As 10 coisas que vocês precisam saber sobre...


Iris Figueiredo
Essa entrevista está mega atrasada (E quando digo mega, é mega mesmo). Passei um tempo sem visitar o blog. Foi um período longo, mas necessário para mim.  Mas agora estou de volta com muitas novidades e coisas legais para vocês.
E começando essas coisas bacanas, venho com uma entrevista que fiz à lindíssima: Iris Figueiredo, do site "Literalmente falando"
Conheci o espaço da Iris há mais de um ano enquanto passeava pelo mundo dos livros, foi paixão a primeira vista. Adoro o modo como ela escreve. Na maioria das vezes é o que me faz ler os livros. Confesso que curto ler muitas resenhas antes de me interessar por alguma leitura, e certamente irei olhar no blog da Iris pra ver se ela escreveu algo sobre aquele título ou aquele autor específico.
Iris lançou um livro que está fazendo muito sucesso chamado “Dividindo Mel” pela editora Draco. Ainda não comprei meu exemplar porque ainda está super caro, mas prometo que o lerei para fazer uma resenha aqui no Irreparável. O Ebook esta mais em conta, mas fico doida de dor de cabeça lendo livros pelo computador.
 Você encontra o livro da Iris nas livrarias Saraiva e Cultural.




 Olhem só como a diagramação do livro está linda demais. A capa ficou perfeita! Parabéns a editora Draco.

E agora vamos a entrevista, que é o que nos interessa. Divirtam-se!

1)        Conte como começou o seu fascínio pelos livros.

Cresci numa família apaixonada por livros! Meus pais sempre me incentivaram a ler e herdei essa paixão deles. Não me lembro de uma época que não tivesse com um livro na mão, afinal o primeiro presente que ganhei do meu pai foi um livro, antes mesmo de nascer. Era um daqueles livros de pano para bebês, só com figuras.

2)       Qual o primeiro livro com conteúdo adulto que você lembra ter lido?

Eu não consigo lembrar. Acho que o primeiro livro “grande” que me marcou muito foi “O Mundo de Sofia” do Jostein Gaarder. É um romance que conta a história da filosofia e li pela primeira vez aos doze anos – depois li mais quatro vezes. É um dos meus livros favoritos e me lembro bem de lê-lo bem novinha e ficar apaixonada pela história, querer saber quem enviava as cartas e tudo mais.

3)       Qual o seu tipo de livro predileto?

Não tenho um gênero ou livro favorito, tenho vários para cada momento. Mas o meu tipo de livro predileto é aquele que me cativa independentemente do enredo ou gênero, me leva para dentro de seu mundo e me transforma em alguém novo quando termino de lê-lo. Meu livro predileto é aquele que me faz sonhar.

4)       Qual o seu autor predileto?

Vou ser previsível e responder J.K. Rowling. Não é exagero dizer que seu livro mudou muita coisa na minha vida.

5)       Você esta para lançar um livro. Fale-nos o que puder sobre ele para matarmos nossa curiosidade. (Na época estava para lançar, mas o livro já está no ar).

É um romance jovem, divertido e fala sobre uma menina que acha que precisa encontrar o amor de sua vida para ontem. Só que apesar da pouca idade, ela não tem muita sorte com relacionamentos. O que a Melissa não enxerga é que ainda tem muitos anos pela frente para que encontre seu “príncipe encantado”. Então ela encontra alguém muito legal que é o cara ideal para ela, mas também se vê as voltas com seu melhor amigo. Quando ela estava acostumada a ser desprezada, era uma coisa. Mas agora é ela que vai ter que escolher o que é melhor para ela. É uma comédia romântica que fala sobre amor, amizade e escolhas, mas de um jeito bem leve e divertidíssimo.

6)       Porque você acha que os adolescentes estão cada dia mais se interessando por livros?

Tem um monte de coisas que torna o mundo da literatura mais atrativo e os filmes são uma boa porta de entrada para quem vai começara ler. O adolescente assiste Crepúsculo, vai até a livraria e compra o livro, depois acha legal, procura outros livros do gênero e aos poucos formamos um leitor assíduo.

7)       O mercado está cheio de livros sobre vampiros, lobisomens fadas... O que você pensa sobre isso?

Não é meu gênero preferido, mas tem muita coisa boa no meio. Precisamos saber garimpar.

8)       Porque, no seu ver, os livros são tão caros?

Livros são caros para vender porque são caros para produzir. As tiragens são baixas porque não pode correr o risco do livro encalhar. Os livros são caros porque ninguém compra, e ninguém os compra porque são caros. É um círculo vicioso.

9)       Que dica você dá para aquelas pessoas que querem iniciar uma carreira de escritor?

Minhas dicas são óbvias: ler e escrever muito! Só conhecendo o trabalho de outros autores e praticando a escrita você terá bagagem e prática suficiente para escrever um bom texto.

10)      Qual o seu livro predileto nas seguintes categorias:

·Ficção: Jogos Vorazes, Melissa Marr
·Policial: O Cão dos Baskerville, Arthur Conan Doyle
·Drama: Questões do Coração, Emily Giffin
·Romance: Terrível Encanto, Melissa Marr
·Infantil: Harry Potter, J.K. Rowling


Gostaram?
Ela é uma fofa não é? Concordo!
E para quem quer conhecer mais um pouquinho do trabalho da Iris passa lá no site dela.
Aqui estão formas de achar a Iris e o Literalmente falando na rede:

Iris Figueiredo
Literalmente Falando
Notícias literáriashttp://www.litfalando.tumblr.com