Resenha de "Cidade das Cinzas - Instrumentos Mortais 2" (Cassandra Clare)

        "Como sempre, Cassandra Clare maravilhosa!"

A sinopse tem spoiler do primeiro volume, mas a resenha não tem
Sinopse: Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace.

Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai?


Ok, depois da polêmica notícia de que talvez a série não ganhe uma continuidade cinematográfica, o que acho o maior absurdo! Se começou o babado, continue! Se não funcionou de um jeito, tenta de outro!
 Mas fazer o que? Cinema também é comércio e se um produto não está rendendo, hora de se desfazer dele. 
Bem, não vim falar desse fato, na verdade depois que assisti ao filme, corri para tirar as teias de aranha do meu Cidade das Cinzas da estante e tratei de continuar essa série que tanto gosto. Não é minha série de fantasia predileta, mas acho a autora uma danada quando se trata de desenvolver uma trama, então fiquei meio que fã dela. 

Não vou me atentar aos fatos que ocorrem no livro, visto que esse é o segundo da série e qualquer pouca coisa que eu disser, vira muita. Então vou escrever sobre o que senti com o livro num todo. Se você leu o livro e quer conversar mais sobre ele, me chama no Facebook que a gente vai ter muita coisa pra se conversar, beleza?

Bem, os livros do meio da Cassandra Clare tem a feliz diferença der ser completamente amarradinho quando se trata da trama em específico, mas ela abre mais portas para mais coisas a serem resolvidas. Os acontecimentos que ainda estão em aberto desde o primeiro volume, continuam abertos, e pior, criam-se vários outros. Confesso que isso me deixou meio perdida em alguns momentos. Tenho problemas sérios para lembrar dos nomes de personagens e do que eles são responsáveis no livro. #SindromeDory


Alguns personagens são acrescentados, e inclusive fiquei bem feliz com uma em específico pois ela tem um sobrenome muito amado por mim. Alguém ai conhece algum Herondale??? Forte, lindo, misterioso e teimoso que só a moléstia? 
Pois é, nesse volume temos um descendente de Will (Sim, o de Peças Infernais). Não é um personagem só amores, muito pelo contrário, mas ela tem muito do temperamento de Will quando se trata de ser cabeça dura. Amei essa aparição!!

Temos novos seres mitológicos entrando em ação por aqui. Nunca tive tanto pavor de fadas! hehehe
Mas já vou dizendo... Simon continua sendo meu personagem favorito dessa série. Adoro os comentários de nerd que ele tem para tudo do mundo sobrenatural. Ele é um personagem tão leve e divertido que não destoa do ambiente quando o assunto é seres de outro mundo. E sinceramente? Não gostei do rumo que a autora deu a ele. Simon era toda a minha normalidade nessa série, e eu amava isso! Não sei como vou me comportar com essas mudanças no próximo livro, mas uma coisa é certa, já estou com o coração na mão! 

Algumas coisas novas são reveladas, e consegui captar alguns futuros desfechos para muita coisa. O que me deixou um pouco triste, porque logicamente a autora vai resolver a problemática maior de Jace e Clary da forma mais dentro da normalidade e socialmente aceitável possível. Gostaria que ela fosse do contra e desenvolve-se algo novo, mesmo que fosse meio repulsivo. Mas tudo bem, é uma série para adolescentes e compreendo o raciocínio. Não estamos falando de Eça de Queiroz, né? 

Valentin continua mais idiota do que o normal. Sério, não consigo me apegar a esse personagem porque não consigo compreender o que ele ganha agindo como um babaca total. Tudo bem que ele é um babaca esperto, mas com uma inteligência daquelas, poderia estar dando um golpe de Estado e não cheio de mimimi que nunca chega à lugar algum. Muito porre!

Clary continua atrevida e linda, Jace está mais chato do que o normal. 
Ainda esperando a hora de me apaixonar por esse personagem de verdade. Por enquanto só rola uma vontade de deitar ele de bunda pra cima e bater um bocado com uma frigideira nele. 

A trama central do livro foi resolvida, e ela ficou bem convincente, mas ainda prefiro o primeiro livro. Acho que as ações dele estão mais dentro do que espero dessa série de modo geral. Contudo a escrita de Clare é maravilhosa e não dá pra se entediar com Cidade das Cinzas. 

É um bom livro do meio! 
Fiquei coçando para ler o próximo, mas vou esperar até mês que vem para saber o que acontecerá. Não se preocupem que depois venho contar para vocês o que achei. Até lá... Vou acreditando que eu sou boa em dedução e que sei exatamente o que vai acontecer em Cidade de Vidro. E esperando loucamente que eu esteja errada e que Cassandra Clare dê uma porrada em mim e me mate de surpresas.