Dicas de como organizar sua estante de livros


Bom, como todos que me acompanham há algum tempo sabem, eu sou estudante de biblioteconomia. Em uma das minhas hilárias conversas com a linda amiga Rafaela Lima, que também faz o mesmo curso que eu, ela me abriu os olhos para uma verdade: Sou uma estudante de biblioteconomia, com conhecimentos sobre conservação, organização e preservação de livros que não usa tais conhecimentos em seu blog sobre livros. 
Percebem como isso é tenso? 
Foi pensando justamente nesse fato que ela me deu a ideia dessa coluna, e simplesmente AMEI!
Como primeira postagem, resolvi trazer algumas dicas importantes de como organizar nossas estantes de livros. Espero que vocês curtam!


Como organizar sua estante de livros


Começamos a comprar livros aos poucos, sem pretensões alguma. Um, dois, três livros, e até ai tudo certo porque eles cabem em qualquer cantinho do quarto; na escrivaninha, dentro do guarda-roupa, na mesinha de cabeceira da cama. E então nos pegamos com quinze livros. Nessa hora sentimos a necessidade enorme de ter prateleira, e por ser mais barata do que as estantes tradicionais, muitas pessoas fazem essa opção. Mas chega a hora que enlouquecemos de vez e compramos tantos livros que não cabem mais em prateleiras, e colocar mais delas é perder espaço das paredes do ambiente. Nessa hora nos vemos obrigados a comprar uma estante de ferro ou de madeira. 

Eu sou do critério que quanto mais longe do chão, melhor!
Então se é pra ter uma estante, que ela tenha pés e que não encoste no chão. Isso é uma ótima alternativa para manter a umidade longe dos livros. E se você optar por várias prateleiras, bom também!
Acho que isso vai do bolso e do gosto de cada um. Eu mesmo estou prestes a reformar caixotes de feira e substituir minha estante e minhas prateleiras. 



Então temos o tipo de suporte que escolhemos para os livros, e agora, como arruma-los?
Olha, isso também vai do critério de cada pessoa, eu mesmo já mudei o tipo de arrumação da minha estante pelo menos cinco vezes e nunca me sinto satisfeita. Tento arruma-la da forma que melhor facilite para mim.
Nenhum dos meus livros acadêmicos fica na mesma estante dos meus livros de diversão.
Os primeiros ficam em uma estante de ferro junto com material de Xerox dos cursos que já fiz.
Então se você dispõe de espaço, pode começar arrumando por ai: Material acadêmico/ Escolar de um lado e material de coleção/ diversão, de outro.

Fiz um pequeno resumo de algumas formas com as quais vocês podem arrumar seus livros na estante. Saca só:

Esse critério é básico para mim. Não sei arrumar minha estante misturando livros grandes e livros pequenos. Acho horrível isso!
Então mesmo que os livros do mesmo autor e da mesma série tenham tamanhos diferenciados, como é o caso da série Os Lobos de Mercy Falls, da escritora Maggie Stiefvater, eles ficariam separados de acordo com meu critério principal de arrumação. 

O primeiro livro é completamente diferente dos demais, seja em tamanho, como em diagramação.

Quando comecei a organizar minha estante era essa a arrumação que ela tinha: Por Editora.
É um ótimo modo de se arrumar uma coleção pessoal! Eu pessoalmente achei bem eficiente.
Um dos grandes problemas desse tipo de arrumação, é que quando o mesmo autor tem uma série publicada por editoras diferentes, eles se separam na estante. Por exemplo, a série dos irmãos Wolfe, do escritor Markus Suzak.
Os dois primeiros vieram pela editora Bertrand, e o último que saiu, foi pela editora Intrínseca.
A segunda editora não se preocupou nem em manter a altura dos dois primeiros livros da série.
Então, em exemplos como esse, a forma de organizar por editora torna-se meio ineficaz. E foi esse motivo que não me deixou continuar a arrumação por editora. 

Os dois primeiros são da Editora Bertrand Brasil, e o terceiro saiu pela Intrínseca.

Comigo esse tipo de arrumação não funciona de um modo geral porque alguns autores têm livros de tamanhos diferentes (altura), e o primeiro quesito que uso para arrumar minha estante, é o da altura.
Livros pequenos, mesmo que tenha um espaço reservado para o autor na prateleira de livros grandes, será separado pelo simples fato de não manter a estética em nada! Os livros do escritor Alessandro D’Avenia são exemplos disso. Um é pequeno, e o outro é de tamanho maior. Vale ressaltar que são da mesma editora, e que isso foi uma completa desatenção, em minha opinião. 

Nessa foto não parece, mas o primeiro livro é muito menor do que o segundo.


Essa é a arrumação que segue na minha estante.
Acho prática e já sei em que prateleira procurar quando quero um livro distópico, por exemplo. Adoro saber quantas fantasias e quantos policias têm na estante!
Temos um pequeno problema aqui com o autor.Alguns autores escrevem em gêneros diferentes.
Scott Westerfeld tem uma série de distopias: Feios, e tem séries de fantasias como Leviatã e Midnighters. Então nesse caso, os livros dele ficariam separados na estante.




Acredito que esse tipo de arrumação sirva dentro de um gênero, por exemplo.
Você pode arrumar toda a sua estante com ordem alfabética de autores, ou de títulos.
Mas para quem tem uma coleção longa, isso é bem expansivo. Imagina quinze estantes organizadas desse modo? E quando forem chegando mais livros da letra A, por exemplo, temos que tirar os debaixo e refazer a arrumação de ordem? Isso é tão trabalhoso que dá até preguiça de pensar sobre. O que acham então de colocar desse modo dentro de uma arrumação de gênero ou de editora? Acho que ai sim funcionaria. 

Não achei uma foto que melhor exemplificasse

Isso não rola comigo de forma nenhuma!

Veja a série de Os Encantados do Ferro, de Julie Kagawa... A série é a mesma e cada livro tem uma cor diferenciada, o que é bem comum no caso de séries; mas de acordo com essa arrumação eles ficariam separados na estante. E de jeito nenhum que vou separar uma série porque um livro é roxo e o outro é verde! 




Acho que tenho duas outras formas de tratar os livros não lidos.
Uma delas é deixar fora da estante, em uma pilha perto da cama ou na escrivaninha para te lembrar de que os livros precisam ser lidos. Outra é marcar os livros não lidos com adesivos de cores diferenciadas. Eu uso três cores nos meus:
Vermelho: Não lido
Azul: Lido
Amarelo: Lendo





 Obs: Lembrando que é interessante se usar adesivos livres de ácido (Acid-Free). Você encontra em papelarias que vendam material para álbuns de scrapbook. Todo material de scrap é livre de ácido, e interessantes de se usar nos livros.



Acredito que arrumação de estantes sejam modos de filtragem que fazemos para embelezar o espaço dos nossos amados livros, ou para nos facilitar na hora da busca por um título. De início pode não ser importante essa coisa da arrumação, mas depois de algum tempo, quando seu quarto não couber mais livro algum, e quando você começar a se perder perto de tantos títulos, você estará desesperado por uma arrumação que lhe oriente.

Outra coisa importante na estante é deixar sempre um espaço reservado, mesmo que pequeno, entre um livro e outro. Os livros também precisam de oxigênio para não pegar mofo, e deixar eles sem espaço um pro outro limita esse oxigênio, além de que fica horrível para tirar da estante.


Lembrando que deixar o livro muito folgado, força a parte embaixo dele e acaba amassando. O ideal é que o espaço para tira-lo caiba o seu dedo. E caso seus livros não sejam em quantidade para isso, coloca um peso de um lado, ou dos dois. O importante é mantê-los em pé e respirando.

E então entro em outro ponto importante, o qual não cumpro por falta de espaço...
Livros devem ficar em pé!
Livros deitados forçam os que ficam embaixo, por conta do peso. Sem contar que é muito ruim de tirar quando a pilha fica bastante grande.


Uma dica?
Se seus livros são empilhados deitados, arruma algum tipo de suporte, uma tábua ou porta que você não use mais, e tente coloca-los em pé da melhor forma possível.
Sei o quanto essa dica é complicada, eu mesma não consigo aplicar na minha própria estante/prateleira improvisada, mas já arranjei algumas madeiras compridas e elas substituirão essas azuis ai. Ainda não coloquei porque vou comprar a Mão Francesa no mês que vem.  


E então, pessoal, gostaram das dicas?
Como vocês arrumam suas estantes? 
Não me deixe no vácuo, quero a participação de todos, heim!