Seja consciente nessa Black Friday


Hello people!

Não sei nas redes sociais de vocês, mas na minha o único papo é Black Friday. E ando vendo uma quantidade absurda de divulgações em massa e pessoas enchendo carrinhos de comprar compulsivamente e de maneira leviana. Sei de algumas que esperam o ano todo para esse dia. Certamente vocês também conhecem. 

Como nosso nicho principal é literatura, vou me voltar para ele em específico, ok?

A nossa querida Jota Plutz falou essa semana nos stories do Instagram sobre a crise no mercado literário que está o Brasil. Muitas grandes redes devendo as editoras, que por sua vez não conseguem pagar suas próprias dividas e trazer novos títulos de fora. Isso gera uma bola de neve enorme, e a previsão, com a falência de algumas grandes redes, é que editoras pequenas não consigam se manter e fechem as portas. 

Com o monopólio de vendas online praticamente inteiro pela Amazon, que tem a tendência de baixar absurdamente os preços dos livros, o que logicamente não é repassado com o valor devido para as editoras, elas acabam ficando no prejuízo. Reclamamos muitos do preço de capa, mas ele não é por acaso. Se cobram aquele valor, o livro provavelmente deve valer. É caro? Sim, principalmente para um país como o nosso que a valorização de cultura é zero e que as pessoas precisam muito dela. E se levarmos em conta que o Brasil praticamente não tem bibliotecas onde as pessoas possam pegar os livros emprestados, fica difícil sem essas mega promoções manter o hobby. 

Por isso a Jota propôs que procuremos acima das grandes redes, as pequenas lojas e livreiros mais próximos que tem todo um trabalho incrível de curadoria para montar seus catálogos expositivos. É o tipo de serviço que aproxima leitor de livreiro, e traz uma experiência quase sensorial ao fato de se comprar um livro. Já tive acesso a esse tipo de ambiente e era simplesmente apaixonada por ele. O daqui infelizmente fechou, como muitos em outras cidades. 

Nessa Black Friday vamos tentar comprar com um pouco mais de consciência, ok? Tanto por causa dessa situação difícil que estamos vivendo com nossos livros, como por vocês mesmo. Estamos no final de novembro e não sei vocês, mas essa época é quando começa a pesar o bolso para o ano seguinte, e se encher de dívidas da compra de livros que em sua maioria vão acumular pó na minha estante não está nos meus planos, e vocês deveriam repensar o de vocês também quanto a isso. 

Sabe o que tenho olhado bastante esses dias? A mochila do ano que vem da escola da minha filha. A dela já não cabem as coisas que precisa levar e precisa urgente de uma nova. O único livro que cheguei a olhar foi o Cartas ao Papai Noel, e sabe onde vou comprar? Estante Virtual. Sim, aquele sebo online. Comprei um livro recentemente por lá, parcelei em 5 vezes suaves e ele chegou completamente novo e lacrado. 

Então aqui vão cinco dicas interessantes para essa Black Friday:

  • Tenha uma lista

Não  compre livros na doida porque certamente vão querer comprar mais do que queriam inicialmente e do que o bolso pode arcar. Até para isso é necessário um planejamento. Então faça uma listinha dos livros que querem comprar e fiquem firme nela. 

  • Procure os livreiros de sua sua cidade. 

Aquelas livrarias pequenas vão fechar se a gente começar a ignorar que elas existem. Então se existe uma livraria pequena em sua cidade - não é o caso da minha -, procure-a antes da grande rede. O preço pode ser mais salgado, porque eles tem uma estrutura física para manter, mas ainda assim pode ser vantajoso para o cenário literário nacional ter apoiadores desses micro empreendedores. 

  • Visite sebos

Recebi um email de um sebo da minha cidade que ia promover uma semana de descontos em livros ficcionais agora final de novembro. E jamais pensem que sebo só tem livro velho. Já comprei preciosidades novas em sebos. Livros que tinham saído nas livrarias em um mês e no mês seguinte já estavam lá. 

  • Não descarte os sebos online

Estante Virtual é meu novo tesouro. Toda vez que quero um livro primeiro vou procurar por lá. Consigo parcelar melhor e você tem como saber se o livro que esta comprando é novo ou usado. Sério, só amor pela Estante Virtual. 

  • Se não tiver jeito, encare a Amazon!

Pois é, se nenhuma das minhas opções diferentes deu jeito, então encare a Amazon. Lembre sempre de pesquisar alguns dias antes, para não serem enganados com promessas de preços baixos que não são mais do que uma tapeação. E quando apertarem o dedo no comprar, não esqueçam de que aquele preço baixo vai prejudicar de alguma forma a editora que você está comprando. Então compre, porque não é burro de deixar passar, mas reflita sobre isso e procure saber como funciona essas super promoções com as editoras. A gente ri quando o livro chega em casa e pagou 50% de desconto, mas quando aquela editora fechar vamos ficar tristes.

Então é isso, pessoal. Comprem, mas comprem conscientes. Cuide do seu bolso e não seja um acumulador de livros que você não tem ideia de quando vai ler. Sabe quantos desses eu tenho na estante? Uns 200, e muitos deles tem mais de sete anos na estante. Fico péssima por isso quando olho para eles, e por isso deixei de comprar mais. 

Ah, já ia esquecendo, se forem comprar móveis para escritório não esqueçam de dar uma olhada nos da Politorno. Fiz um post mostrando minha mesa e o gaveteiro AQUI e lá no canal tem o vídeo do Bookshelf Tour mostrando as estantes. AQUI tem a primeira parte dela.