Resenha de "A Maldição da Pedra" (Cornélia Funke)



"Fantasia bem desenvolvida"


Sinopse: John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.


Tem simplesmente meses que li esse livro e que escrevi a resenha que vem logo abaixo. Só que acabei me esquecendo dela, e o negócio foi andando sem que eu notasse a falta que Cornélia fazia por aqui. Só esse mês, quando recebi Sombras Vivas, foi que notei que tinha algo de errado e que precisava ajeitar. Então escolhi esse livro para iniciar a semana "só resenhas" do Irreparável. 

Começamos o livro conhecendo Jacob ainda novo. Morando com o irmão e a mãe, ele é neurótico pela situação do sumiço do pai algum tempo atrás. Ao fuçar o escritório dele, porque o garoto acha que pode descobrir pistas lá dentro, Jacob encontra um espelho muito curioso. É um garoto atrevido e corajoso, e desse modo descobre que o tal espelho é uma passagem para outro mundo, e o questionamento a partir de então é se o sumiço do pai era proposital ou não. Se tinha a ver com o espelho, ou não. 

Então pulamos a história para alguns anos depois, com ele já adulto. Anos andando entre os dois mundos, Jacob praticamente não vive mais no nosso, preferindo a dificuldade e as aventuras que existem dentro do espelho. O irmão, com saudade e sem saber para onde o outro tanto vai quando entra no escritório do pai, também acaba descobrindo essa passagem secreta. O problema é que Will não tem a malícia de viver ali que Jacob tem, e acaba se ferindo seriamenteAgora Jacob precisa ajudar o irmão, e para isso está disposto a dar qualquer coisa. Ou qualquer pessoa no lugar. 

Gente, Cornélia é DIVA e fim de papo. Cheguei a folhear pedaços de Coração de tinta algum tempo atrás e já estava encantada. E agora, depois de ter lido A Maldição da Pedra, descobri que de fato é uma das escritoras de fantasia moderna que mais sabe ambientar suas tramas e desenvolver as ideias. Não foi diferente com esse livro, que se provou um pouco de tudo o que já vi em termos de fantasia, e que ainda assim carrega uma forte ligação emocional entre os personagens, e isso vai fazer toda diferença, já que na maioria das fantasias a gente vê mais mortes do que esse tipo de elo, que chega a ser infantil, até. 

A Maldição da Pedra é uma fantasia leve, portanto indico para o público mais jovem. Nada da carnificina de Martin ou da complexidade narrativa de Tolkien. Poderia enquadrar como um livro - de fato - infanto juvenil, com elementos densos escondidos dentro da narrativa. 

Os personagens aqui são muito gostosos! De Jacob, e sua eterna busca por aventuras como caçador de tesouros, a Fox, a raposa e melhor amiga dele. Cada um tem o seu brilho próprio e que faz diferença em determinados momentos da história. Talvez Will tenha sido alguém que me encantou em poucos momentos, e acho que porque ele está sempre à sombra do herói que é Jacob. E penso que não entendi a real necessidade de Clara, namorada de Will, nessa história, a não ser que a autora pretenda usar a menina para alguma coisa no futuro deles, do contrário não vi sentido nela. Mas ainda assim esses dois fazem parte do conjunto de relações complicadas as quais Cornélia teve zelo em trabalhar. 

A ambientação da história também é um super ponto positivo. O mundo fantástico vai de pântanos até cidades populosas à beira de castelos imensos. Aliás, pela história acompanhar momentos de Jacob e momentos de goyls, que são meio que os vilões, você consegue enxergar com precisão do ambiente mais simples ao mais requintado. 

Não vi nada de muito assustador nos goyls, mas não posso dizer o mesmo de uma certa feiticeira. A mulher me assusta só de respirar nas páginas do livro. É ela quem vai comandar - indiretamente - a dança do enredo quando descobre que Will pode ser um aliado interessante a favor dos seus planos. 

Eu simplesmente AMEI o livro! 
Ele é leve ao mesmo que é denso. Ele tem risos na mesma quantidade de tristezas. E talvez também tenha o melhor conjunto de personagens para uma fantasia mais voltada a um público jovem. Estou bem curiosa para ler Sombras Vivas e ver como Cornélia continuou essa história. Breve venho contar para vocês o que achei.