[Filme] Mortdecai - A arte da Trapaça




Sinopse: Charles Mortdecai (Johnny Depp) é um conhecido negociador de arte que conhece bem o submundo de seu meio, devido às vendas que volta e meia realiza. Casado com Johanna (Gwyneth Paltrow) e tendo Jock (Paul Bettany) como seu fiel escudeiro, ele passa por dificuldades financeiras que o obrigam a vender algumas das preciosidades que mantém em casa. Sabendo da crise, o inspetor Martland (Ewan McGregor) pede a ajuda de Mortdecai para resolver o assassinato de uma restauradora de quadros, morta quando estava trabalhando em uma pintura de Goya. Mortdecai é obrigado a aceitar a tarefa pois, caso a resolva, terá sua dívida com o governo perdoada. Só que Martland tem outros interesses ao mantê-lo afastado de casa, já que é apaixonado por Johanna e vê esta como a oportunidade perfeita de se aproximar dela, ainda mais ao saber da crise conjugal existente entre eles devido ao adorado bigode cultivado por Mortdecai.


Uma coisa é certa, Johnny Depp nasceu para interpretar papéis caricatos. Quem é fã - como é o meu caso - sabe que ele seleciona a dedo o que irá trabalhar, e normalmente vem com um ser mais estranho do que o outro, mesmo que aparentemente pareça comum. 

Temos ai as bizarrices de Tim Burton para demonstrar isso, com Alice no País das Maravilhas, Sweeney Todd e Eduardo Mãos de Tesoura; ou o Pirata fantástico de Piratas do Caribe. E completo essa lista com o excêntrico Mortdecai, um negociador de arte conhecido por suas tramoias. 


Eu confesso que minha vontade de ver esse filme foi única e exclusivamente por ter Johnny no elenco, e não existir um único filme do ator que eu ainda não tenha visto. E ainda que não tenha amado o enredo, me apaixonei por esse mais novo personagem que o cara dá vida. 

A principal ideia do filme é a de que existe esse negociador de arte, Charles Mortdecai, que mora em uma mansão de luxo ao lado da esposa, e que é conhecedor do submundo da arte. É um aristocrata falido que está prestes a perder sua casa se não arranjar o dinheiro para cobrir suas dívidas. 


A oportunidade aparece quando um crime seguido de um roubo de um quadro famoso acontece na cidade, e o inspetor Martland o chama para investigar o caso, já que Mortdecai conhece bem o rumo que esse tipo de artefato teria entre os bandidos. 

Então junto com seu companheiro e segurança, Jock - um lutador fantástico e que pega mulher como bebe água - Mortdecai vai em busca do quadro roubado, visando conseguir a parte do seguro para quitar suas dívidas e manter sua mansão. 

É um filme de comédia, e não do tipo inteligente. Banal, até. A história me lembrou bastante as do investigador de A Pantera Cor de Rosa. O legal é que o protagonista, igualmente ao da Pantera, é um ser bastante caricato e engraçado. Ele é o exemplo nato do rico homem das artes que não sabe como bater em um cara e foge do perigo na primeira oportunidade sem dar a mínima se vão chamá-lo de covarde no caminho. A graça dele é natural a sua personalidade, e aparece justamente por ser aquele que se esconde debaixo da mesa enquanto o faz tudo - Jock - entra na briga no lugar dele. 


É nitidamente um filme vendido pela atuação, e não pela história. Tem cenas engraçadas no roteiro, mas sem a equipe que atua ele não seria metade do que foi. Eu ri muito vendo o filme, mas é porque eu realmente acho graça nas coisas idiotas, e de idiotice esse filme está cheio. As vezes eu ria justamente porque não via muita inteligência no roteiro dele. Era tão besta, mas tão besta que era engraçado. Para quem acha um primor o humor de O Grande Hotel Budapeste, Mortdecai é um suspiro de graça boba. 


Não desmereço o filme para um sábado a noite, por exemplo. Ele tem seus bons momentos. Como disse, o elenco garante que isso aconteça. A caricatura que Johnny dá a Mortdecai é ótima e traça um tipo de burguês que entende muito de um único aspecto de sua vida, e é totalmente lesado para os outros. Gostei do personagem. 

Mortdecai é o tipo de filme que garantiria continuação se tivesse sido bem recebido pelo público e crítica, o que aparentemente não foi. O mundo da arte tem muitas tramoias, e um investigador no ramo é garantia de vários filmes. Contudo não acho que vá acontecer. 


No geral é um bom filme para rir um pouco e passar algumas horas do dia. Não venha esperando um humor inteligente e um enredo bem elaborado. Venha esperando um elenco bem entrosado, e algumas bobeiras que te farão dar algumas risadas.