Três gerações e a historia de um jardim esquecido

Título: O Jardim Esquecido
Autor: Kate Morton
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar
Amazon: Comprar

Sinopse: Kate Morton já vendeu mais de 10 milhões de livros no mundo.
Nova edição do livro de maior sucesso da autora.
Uma criança abandonada, um antigo livro mágico, um jardim secreto, uma família aristocrática, um amor negado. Em mais uma obra-prima, Kate Morton cria uma história fantástica que nos conduz por um labirinto de memórias e encantamento, como um verdadeiro conto de fadas.
Dez anos após um trágico acidente, Cassandra sofre um novo baque com a morte de sua querida avó, Nell. Triste e solitária, ela tem a sensação de que perdeu tudo o que considerava importante. Mas o inesperado testamento deixado pela avó provoca outra reviravolta, desafiando tudo o que pensava que sabia sobre si mesma e sua família.
Ao herdar uma misteriosa casa na Inglaterra, um chalé no penhasco rodeado por um jardim abandonado, Cassandra percebe que Nell guardava uma série de segredos e fica intrigada sobre o passado da avó.
Enchendo-se de coragem, ela decide viajar à Inglaterra em busca de respostas. Suas únicas pistas são uma maleta antiga e um livro de contos de fadas escrito por Eliza Makepeace, autora vitoriana que desapareceu no início do século XX. Mal sabe Cassandra que, nesse processo, vai descobrir uma nova vida para ela própria.
Publicado originalmente como O Jardim Secreto de Eliza.


Acredito que esse seja o terceiro livro que leio da autora. O segundo desde que comecei o blog, e já posso adiantar que é, de longe, o meu predileto deles. A questão do mistério na história é certamente o que carrega ela do início ao fim. 

Vemos esse livro em três momentos diferentes. Com Eliza, no passado, com Nell em um passado diferente e com Cassandra, que seria o nosso presente. Três mulheres fortes e maravilhosas, e que em nenhum momento deixaram a peteca cair. Sabe quando a gente está lendo um livro com vários narradores e fica torcendo para passar logo um deles e ir para o próximo? Isso não acontece aqui. Eu estava totalmente envolvida nas histórias das três. E aqui bato palmas para a excelente teia de acontecimentos que a autora teceu e que enlaçou essas mulheres. 

Quando eu pego um livro da Morton, já espero um tipo de romance. Mas no caso de Jardim Esquecido ele não acontece. Não realmente como se está esperando. É mais sobre a trajetória dessas três mulheres como pessoas individuais. Como elas fazem para se encontrar no mundo. Sinceramente? Achei de uma delicadeza e de um primor sem tamanho. 

Não posso dizer que fui apaixonada por qualquer uma das três narradoras de maneira excessiva. Gostava de coisas específicas em cada uma delas e penso que se juntasse tudo isso em uma única pessoa, seria de um resultado maravilhoso. Mas tinha uma certa magia no jeito como Eliza enfrentava as situações, como Nell descobria verdades e como Cassandra seguia em frente. Todas impulsionadas por uma constante vontade de saber quem eram e a que lugar pertenciam. 

Não venham para essa leitura esperando uma paixão arrebatadora, porque nenhuma delas pareceu ter sorte nesse quesito, com exceção de Cassandra, que no fim da história parece ter encontrado o seu "felizes para sempre". O livro não é sobre se apaixonar, é sobre se descobrir. 

O jardim não é respirável, como muitos jardins de livros com o título ou temática semelhantes. É apenas um lugar por onde essas mulheres passaram e deixaram suas marcas para que as próximas da geração pudessem colher. Pensando comigo nesse minuto, vi muito de O Jardim Secreto, aquele filme maravilhoso e antigo, nessa história. Principalmente na época de Eliza. Talvez haja alguma ligação, e talvez não. 

É um ótimo livro! Mesmo. Comparado ao outro livro que li da autora, esse ganha em disparado. E prende o leitor até a última página, ainda que eu tenha decifrado o que estava acontecendo um pouco antes. Só precisava de uma confirmação. 

Amei com gosto e super indico!