[Retrospectiva] Top 10: Melhores livros do ano de 2013


Olá pessoal!
Primeiramente queria desejar um 2014 maravilhoso para vocês. <3
E como primeira postagem do ano, resolvi colocar os dez melhores livros que li em 2013. Pode apostar que foi bem difícil de selecionar esses livros. Tinha uma lista de vinte e um que fui podando aos poucos. Pensei primeiro em separar por categorias e escolher o melhor dentro daquela categoria, mas não consegui fazer isso visto que alguns outros que pertenciam as mesmas categorias do livro anterior, ficariam de fora e tinham sido leituras do caramba. Então foi com dor no coração que cortei os três últimos até ficarem esses dez. Mas farei um extra no final da postagem colocando os nomes de todos os outros que acabaram ficando de fora. 
Espero que curtam. 


Indexação: Fantasia/ Distopia/ Ficção Científica Espacial

Parte da resenha: "A autora tem uma certa mágica em criar situações que envolvem outras anteriores e nos deixar presos pelas que ainda acontecerão. Como os capítulos são alternados entre Amy e Elder, ela consegue manipular o leitor de um capítulo à outro numa facilidade incrível. Os acontecimentos desse livro são bem mais fortes na parte social da convivência, e quase não se vê o romance no meio; mas isso nem me incomodou. Acho que esse livro tem como forte justamente essa nave, as pessoas que vivem dentro dela e todo o espaço à volta de Godspeed." 



Indexação: New Adult/ Road Trip

Parte da resenha: "Estou em um momento de minha vida que ando deprimida com o mundo, comigo, com minhas escolhas e algumas atitudes que ando vendo ao meu redor. É como se eu quisesse abraçar o mundo e não conseguisse, e acabo me deprimindo. Ler Entre o agora e o nunca, me tirou de uma zona maluca, para me colocar em outra, também não é uma zona de segurança, muito pelo contrário, mas me fez ver que posso ter algum tipo de esperança em coisas que deixei de acreditar. Quantas vezes tive vontade de pegar uma mochila e cair na estrada... Nossa, muitas!"



Indexação: Sobrenatural/ Fantasia/ Pesadelos

Parte da resenha: "O livro tem uma pegada sobrenatural que puxa para o terror. O negócio era tão tenso que em muitos momentos eu ia conferir se a porta do quarto estava realmente trancada de madrugada. Mas é um terror bem psicológico, gente. Não se sabe se o que acontece ao redor da garota era fruto da imaginação dela realmente ou se acontecia de verdade, mesmo sendo nada crível. E na verdade terminei o livro sem saber se ela estava enlouquecendo ou se era assombrada por fantasmas." 

Indexação: Young Adult/ Drama Familiar/ Perdas

Parte da resenha: "Ai, gente! Eu poderia passar o dia aqui escrevendo e não conseguiria fazer vocês sentirem o que senti lendo Métrica. Ele é duro e real e lindo e mágico!
O livro me tocou de uma forma que não consigo tira-lo do meu lado. Não consigo me desapegar dessa história. E não estou com presa nenhuma para isso.
Se vocês precisam de mais um motivo para ler, pensem assim: Ele vai tirar seus pés do chão, de uma forma brusca, de uma forma pegajosa, de uma forma anormal. Mas só o fato de tirá-lo do chão, é motivo para ler. Quem não gosta de voar?"



Indexação: New Adult/ Drama Familiar/ Rush

Parte da resenha:"Enfim, é um romance New Adult muito do fofo! 
Blaire é linda, perigosa e até que um tanto inocente; mas essa inocência não pareceu forçada em momento algum. Foi uma das poucas histórias que li e não achei chato o fato da ter uma protagonista virgem. Acredito que a autora soube explicar isso de um modo que me convenceu facilmente. Ela é uma menina esforçada e trabalhadora. Não leva desaforo para casa e é bem provável que ela lhe dê um tiro na cabeça se você passar a mão nela."




Indexação: Adolescentes/ Drama/ Doença/Poesia

Parte da resenha: "D'Avenia traz uma história nem tanto incomum, mas cercada de uma escrita magistral e ascendente. Senti cada sentimento de Leo, sorri com o humor negro dele, chorei quando ele entrou em desespero. Fui esse personagem por todo o tempo em que li o livro. Sinto que agora o sangue de Leo corre em minhas veias também, e nada é mais o mesmo. Fiquei encantada com a facilidade com a qual o autor fala sobre esse mundo de adolescentes. Mas é até compreensível, visto que o próprio D'Avenia, também é um professor de adolescentes. Fica fácil falar sobre o que se conhece, e ele foi divino nisso." 



Indexação: Fantasia/ Assassinos

Parte da resenha: "E não é que o livro tem uma pegada forte de magia? E acredite, a construção desse elemento na história foi coisa de gênio! Eu fiquei totalmente polvorosa porque não conseguia entender onde aquilo se encaixava, até que no fim e encaixou e eu disse:  Caracaaaaaaa!!! Que massa! 
O livro é em terceira pessoa e em poucos momentos vemos os pontos de vista de outros personagens, o que foi maravilhoso para mim! Além de que as cenas de ação são tão bem escritas e roteirizadas, que me peguei pensando se por acaso a autora não teria uma pegada de roteirista. A cena de luta final é sufocante!"


Indexação: Cartel de drogas/ Realidade

Parte da resenha: "Daqueles livros que são reais o suficiente para chocar, porque é incrível como o real nos choca muito mais do que seres imaginários e irreais. Me apaixonei pela escrita narrativa/ roteirizada do autor. O fato do cara ter sido um detetive está nítido nas informações que vemos no livro. O fato dele ser um puta de um autor, está nítido na construção dos personagens singulares e em como ele os une. Fantástico é pouco para descrever isso tudo. É o real que me incomoda e que me fascina nessa história. 




 Indexação: Distopia/ Fantasias/ Segredos/ Clareira

Parte da resenha: "Entenda o seguinte, sabe quando você esta lendo e o livro é bom, mas linear? Esqueça linearidade nesse livro! Ou melhor, esqueça tudo o que vocês acham que sabem sobre a escrita de alguém e tratem de ler Dashner. O cara tem a melhor escrita em terceira pessoa que já vi! Sempre achei que a narrativa em primeira pessoa ajudava o leitor a se aproximar dos personagens, isso até ler Dashner e ficar tipo \o/  Ele realmente me aproximou de Thomas, sem contar de Minho e de Newt e de... Pois é, deu para perceber que os caras mais fodas do ano eu tirei desse livro. Amores eternos por eles!"


Indexação: Drama/ Intersexual

Parte da resenha: "O negócio era o seguinte... Eu não conseguia formar um ponto de vista porque não existia um que fosse totalmente aceitável na minha cabeça. Era tudo muito confuso! Por exemplo, se eu tivesse um filho com dois sexos e tivesse criado ele a vida inteira como se fosse um menino, e então eu resolvesse me candidatar na política de um dos países mais conservadores do mundo, pensaria logicamente como meus eleitores reagiriam a isso. E nem venham com essa de que “isso é besteira!”. Galera, eu sou uma pessoa que me considero sem preconceito algum com quase nada, principalmente em se tratando de sexualidade; mas quando eu li esse livro e me coloquei em certos pontos de vista, percebi o quanto ser intersexual é mais confuso do que ser homossexual."



Os livros que foram cortados: Marina, Química Perfeita, Anjo Mecânico, Menina de 20, O homem visível, Cidades de Papel, Na ilha, Sessão de Terapia e Coisas que ninguém sabe.