Por onde começar essa coisa de me organizar?


Oi meus lindos!!
Então, eu tenho recebido muitos emails com pessoas me pedindo mais matérias sobre organização depois da que fiz sobre organização dos livros físicos e e-books, e justamente por isso, acabei selecionando um livro bem interessante em parceria com a Editora GENTE chamado: Organize-se, da autora Donna Smallin. 
O livro é uma "coisa" de fantástico! Ele vem com dicas de como se organizar desde a idéia inicial do que consiste uma organização, à como arrumar cada cômodo da sua casa. 
Eu sei e admito que sou uma pessoa muito bagunceira #FATO, mas não tem nada no mundo que eu ache mais perfeito do que uma casa organizada e poder encontrar tudo o que quero com pouco tempo (o que nunca acontece no meu quarto). 
Passo a semana fora. Saiu de seis da manhã e só volto de dez da noite. Tenho um blog, uma faculdade, um trabalho, meus projetos pessoais, sou mãe solteira e ainda preciso de um tempo para ajeitar os cabelos e pintar as unhas. Do mesmo jeito que minha vida e louca e corrida, aposto que a da maioria de vocês também é. A vida não tem graça sem um pouquinho de frevo! ^-^
E foi pensando nessa vida corrida de todas nós, que decidi vir aplicar os mandamentos da senhora Donna Smallin em seu livro, muito do bom, sobre organização. 
Preciso que vocês entendam que o livro é bem extenso e cheio de detalhes maravilhosos e pequenos. Não teria como eu fazer uma série de postagens tão longas sobre tudo o que li porque fugiria do contexto real do blog. Então o que eu fiz? 
Arranjei quatro temas dentro do livro que serviriam pra mim enquanto blogueira, estudante, mãe... 
Hoje faço o primeiro post sobre o livro, e vou postando um tema por semana. 
E que tal começarmos com a parte mais difícil da organização? 
A Agenda!!


A agenda é uma coisa única que varia de dono pra dono. A minha, pessoalmente, é mais enfeite do que qualquer coisa. Todos os anos compro cerca de três agendas (Não me reprima, eu tenho um vício por artigos de papelaria. rsrs), mas acabo empolgada usando as agendas, e depois eu as esqueço porque fico com preguiça de mexer nelas. E tem mais... Eu costumo ter uma agenda separada para cada parte da minha vida: Casa e Família, Finanças, Blog, Faculdade e Trabalho e Projetos Pessoais.
Vamos ver como faço cada parte dessas? 


Essa coisa de arrumação é bem complicada, e quando pensamos nela, logo associamos as nossas casas e arrumações diárias que temos que fazer e que precisamos fazer. 
Nessa parte da minha agenda eu organizo as entradas, isso seriam todas as coisas que eu preciso organizar na minha casa, tipo: limpar a estante de livros ou arrumar a cômoda do meu filho. Existem tarefas que são diárias, como arrumar a bolsa da escola de Rafael e as comidas que levo para passar o dia fora. Mas também existem tarefas que são semanais, como arrumar a cômoda do Rafa. Outras são mensais, como arrumar a estante de livros. Então minha agenda de casa é organizada em tarefas diárias, semanais e mensais.
Como passo o dia fora, tento compensar em casa na arrumação aos sábados. Lavo o banheiro e faço uma breve faxina na cozinha. E até isso eu coloco na agenda. 
Durante a semana como o tempo é curto, eu sigo a regra do um minuto: Tudo o que eu conseguir colocar no lugar no tempo máximo de um minuto. Isso funciona bem porque te deixa ágil a cumprir as funções do dia a dia. Claro que você não vai conseguir arrumar um cômodo inteiro nesse tempo, mas pelo menos conseguirá criar uma relação de prioridades durante o curto tempo em que esta em casa. 
Quando o quesito é casa e família, sempre vale fazer uma listinha das coisas que precisam ser feitas durante a semana e colocar responsabilidades para todos. Com isso você pode cobrar de todos eles. 
Quando eu consigo cumprir a meta da semana, eu posso escolher um horário e fazer algo que desejo. 
Esse é um tópico abrangente, então só quero que vocês entendam como faço na minha agenda. 





Esse é um tópico que não vou falar muito porque teremos um dia inteiro dedicado a ele. Só vou dizer a vocês como organizo na agenda. 
Meu orçamento é bem apertado, bem mesmo!!! Tenho renda única e quando falta, eu acabo pegando de fundos que não deveria tirar, mas que graças a Deus estão lá para se gastar. 
Como tenho um limite de gastar, exatamente como a maioria dos pobres mortais, então eu tenho sempre uma tabela orçamentária na agenda. Todas as minhas contas mensais estão juntas: escola e plano de saúde de Rafa. Tenho contas que diminuem com o tempo: compras de cartão; e compras que servem apenas para aquele mês: comida e produtos de higiene. 
Cada um desses itens estão separados uns dos outros. Só assim eu sei de onde tirar e quando tirar. 
Nessa agenda também estão as coisas que "quero" comprar, como os livros, por exemplo. Esse tipo de coisa só podem entrar no orçamento do mês, se a margem de valor de sobra for bem significante. Mas vamos falar disso na próxima postagem. 

orçamento tirado da internet


Essa é a agenda que mais tem coisas escritas. 
Aqui entra tudo o que coloco no blog, e até as coisas que pensei em colocar e coisas que posso amadurecer  e mudar antes que entre. 
Vão as inspirações, as idéias de coluna, a diagramação da postagem, as fotos que pensei em colocar. 
Também tem uma planilha que fiz no computador. Eu alimento-a pelo PC e a mesma planilha eu alimento escrevendo. Escrever sempre foi minha paixão, então não abro mão da minha caligrafia escrita para certas coisas. 
Essa agenda é a única que anda na minha bolsa. Em todos os lugares eu tenho inspiração para o blog. Em muita coisa que leio e que vejo na rua. Já tirei idéias de outdoor da frente do supermercado. Então acredito que seja uma agenda que a maioria das blogueiras tratam com carinho. E também acredito que todas tem uma espécia de agenda do blog. Se não tem, deveriam começar a pensar sobre isso. 
Se quiserem que eu fale mais disso em outras postagens, é só pedir nos comentários. 
Essa é uma foto da planilha que alimento. 





Não é uma área da minha agenda que uso muito. Tenho que agradecer aos céus o fato de ter um curso na universidade que me garante um conforto de tempo e tarefas, bem grande. Sofro um pouco porque tenho as tardes mais livres que alguns dos meus amigos, e acabo ficando responsável por algumas tarefas das aulas. Mas lhes garanto que não são muitas. 
Sobre a faculdade, na agenda dividi por disciplina de semestre. Em cada disciplina eu coloco o que o professor deu na aula, o material que preciso para a próxima e se ele pediu algum trabalho. Não é complicado! 
O meu trabalho tem menos coisa ainda pra fazer. Eu trabalho como digitadora no programa da Dengue aqui do município. É um trabalhinho bem complicado pelo peso da responsabilidade, mas também não toma meu tempo exageradamente, a não ser que meu chefe peça algum relatório muito urgente. Mas isso é bem raro. 
Na agenda eu coloco as coisas que consegui cumprir no dia, e as que deixei para fazer no próximo. Coloco também as coisas que tenho prazo para entregar. É coisa pouca e sempre funciona. 



Essa parte da minha agenda é uma das minhas grande paixões. 
Eu sou escritora, e como escritora eu tenho as idéias mais malucas nos lugares mais inusitados. Já teve vezes de eu anotar frases que vinham na minha cabeça, em pedaços de papel higiênico e até na lateral do meu tênis. O negócio é não perder a idéia. 
Já cansei de contar as vezes que tenho sonhos sinistros e fabulosos e por medo de esquecer, acordo e corro atras de papel e lápis. 
As pessoas que trabalham escrevendo tem que ter sempre algo que possa escrever as idéias em mãos. 
Na minha agenda de projetos pessoais, tem mais coisas relacionadas com o livro que estou escrevendo e as idéias para os futuros projetos. Tem uma parte reservada para criação de personagens. Nela eu coloco fotos, e crio todo o perfil de como seria esse personagem. As vezes a história é criada em cima de um personagem já pronto. Assemelha-se muito as fichas dos jogos de RPG. 
Mas também tem idéias para textos teatrais e idéias para sessões fotográficas temáticas, além de projetos mais simples que quero fazer no futuro, como meu PhotoWall. 
Essa é a agenda mais importante de todas as outras porque nela está toda a minha inspiração de vida como escritora desde os treze anos. <3
P.S. Se vocês quiserem que eu fale mais sobre isso, é só pedir. 



______________________________________________

Bom gente, isso é toda a minha agenda. 
Claro que essa agenda vai variar de pessoa para pessoa. Eu posso ter um blog, você não. Eu posso um filho e você não. Cada um cria a agenda de acordo com as suas necessidades. 
Como falei antes, eu tinha/tenho uma agenda para cada uma dessas coisas. Mas daí eu fui garimpar na internet algumas idéias legais sobre organização, e acabei achando um blog porreta de bom! Ele faz parte das minhas visitas diárias na net. 
Morando Sozinha é um blog comandado pela Fran. Ela é um fofa que tem um blog muito do fofo e que fala sobre essa coisa nova da vida dela que é "o morar sozinha". Os problemas e soluções encontradas por essa gatinha são muito bons de se ler. E mesmo que você não more só, já vai levar na sua bagagem muita coisa aplicável do blog dela, quando for. 
A Fran surgiu com uma idéia de um caderno único separado por partes. Cada parte você coloca uma coisa que julga ser importante na sua vida. As leitoras mega se empolgaram com isso e fizeram seus próprios cadernos/agenda. Eu achei a idéia o máximo! Mas não vou mostrar meu caderno a vocês porque ele sofreu um pequeno acidente de chuva. ¬¬
Esse é o caderno da Fran, super personalizado!! Amei!! 

______________________________________

Então é isso meus amores. 
Essa é a postagem inicial sobre organização. A gente começa a se organizar descobrindo o que precisa ser organizado, o resto flui com o tempo. O importante é começar sua organização, e continuar com ela, não desanimar. 
Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma. 
A próxima postagem baseada no livro INCRÍVEL da Donna Smallin, será sobre finanças. Eu já estou ansiosa, e vocês??