Profissões para quem ama livros


Feliz dia do trabalho!!!!!
E qual a forma melhor de comemorar esse dia do que não trabalhando? Lendo postagem sobre trabalho!
Bom, como hoje é um dia de feriado nacional e quase total (o pessoal que trabalha em shopping diz viva? Viva!), resolvi trazer uma combinação de trabalho X livros. Vou falar um pouco de alguns trabalhos que mais envolvem livros. Dois deles inclusive, já passaram pelas minhas mãos. Eu nasci para conviver com livros, sempre estive destinada a isso.
A maioria das profissões do mundo envolvem livros de uma forma direta ou indireta, mesmo aquelas pessoas que trabalham fazendo sanduíches em uma lanchonete. Elas tem que se informar sobre o gosto dos clientes, fazer um levantamento de mercado, curso de especialização. As letras estão ao nosso redor todo o tempo, só que as vezes nem enxergamos isso.



 Essa foi minha primeira experiência de estudo universitário e de trabalho na vida. Infelizmente durante minha graduação tive muitos problemas pessoais, do tipo: Super sérios!, então fui me afastando desse meu lado de professora.
Fiz alguns estágios e foi uma decepção. A educação de rede pública da minha cidade, que foi onde trabalhei, é péssima! Não dá condições ao professor, não dá condições a escola, e por consequência, o aluno não absorve da escola o que deveria.
É uma profissão muito difícil e desafiadora, é tanto que muitos professores desistem de fazer a diferença em pouco tempo de serviço, sendo só mais um professor qualquer.  No entanto, quando você percebe que um, apenas um aluno da sua sala aprendeu o que você queria transmitir, então seu dia está ganho.
Eu cursava Letras porque sempre quis ensinar Literatura. Tive bons professores nessa disciplina, e ambos me ensinaram a gostar, gostar não, é simplório demais, amar a literatura! Queria que isso fosse algo aberto às crianças desde a infância, como uma disciplina do currículo obrigatória, e não vir no ensino médio querendo que os alunos entendam de barroco e arcadismo quando não quiseram ler nem os livrinhos da série Vagalume quando crianças. Leitura é hábito que vem de berço e de cultura familiar, e quanto mais cedo a escola colocar para eles, mais cedo isso torna-se uma coisa comum.
Enfim, é uma profissão bela e totalmente complicada, mas gratificante ao extremo quando você faz a diferença em sala de aula. Alguém aí é professor?




Chamarei de livreiro todas as pessoas que trabalham em uma livraria, seja qual função for.
Eis o meu grande sonho de vida: abrir uma livraria.
Desde muito cedo quando as pessoas me perguntavam o que faria com os milhões de Mega-Sena se um dia ganhasse, eu dizia que abriria a melhor livraria da minha cidade, o que não é difícil visto que minha cidade quase não tem nenhuma, e olhe que é uma capital.
Minha livraria teria um jardim enorme com um palco baixo para Saraus e apresentações artísticas. Teriam estantes de livros nesse jardim cercado de mesinhas para que as pessoas pudessem sentar e ler os livros que quisessem. Teria uma área reservada para crianças: Com paredes pintadas lembrando contos de fadas (Peter Pan, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz...), toda a arquitetura do lugar seria restrita para os livros colocados nela. A livraria seria toda separada de acordo com tipologia dos livros: Chick- Lit com espaço de sofás e cafés, lousas para deixar recados e mimos de mulherzinha; Policial, com elementos que lembrassem os livros de Agatha Christie e o jogo Detetive; Fantasia... Ai, essa seria a mais fantástica de todas! Seria como ir ao um encontro daqueles que se vai fantasiado de personagem de livros e jogos. O lugar seria um sonho a parte!
Já deu pra perceber o quanto e há quanto tempo sonho com isso, não é? Pois é!
Sempre achei que eu seria o meu próprio chefe. Ninguém que fosse trabalhar comigo se arrependeria. Trataria bem meus funcionários para que eles sempre fossem ótimos com os clientes. Fariam especializações e estariam por dentro de todos os lançamentos de livros. Para trabalhar nessa maravilhosa livraria só teria uma regra: Amar os livros!



Eis o meu futuro.
Estou no terceiro período de biblioteconomia e já sou totalmente apaixonada pelo curso!
Sei que é uma profissão que pouca gente conhece, e que sofre bastante preconceito das pessoas. Sei disso na pele. Incontáveis vezes ouvi as pessoas dizerem que não precisava de graduação para aprender a guardar livros. Se eles soubessem o quão tapado é isso e o quanto de equivoco tem nessa frase, jamais repetiriam.
Um bibliotecário faz mais do guardar livros, e faz isso também! Imagine você procurar um livro sobre arquitetura em uma biblioteca e ele estar em uma prateleira de medicina. Já imaginou o tempo que você iria perder procurando esse livro? E como tempo é dinheiro...
Além de fazer esse pequeno trabalho e facilitar por horas as vidas do usuário, temos a total função de tornar as bibliotecas atrativas para todos os públicos. A maioria das bibliotecas são setoriais. Existem bibliotecas universitárias que tem em seu acervo uma vasta quantidade de livros acadêmicos. As bibliotecas escolares, voltam seu acervo com livros para as idades das pessoas que frequentam as escolas. As infantis sempre tem atividades extras para atrair as crianças. E assim vai... Existem bibliotecas para todos os tipos de público, ou pelo menos deveriam existir. Na minha cidade, por exemplo, não tem bibliotecas públicas.
É uma profissão com bastante campo num futuro próximo. Devo lembrar que não é apenas nas bibliotecas que os bibliotecários podem trabalhar. Toda empresa/ órgão que trabalhe com informação, pode precisa de um bibliotecário para organizar todos os documentos que existam ali.



Então pessoas, existem mais uma infinidades de profissões as quais eu poderia citar aqui, mas resolvi me segurar nessas três porque eram as que mais conhecia. Conhecem mais algumas? Exercem alguma dessas?
Quero saber a opinião de vocês sobre isso.
E agora tratem de ir aproveitar o dia do trabalho relaxando em frente ao mar ou assistindo um bom filme acomodado num sofá gostoso.