Resenha de "Esconda-se" (Lisa Gardner)

"Autora fantástica!"

Nome: Esconda-se
No Original: Hide
Autor (a): Lisa Gardner
Páginas: 440
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!


Como passei tantos anos da minha vida sem ler Lisa Gardner? 
Pois é, eu não sei e estou com muita raiva disso no momento. 
Sempre fui uma pessoa chata quando se trata de livros policiais. Não são todos os que leio, e quando leio acabo achando que ficou faltando alguma coisa. Depois de Conan Doyle e Agatha Christie, nada parece ter mais sentido na literatura policial. Mas eis que essa mulher surge e me conquista por inteiro. 
Esse livro é o segundo da série dessa detetive, D.D. Warren. Só que a NC está publicando os livros em uma ordem meio fora do normal. Não me incomodo com esse tipo de coisa, já que são livros policiais e individuais entre si, contudo sei que existem informações pessoais sobre a própria D.D. que estarão mais avançadas para quem começa a ler pelo quinto livro. Entendem do que estou falando? 

Esconda-se conta a história de Annabelle, uma menina que sempre teve um pai neurótico por segurança e vivia se mudando com ela nas costas. Isso a incomodava bastante, ao ponto de achar o pai maluco. Mas quando ele morre, ela resolve ir para Boston recomeçar sua vida. Claro que anos vivendo com alguém obsessivo por segurança mexe com as idéias de qualquer pessoa. E Annabelle que criticava a forma do pai encarar tudo, acaba sendo bem parecida. Ela volta com o nome de Tanya, usa milhões de trancas na porta de casa e toma várias precauções antes de sair na rua. A garota percebe que a loucura do pai podia não ser tão louca quando seis corpos são encontrados na cidade, e um deles tem o nome de Annabelle na identificação. É ai que a história começa a se desenvolver. 

Ai gente, como não amar a escrita dessa mulher? 
Ela cria ligações tão perfeitas na trama, que me peguei imaginando se o que aconteceu foi real ou ela realmente imaginou. A danada usa termos policias e forenses que são bem técnicos, e isso exige uma pesquisa do caramba por parte de quem escreve. Ela consegue unir o real da polícia com a literatura policial. Quase não se vê distinção entre as duas coisas, e acho isso genial por parte de um autor desse gênero. 

Lisa não é crua na sua narrativa, o que evita repulsa por parte de quem lê. Ela é mais um pequeno gênio que cria personagens bem desenvolvidos e audaciosos. Amei a D.D., como também amei a pessoalidade e genialidade de Bobby. E como vocês sabem que morro de amores por livros com personagens bem desenvolvidos, me apaixonei por esse. 

Quase nunca leio livros polciciais, mas quando leio pego um embalo lega na história. A literatura nesse gênero tem que ter essa coisa da facilidade de cativar o leitor. Lisa sabe bem fazer isso, como também posso falar que ela cria um vilão com potência 100%. Fantástico! 

Talvez eu mudasse um pouco a velocidade das cenas finais da história, mas não consegui me incomodar com isso, já que levei em consideração todo o resto. Quando o defeito é pequeno, a gente acaba relevando. 

Enfim, é um livro que indico muito para quem curte o gênero, e indico também para quem, como eu, não tem costume de ler e queria tentar. Tudo mundo fala que essa autora tem uma narrativa que sempre cativa. Espero que seja verdade, já que estou prestes a comprar um outro livro dela de tão louca de saudade que já estou da D.D.