Resenha de "Três coisas sobre você" (Julie Bauxbaum)

Título: Três coisas sobre você
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Poucos livros YA chamam minha atenção logo de cara. É quase sempre preciso tempo e paciência para entender o que a autora queria com aquele personagem, e qual a ideia da história. Apesar disso sou completamente apaixonada pelo gênero - quando bem feito - e foi isso o que aconteceu: Apaixonei-me por Três coisas sobre você. 

Jessie é nova na cidade. Saiu de Chicago e foi morar com o pai e a nova madrasta na Califórnia. Tem pouco tempo que sua mãe morreu de câncer, e aquilo parece muito ruim para ela. Além de ter perdido o braço direito, a mãe, teve que largar a cidade que conhecia e a melhor amiga e enfrentar tudo novo. Inclusive a escola caríssima, que a madrasta paga de bom grado. 

Ser um pássaro novo no ninho é complicado em qualquer lugar. Imagina se você se veste de modo simples e vai estudar num colégio onde as pessoas passam férias no Kilimanjaro! É isso que Jessie enfrenta. Se sente excluída e bizarra, até que recebe um email anônimo de alguém que diz ser seu novo anjo na escola nova. E não é que é! 

São essas conversas com "Alguém, ninguém", que faz com que Jessie leve de modo um pouco mais leve a situação. Eles parecem meio ferrados juntos, e de alguma forma estão em sintonia. Sejam pelas piadas com humor negro, ou apenas piadas. Eles combinam. 

Paralelo a esse amigo virtual, ela conquista duas novas amigas, duas novas inimigas, um emprego improvável e um irmão revoltado da vida. Isso tudo junto com um pai meio ausente, e uma madrasta que é tão poderosa que tem uma governanta só para organizar a vida doméstica dela. 

O livro parece tão comum, não é? E de alguma forma ele é mesmo. Não tem explosões de acontecimentos, ou reviravoltas dignas de "owns". São as situações desse novo cotidiano de uma adolescente, e como a vida dá um jeito de você vê o copo sempre meio cheio, se você parar para observar com calma. 

Ainda assim eu gostei MUITO. Provavelmente porque a autora tem uma beleza escrevendo deliciosa, e eu adoro esse tipo de coisa! As vezes o livro é super simples, mas a escrita conversar com você ao ponto de torná-lo grande. Os livros se tornam bons para quem lê justamente pela experiência que se tem com ele. Por isso as vezes uma pessoa ama e outra odeia o mesmo livro. Ele não atingiu de mesmo modo aquelas pessoas. Talvez uma estivesse mais sensível, ou a outra não gostasse muito de livros para adolescentes, e por ai vai. 

O fato é que Três coisas sobre você me tocou um bocado. Tem passagens lindas e reais. Não são forçadas ao ponto de parecer propaganda clichê de produto espiritual, saca? São legais! Coisas que adolescentes diriam. Coisas que eu pensaria na idade de Jessie. Na verdade, me vi muito nela. 

Apesar de estar revoltada com a situação em que se encontra, ela é durona. Não deixa transparecer que está mal. Eu sou absolutamente igual. Um sorriso no rosto. Sempre. Mas uma vontade de enforcar um cristão. 

Os personagens coadjuvantes não são demais. Na medida certa, por motivos certos em momentos certos. Claro que a gente descobre quem é o AN logo de início. Não tinham muitas opções. Mas ainda assim você fica na expectativa de ver o que vai acontecer, e como Jessie vai reagir. E foi ai que acho que a autora poderia ter feito "mais". 

Foi legal o modo como as coisas são reveladas, mas fiquei com uma sensação esquisita que merecia um pouco mais. Não da revelação em si, mas do depois dela. Em epílogo teria resolvido o problema, e nem precisava ter sido dos grandes. Não sei... procurei páginas que não existiam e isso me deixou meio incomodada. Mas nada que tire o brilhantismo do livro como um todo. É bonito. É verdadeiro e uma diversão gostosa. 

Levei três dias para ler. Coisa que anda sendo rara nos últimos meses. Isso foi prova de que gostei, e por isso preciso indicar. Acredite, não vai ser um livro desperdício. Leiam!