Resenha de "Manfelos" (Rafael de Souza)




"Idéia bem bacana"

Sinopse: 

Em Manfelos, cidade ao norte do Canadá, quase não há mais resquícios de vida. A cidade se tornou uma lenda e encontra-se abandonada. Fred Gordon tem um sonho com seu falecido pai, que lhe conta uma história nada agradável. De repente, sem que esperasse por isso, ele se vê dentro daquele conto de terror. É parte da história. Precisa desvendá-la e sair vivo. Fred se vê numa corrida contra o tempo para deter um estranho lorde chamado Mandraco, o qual está reunindo um exército para concluir uma secreta tarefa. Com a ajuda de seu amigo Leonardo, ele se une a Spellver, Sr. Johnson, Blunnie e Judy, os quais também parecem estar trancados na mesma história de terror. Todos eles se propõem a deter Mandraco, antes que a cidade de Manfelos traga algo muito pior que a morte. (SKOOB)
___________________________________________________________

Manfelos chegou para mim através de um booktour, o que fiquei bem feliz de ter sido selecionada para participar. A sinopse me agradava e alguns quotes que tinha lido do livro, também. Então essa semana ele chega na minha casa, e agradeci aos céus por ele ter letras grandes, minha vista anda um terror. 

O livro começa com um sonho do protagonista, de quando ele era criança. No sonho seu pai conta uma história sobre um reino distante que é governado por um tirano, e que a única salvação está em ler um manuscrito antigo. Quando Fred (Nosso protagonista) acorda do sonho, as coisas começam a acontecer ao lado dele. Junto com seu amigo Leonardo, os dois entram em uma aventura regada a mistério, terror e amigos em outras partes do mundo. 

Primeiro devo dizer que li o livro bem rapidinho. Fui para o trabalho lendo no ônibus, voltei lendo e terminei de noite. Enfim, a leitura é rápida. E apesar de ser uma fantasia com teor de pesada, a história é bem leve. 

Li em algum lugar que o escritor do livro gostava de ler os da série do Harry Potter, o que exerce muita influência em alguns trechos da escrita dele, e até em alguns personagens. Mesmo para quem não saiba dessa informação, poderia ler e pensar: "Ele bebeu dos escritos de Rowling". Essa é uma das grandes magias de ser escritor: usar o que mais amamos nos nossos livros prediletos, como inspiração para os que escrevemos. Faço isso o tempo todo, e fico bem feliz quando consigo associar minhas leituras à outras. 

O  livro é cheio de aventura. As passagens de tempo são um tanto estranhas: quando você pensa que é meio dia, já anoiteceu. Eu teria me baratinado inteira em um lugar desses. Hehe. 
Rafael tem uma pegada escrevendo que nos ajuda a continuar a ler numa velocidade interessante. Acredito que ele irá melhorar muito futuramente. Podem esperar uma continuação viciante. 

Uma coisa que não conseguiu me conquistar foram os personagens. Acho muito ruim quando isso acontece. A alma da escrita está em nos fazer apaixonar-se por quem se fala. Gostei mais de Leonardo do que de Fred. Possivelmente pela ironia constante que o personagem tem. Já os personagens secundários são superficiais e falta humanidade neles. 
Aqui nesse livro tem um romance legal entre Fred e uma personagem que aparece depois. Por mais que eu tenha gostado desse romance, achei ele sem profundidade. De repente Fred conhece alguém, de cinco minutos depois ele se descobre apaixonado. (Como assim?). Pode ter sido a idéia do autor, mas ainda assim, acredito que será uma coisa a se pensar para o próximo volume. 

Sobre o vilão eu achei que ele poderia ser mais. Muitas vezes achei que ele tomou atitudes burras para um cara que conquistou e comanda uma cidade tão grande. 


Acho as descrições que Rafael faz das coisas, muito plausível e bem feita. Mas acredito que ele possa ampliar mais isso. Quando os personagens chegam na cidade, existe todo um clima de destruição e abandono. Eu gostaria de ter lido mais sobre isso tudo. Mas fica tudo muito superficial. 

Gosto dos diálogos do livro, apesar de achar que Fred e Leonardo entendem as coisas muito fácil para dois meninos que saíram de uma vida comum e entram em uma história que achavam ser de mentira. 

Ainda assim, é um livro de fantasia com uma idéia bem interessante e bem construída pelo autor. 
Eu poderia dizer que a capa do livro não fala nada demais sobre ele. Ela aberta é bem legal, mas quando fecha, você não entende muito o que se quis transmitir. Talvez eu não comprasse ele livro pela capa. Em compensação, a diagramação interna é bem interessante. 

Se você gosta de fantasia, de magia, de coragem e lugares além do normal; leiam Manfelos!