Resenha de "A desconstrução de Mara Dyer" (Michelle Hodkin)

"Perfeito!"

Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la.... (SKOOB)




Só Deus sabe o tamanho da minha vontade de ler esse livro desde a primeira vez em que vi a capa dele em inglês. Essa á uma das melhores capas que já tive o prazer de admirar e fiquei bastante feliz da Galera ter mantido. Só fico triste pelo valor desse livro. Ele é daqueles menores e tem nem 400 páginas, mas ele custa 40,00 e o livro digital custa 27,00. Sei que isso é triste, mas acontece que consegui ler, e fiquei simplesmente encantada com ele!!

Mara Dyer é uma adolescente que passou por um trauma muito recente. Seus amigos morreram em um desabamento onde ela também estava e era a única que tinha saído com vida. Acontece que ela não se lembra de nada no dia do acidente. Não lembra nem como chegou lá. Atormentada por pesadelos e comportamentos meio loucos, Mara começa a se isolar de todos a sua volta. A família, então, resolve se mudar para uma nova cidade para que sua filha tenha tempo para se acostumar com a falta do ex namorado e da melhor amiga, mortos no desabamento.  

Mara se sente deslocada em qualquer lugar que chegue. Não consegue conversar normalmente com a família, a não ser, talvez com o irmão Daniel.


A garota tem surtos psicóticos que a faz escutar coisas que não deveria, ver pessoas que estão mortas e vivenciar sonhos que mais parecem lembranças. Isso tudo acompanhado a uma escola nova e um gatinho super maravilhoso. Ou seja, Mara tem que lidar com os problemas de adolescente, além dos problemas que ela não sabe se são mentais ou não.

O livro tem clichês? Sim, vários!
Essa coisa de popular da escola linda e maravilhosa rejeitar a novata estranha é tão comum que praticamente um filme por semana da sessão da tarde vai passar algo com essa temática. O fato de Noah ser um boyzinho perigoso e totalmente atraente também é um clichê dos mais trabalhados. Mas nada disso tira o brilho de Mara Dyer.

O livro tem uma pegada sobrenatural que puxa para o terror. O negócio era tão tenso que em muitos momentos eu ia conferir se a porta do quarto estava realmente trancada de madrugada. Mas é um terror bem psicológico, gente. Não se sabe se o que acontece ao redor da garota era fruto da imaginação dela realmente ou se acontecia de verdade, mesmo sendo nada crível. E na verdade terminei o livro sem saber se ela estava enlouquecendo ou se era assombrada por fantasmas.

A família de Mara foi um supor ponto positivo na história! Eles são ótimos, bem entrosados e até quando parecem ausentes e despreocupados, eles tem um peso nas cenas em que estão juntos da garota. Existe algum segredo do lado da família da mãe o qual acho que será uma chave interessante para o futuro da senhorita Dyer. Aposto nisso!

Noah é tudo o que há de bom!
Mesmo sendo um clichê, ele foi um dos personagens bem trabalhados!
Ele exala segurança e sensualidade. É uma característica tão marcante do personagem que não tinha como ignorar isso mesmo quando ele estava com raiva e brigava com alguém. Foi um personagem que me prendeu pelas falas bem pensadas, ou a falta delas. Pelo magnetismo natural, além de que estava mais presente na vida de Mara do que normalmente ela permitia alguém estar. Acho que terminei o livro conhecendo melhor Noah do que Mara, mas não foi culpa da garota, a autora realmente não queria que a protagonista fosse transparente. Na verdade ela colocou uma sombra ao redor dela que a torna amedrontadora e fantástica!

A autora trabalhou muito bem as cenas de suspense/Terror da história. Tudo é conduzido de modo a não dar pistas para os leitores sobre se Mara é ou não psicótica. O livro todo tem um ar vintage e perigoso. É muito bom!

O final é realmente de tirar o fôlego. Eu me peguei gritando pela casa pela forma como a autora terminou, e estou já lendo em inglês para ver o que acontece depois daquilo. Confesso que o final era uma desconfiança na minha cabeça, mas mesmo tendo desconfiado que aquilo aconteceria, a autora me fisgou pela forma como ela apresentou, entende? Tipo...OMG, e agora?


O romance do livro é lindo, o enredo muito bem construído e os protagonistas são realmente bons! Não tinha como não gostar desse livro, e fiquei bem feliz por não ter desistido de ler e ter, enfim, me afogado nos pensamentos confusos de Mara Dyer. 

P.s. O ensaio fotográfico para esse livro é simplesmente DIVINO!