Resenha de "Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática" (Thalita Rebouças)

Título: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro (Cedido em Parceria)
Skoob: Adicionar

Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Não é meu tipo de leitura, fato. Contudo não posso negar que me diverti pra caramba lendo esse livro, que tem o nome tão grande que vou me ater a chamar de "esse livro". 

Eu curto livros YA. Curto MUITO! Mas prefiro quando os livros são mais pesados. Tipo com aqueles adolescentes ferrados, saca? De um jeito ou de outro, são os livros que me inspiram, e que lembram um pouco a minha adolescência. Fui mais do tipo Holden - de Apanhador no Campo de Centeio, do que Tetê, protagonista desse livro. Mas devo admitir que gostaria muito que eu tivesse um tico dessa "leveza" da garota. 

Aqui a gente vai acompanhar a história dessa menina que está passando por uma mudança meio brusca na vida dela. É uma garota pouco convencional - não gosta da maioria das coisas que as outras meninas gostam,- e nisso eu me assemelho muito a ela. E por conta disso acaba sendo criticada pela mãe - o que também me lembra um pouco de mim-  que acaba levando ela ao terapeuta, tentando "consertar" a filha. 

Além disso temos o fato de que Tetê está indo morar com os avós, e por isso tem que mudar de escola. Imagina uma menina cheia das neuras, com mais neuras na família, tendo que enfrentar uma escola nova. Pois é, Tetê está com problemas. 

Graças ao poder divino, ela acaba fazendo um grupo seleto de amigos. Cada um com uma coisa para doar, e todos sendo importantes para Tetê de modos diversos. E isso também me lembrou o meu segundo grau. Pensando bem,,, tem muito de mim nessa história tão despretensiosa! Que coisa, não!?

O livro é leve. Uma menina numa escola nova, sofrendo com os problemas que toda garota na idade dela tem. Tetê é engraçada e se mete em muitas encrencas por conta da língua felina. As vezes pode parecer mais jovem do que é, mas é uma idade onde muitos jovens tem problemas em entender se são jovens o suficiente, ou velhos o bastante, então achei plausível. 

Acho que nunca li outro livro da Thalita. Pelo menos, não que eu lembre. Não sei se os outros livros dela são dessa leveza, mas confesso que gostei. Ele tinha momentos jovens, mas também um significado de fundo em coisas que a maioria das pessoas não dão relevância. Vamos combinar, quando se trata de adultos em relação a adolescentes, eles tendem a ser relapsos sobre o que os jovens estão sentindo. Como eles tendem a exagerar, a gente tende a fingir que não está vendo, e as vezes é importante ver. 

Os personagens são uma delicinha e funcionam de um jeito bacana nessa história. Se tirei estrela do livro foi única e exclusivamente porque ele não funciona comigo como funciona, provavelmente, para pessoas mais jovens. Contudo não é culpa da obra, e sim da leitora, que insiste na síndrome eterna de Peter Pan dela. rsrs

Mas eu recomendo de verdade para quem está de ressaca literária e precisa de um livro leve para passar o tempo. Supri legal essa categoria de leitores.