A 5ª Onda - E o porquê esse filme poderia ter sido grande

Data de lançamento 21 de janeiro de 2016 (1h 52min)
Direção: J Blakeson
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe
Gêneros Ficção científica, Aventura
Nacionalidade Eua

Sinopse: A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar.

 A 5ª Onda é um bom livro. Mas as coisas nas adaptações costumam ser tão toscas. que não se espera muito delas. No caso desse filme em específico, ele ficou uma completa porcaria, e poderia ter sido grande. Ah, se poderia! 

O começo é muito legal e ajuda a criar expectativa de que o filme possa ser uma boa adaptação. A cena inicial é bastante similar a do livro. Ouso dizer que idêntica. Mas as coisas boas param por ai. O que começa com uma grande cena, se perde na mesmice do que anda sendo esses filmes baseados em livros bacanas. 


Como no livro, o meu personagem predileto é o Ben. O problema é que se no livro o personagem tinha grandes cenas, o que ajudava o leitor a se entrosar com ele e entender suas ações e consequências, no filme isso não acontece. Uma cena ou outra jogada no meio de duas horas de filme não ajudou em nada a quem não leu a construir um perfil legal do Ben e das pessoas que estão juntas a ele em treinamento. O que gerou um estranhamento e uma preferência pelas cenas de Cassie e Evan - e que no livro eram super chatas, para mim. 


Já Cassie, que no livro era até uma personagem interessante, ficou uma chata total com a Chloe interpretando. E veja que não estou culpando a atriz, e sim o roteiro. Sei do que ela pode ser capaz. Assisti Kickass, ora bolas! 

Volto a dizer que o grande problema de A 5ª Onda foi o roteiro. Na verdade sempre comentei que não achava que ele renderia um bom filme. Apesar do livro ser interessante, ele é muito mais reflexivo do que de ação, e no cinema distópico essa ação é o que vende. E, a não ser que os roteiristas sejam muito bons para transmitir os dramas pessoais dos personagens, ele cairia no mais do mesmo. 

Se temos a ideia de um embate entre o que é bom e ruim. Quem é o mocinho e quem é o bandido, isso se perdeu totalmente nas cenas aleatórias que os roteiristas usaram para explicar o lance "alienígena" nesse filme. 


Lembrou-me um pouco do que fizeram com A Hospedeira, que tinha uma ideia semelhante. E exatamente como no outro caso, o livro funciona melhor do que o filme pelo entendimento das questões culturais internas e psicológicas dos personagens. Não é fácil transmitir certas coisas no cinema. Acaba que a produtora do filme opta ou por um diretor que trabalhe bem as ações, ou bem os dramas internos dos personagens. E no caso desse filme, o diretor não soube muito bem o que fazer com nenhum dos casos. 

Até tem cenas interessantes acerca das "ondas". O que poderia ter sido um puta filme focado na sobrevivência dessas poucas pessoas restantes das terríveis ondas alienígenas, se perde em mais um drama adolescente com ênfase nas relações de Cassie com Evan e Ben. E aí eu entorto a boca e desisto dele. 


Fico triste. Sério mesmo. Porque há uma grande chance de termos mais um filme sem continuação no cinema por falta de planejamento de quem o faz. Pensam em algumas coisas e não em outras. 

Se o cinema de adaptações está ajudando a criar novos leitores, isso já é um puta lucro. Afinal, dificilmente um filme será tão bom quanto um livro. Mas se for para começar, vá até o fim! Não acho justo com quem não lê que uma produtora se jogue numa proposta e desista dela porque fizeram um péssimo trabalho.