Resenha de "Todo Garoto Tem" (Meg Cabot)



"Inovador e Hilariante"

Sinopse:Essa era uma viagem que tinha tudo para dar certo: Holly e Mark decidem fugir para se casar numa villa do interior da Itália, tentando evitar o stress causado pela diferença de religião entre suas famílias. Para acompanhá-los como madrinha, dama de honra e melhor amiga da noiva, a cartunista Jane Harris, uma mulher divertida e engraçada que mal pode esperar pela sua primeira viagem ao exterior. Mas é claro que Mark também convidou o seu melhor amigo, o jornalista internacional Cal Langdon, que passou os últimos anos em campos de guerra, plataformas de petróleo e outros lugares inóspitos.
Já no aeroporto, Jane e Cal sofrem de total ódio à primeira vista, e qualquer tentativa de aproximá-los parece ser totalmente inútil: enquanto Jane acha o jornalista um chato terrível, um cínico que não acredita em amor e nem ao menos conhece o personagem de quadrinhos criado por ela, a impressão que Cal tem da cartunista é a de uma mulher ligeiramente maluca para quem o fato mais impressionante a respeito do Coliseu é que Britney Spears gravou um comercial lá.
Mas o que ninguém esperava era que somente esses dois pudessem salvar o casamento de seus melhores amigos. E, nessa inesperada união entre opostos, Cal e Jane acabam por descobrir que, mesmo que não pareça, existe algo que todo garoto tem. (SKOOB)
________________________________________________________________________

Aêêêêêêêê
Finalmente um chick-lit da Meg que me fez dar boas risadas. Boas mesmo!!
Totalmente aliviada por isso. Ufa!! Já estava pensando que eu era a única pessoa da terra que não gostava dela escrevendo esse gênero. Mas ainda preciso ler mais outros cinco bons para tirar a prova dos nove. Ha Ha Ha

Esse livro tem uma narrativa bem inusitada, ele é todo escrito em forma de mensagens de texto, e-mails e escrita de diário. Até os diálogos são dessa forma. O que pessoalmente adorei! Sério! Deu uma nova repaginada aos livros desse gênero que li até hoje. Confesso que é uma proposta ousada da autora, mas afinal de contas, estamos falando de Meg Cabot, e ela pode errar se quiser. 

Começamos o livro vendo a narrativa de Jane, a melhor amiga de Holly. 
Holly esta fugindo escondido para a Itália para se casar com seu médico lindo, Mark, porque a família dos dois é mega tri-louca e não aceita o casamento. 
Junto com os três, está indo o melhor amigo de Mark, o Call, que é um repórter internacional e que escreve aquele tipo de livro que raramente lemos na vida, temas como: O petróleo no Afeganistão ou qualquer um desses países que só ouvimos falar nos jornais pela quantidade de coisas ruins que acontecem. Já Jane, é uma cartunista que escreve uma tirinha de um gato por nome de Wondercat, para um jornal local. Quando Jane percebe que Call nunca ouviu falar do seu gato artista na vida, logo cria-se a inimizade entre os dois. Ele a acha uma louca, e ela o acha um exibido.  

A viagem para a Itália acontece cheia de coisas inusitadas e engraçadas no percurso. Mark e Holly se comportam como perfeitos coadjuvantes participando das trocas de emails e mensagens entre os amigos, e entre suas famílias, que por sinal, realmente são mega chatas. 

Jane passa metade do livro tentando afastar Call dos amigos por achar que ele quer acabar com o casamento. O que tem que se entender, é que Call teve um casamento bem fracassado no passado, e acha que essa história de amor só dura o tanto que os hormônios do corpo querem que durem. 

Primeiro: Tem lugar mais lindo que a Itália? Sério! 
Se eu tivesse que viver uma história romântica em outro país do mundo, seria a Itália. Com todo aquele vinho, aquela música e aquela paisagem divina!

Não podemos dizer que a história de Call e Jane é algo inusitado. Tantos e tantos livros que já li com temáticas parecidas e personagens semelhantes e caricatos: Menina que sonha com casamento desde que nasceu e menino que tem trauma de relacionamentos. Super Clichê! 
Ma a forma como a autora conduz isso tudo, é bem hilária. 

Devo dizer que o negócio do Wondercat de Jane que chega a ter fãs do outro lado do mundo, é bem engraçado. Igualmente engraçado que Call nunca tenha ouvido falar nisso. Esse gato dela me fez rir um bocado lendo o livro. 

Eu sou apaixonada por textos que representem mensagens ou emails, desde que li Fiquei com seu número, da Sophie Kinsella. Se pararmos para pensar a quantidade de besteira que escrevemos nessas mensagens... Não estou brincando!  É verdade! 
Pegue seu celular, e veja as mensagens que você trocou recentemente. Certamente vai encontrar algumas que te farão rir muito. Eu encontrei! 

E quando me deparo com um livro inteiro escrito dessa forma, me derreti e deliciei por completo. 

Devo dizer que os quatro personagens não são os únicos que aparecem na história. Temos a família de Jane, a de Holly, a de Call e a de Mark. A irmã de Call e a mãe de Jane são muito engraçadas!! Ah, ainda tem a caseira do lugar onde eles ficam na Itália, e o seu neto super fã do Wondercat. 

Posso dizer que esse livro não foi meu chick-lit predileto, esse posto ainda permanece com Fiquei com seu Número, mas ele me fez rir muito!!!! Em muitos trechos e por mito tempo. Então se você ainda não leu, e gosta do estilo, dá uma corrida para ler. Ele é bem fininho, num instante você acaba. 

Devo alertar que a forma de narrativa dele pode não agradar muita gente. Para mim funcionou muito, mas pode não funcionar para você. Quando lerem, venham me contar.