Resenha de "Encanto" (Tricia Rayburn)

"Momento: Livro do meio"

Sinopse: Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias - mulheres fatais das profundezas marinhas - e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker - e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias. (SKOOB)



Resenha do primeiro livro: Sereia

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu gostei do primeiro livro dessa série. A autora sabe trabalhar bem com a mitologia das sereias sem se tornar um coisa chata ou forçada demais. 

Encanto é o livro do meio dessa série (Eu acho), e como qualquer livro do meio, ele foca no desenvolvimento da protagonista nessa descoberta amarga de que ela é uma sereia. Sim, porque aqui não temos aquela merda que vemos nos filmes de sereias da sessão da tarde, aqui o negócio é tenso, denso e extremamente fácil de se ler e difícil de se assimilar. 

Vanessa está passando por uma fase de readaptação. Ela descobriu quem era, e com isso vem as necessidades corporais de uma sereia agindo sobre a garota. Já tomou água do mar durante um mergulho? Pois bem, isso é uma das poucas coisas que a acalmam. 

Agora ela esta de volta à sua rotina, com a família e tendo que suportar a saudade de Justine da forma mais próxima possível. Só Simon para acalma-la, mas acreditem, ela consegue fazer drama até desse relacionamento com ele. Vanessa está confusa e despreparada para enfrentar essa nova novidade da vida dela sozinha. E quando coisas estranhas começam a acontecer ao redor dela, então chega a hora de enfrentar seus medos e descobrir o que esta acontecendo. 

De certo que a protagonista é uma daquelas cheia de problemas, mas que tem uma coragem ímpar para resolve-los. Sempre gostei de Vanessa, e mesmo que ela tenha feito umas merdas nesse livro, continua sendo uma grande protagonista pra mim. Aqui ela esta mais desnorteada do que o normal, sem contar que guardar seu segredo nunca tinha sido tão difícil, e quando ela acredita que seu namorado a ama por conta de quem ela é, não que ele soubesse, é claro, daí ela começa a enlouquecer de vez. 

Simon continua tão maravilhoso quanto qualquer nerd deveria ser. Ele é o porto seguro de Vanessa. É um personagem de uma maturidade e de um amor controlado e delicioso. Não tem como não gostar dele. Não mesmo!

Parker aparece nesse livro para balançar o esqueleto desse relacionamento, mas já vou dizendo que não é um triângulo amoroso, não nos termos reais e funcionais dele. Não fiquei nervosa com esse relacionamento pois entendi o que a autora estava querendo fazer em relação a ele. Era só mais uma peça do poder da garota. 

Vanessa também entra numa busca para tentar descobrir mais coisas acerca da família dela. O que passa a ser um alívio e um tormento. Gostei da forma como a autora conduziu essa parte da trama. Ela trabalhou os conflitos familiares sem deixar esquecer o lado fantasia adolescente da história. 

Como o primeiro livro dessa série era bastante investigativo, esse também não foi muito diferente. Contudo o primeiro conseguiu me prender bem mais quando o assunto era a investigação. Aqui ficou mais parecendo um crime psicológico, entende? Uma briga na mente de Vanessa para descobrir o que anda acontecendo e porque tudo esta tão próximo a ela. 

O primeiro livro ainda é meu predileto, mas aqui temos um livro do meio que não deixa muito a desejar. Conseguiu me prender com a mesma maestria do primeiro e fiquei totalmente obcecada pelo terceiro volume. Não, o livro não acaba de um modo angustiante, pelo menos não em termos gerais, mas a autora deixa claro que tem muita coisa ainda para acontecer, e muita coisa para ser amarrada. 


A ansiedade pelo terceiro volume é grande, porque vai ser nele que vou me apoiar para avaliar essa série como um todo. Para quem não sabe, esse volume já tem capa e deve estar saindo por esses próximos meses. Vamos esperar para conferir. 

Se você gosta de fantasia e ainda não começou essa série, fica ai a dica!