Guardar livros em sacos plásticos é ruim?

Olá, gente!
Depois de um bom tempo sem trazer novidade nessa coluna, resolvi vir com uma postagem bacana, que já estava organizada há bastante tempo, mas eu não encontrava paciência - e saúde - para vir escrevê-la. 
Bem, todos sabem que sou estudante de biblioteconomia. Estou no momento em um hiato do curso, mas é algo que amo fazer e que fico muito feliz em utilizar as coisas legais que aprendo por lá, e até trazer para vocês algumas que julgo interessar ao público em geral. 
Um dos assuntos que vocês mais me questionam é sobre conservação e manutenção dos livros, além de organização na estante. E essa coluna vem justamente com a proposta de falar um pouco sobre isso e para que eu possa ajudar vocês de algum modo. Então se ficar alguma dúvida no final da postagem, pode deixar uma mensagem com seu e-mail que eu vou responder o mais rápido possível. 

Uma das maiores dúvidas que vejo dividir bastante os amantes de livros é sobre colocar ou não colocar livros em sacos plásticos. É um bom questionamento, mas já vou dizendo que isso é uma questão de escolha de quem guarda os livros. Pessoalmente eu não os coloco e vou explicar para vocês justamente o porquê. 

Link
Todo mundo sabe que o papel é de origem vegetal. Pegando uma definição qualquer, diria que é um composto de origem vegetal obtido a partir da justaposição artificial de fibras celulósicas. Para quem quiser conhecer mais sobre o processo de fabricação do papel, segue um link que achei muito interessante. 
Sendo de origem vegetal, nada mais lógico que pensar que ele também precisa do oxigênio para funcionar legal. E o que quero dizer com "funcionar legal"? Bem, que ele se mantenha por anos e anos sem danos por umidade, poeira, fungos e insetos. Isso é o que se espera de um livro bem conservado. 


Sim, infelizmente existem muitos fatores prejudiciais aos livros na atmosfera. E é justamente ai que digo que cada pessoa tem que saber o limite dos livros que possui. 

  • Você mora em apartamento ou casa? 
  • Tem muita poeira ou muita umidade? 
  • Conserva os livros em estante ou prateleiras? 


Tudo isso tem que ser levado em consideração quando o assunto é o cuidados dos livros. 
Eu mesma tenho uma estante e três prateleiras. Logicamente que os livros da estante raramente ficam sujos com poeira, mas infelizmente as vezes aparecem alguns insetos chatos, além de ser afetado pela umidade que tem de monte no meu quarto. 





,


Já os livros das prateleiras não pegam umidade alguma nem nunca vi insetos neles, mas a poeira é muito grande. Se eu fosse adepta a sacos plásticos, seriam nesses livros que usaria. Mesmo que eu não goste, os sacos podem ser alguns dos maiores protetores de poeira em livros. Mas como tudo tem sempre uma complicação, eles tendem a dar mais umidade. Moro em frente ao mar, portanto todo cuidado é pouco em relação a umidade. 


Viram só como é difícil pesar o que é melhor? 
Pessoalmente faço limpeza nas prateleiras de quinze em quinze dias, usando o material de proteção próprio para a poeira. Já a estante eu limpo de mês em mês e uso o material para contenção de umidade. Breve farei um post só sobre essas limpezas e o material que uso. Consigo evitar danos maiores aos livros desse modo. 

Então eu digo o seguinte... Se seus livros são maus suscetíveis a poeira do que umidade e você tem pouco tempo na sua rotina para se dedicar a eles, então use os sacos. Mas lembrem de que as folhas precisam respirar para ter uma vida útil saudável, portanto a limpeza tem que ser feita, nem que seja de mês em mês. Mas se a poeira é pouca nos livros, não recomendo sacos. Na verdade diria até que é desnecessário. 

E para melhorar ainda mais a dica dos sacos, recomendo que vocês usem os Zip locks ou qualquer um com PH neutro, ou acid-free, que você encontra em papelarias que trabalham com material se scrapbook. 
Esses formatos de sacos vão dar uma vida útil mais longa ao livro. Portanto nada de saco de padaria, heim! Usem os especializados e limpem uma vez por mês. Duvido que ainda tenham dores de cabeça com isso. 


E atenção, qualquer sinal de que seu livro está mudando - odor, cor, textura - dentro dos sacos, trate de baní-los o quanto antes e fazer as páginas dos livros danificados pegarem um sol. 

Não recomendo 100% o uso dos sacos, mas não recrimino quem precisa usar, porque sei que algumas casas são de fato muito cheias de poeira. Contanto que usem o material especializado para os livros, não acredito que vocês irão ter problemas. 

Então é isso, pessoal. Espero que tenha ajudado alguns de vocês com essa dúvida. 
E se tiverem outras dúvidas sobre qualquer outra coisa dentro de manutenção, organização e conservação, podem me perguntar ai embaixo que trato de responder em uma próxima postagem.