidão que esse tipo de foto causa. Note a confusão sentimental e o estranhamento de início. O medo do belo é real para os exploradores urbanos. 


Usinas, cidades, casas, castelos, hospitais, parques... Qualquer lugar que foi esquecido é visado por eles. E não vou dizer que em 100% dos casos os caras respeitam os limites de segurança e liberdade de adentrar esses terrenos, mas o resultado é tão incrível que eu pessoalmente não consigo julgar. 


Tenho pavor pelos hospitais, principalmente os psiquiátricos. Fico imaginando a energia carregada de um local desses, e o quão pesado cada um desses exploradores devem sair desse tipo de aventura, e também o quão gratificante é ver que seu trabalho teve resultados.


Nunca consegui adentrar no mundo da fotografia urbana, e não que na minha cidade não tenham lugares legais para fazer, mas é que não é  - de modo algum - seguro para ninguém tentar sozinho. Eles costumam ir em grupo, e vejo muita lógica nisso. 


Perceba que os fotógrafos usam bastante dessa lente Olho de Peixe para causar uma sensação de grandiosidade nas fotos, como também o uso adequado e nada explosivo de luz. Daí depois é só mexer um pouco na saturação e voilá, temos uma perfeita foto para inspirar artistas do horror e causar medo nos despercebidos. 



Enfim, a Exploração Urbana é uma prática para corajosos que gostam de fotografia, mas pode ser apreciada por qualquer pessoa que goste de fotos poéticas. Sim, tem muito de poesia escondida em móveis virados e musgos nas paredes. Não consigo deixar de pensar em... " O que aconteceu aqui?" e "Como eram essas pessoas?"



Fica a dica para vocês, e se quiserem pesquisar mais sobre o assunto, temos algumas referências nacionais para isso: 

Lugares Esquecidos  - Esse site tem fotos sensacionais. 

E esse é um vídeo que achei de Urbex no Youtube, mas vocês podem achar muitos mais. 


P.s. Todas as imagens foram tiradas de sites aleatórios na internet usando de referência o Google.