Resenha de "Lonely Hearts Club" (Elizabeth Eulberg)



"Um livro adolescente e divertido" 

Sinopse:

Penny Lane Bloom cansou de tentar, cansou de ser magoada e decidiu: homens são o inimigo. Exceto, claro, os únicos quatro caras que nunca decepcionam uma garota — John, Paul, George e Ringo. E foi justamente nos Beatles que ela encontrou uma resposta à altura de sua indignação: Penny é fundadora e única afiliada do Lonely Hearts Club — o lugar certo para uma mulher que não precisa de namorados idiotas para ser feliz. Lá, ela sempre estará em primeiro lugar, e eles não são nem um pouco bem-vindos. O clube, é claro, vira o centro das atenções na escola McKinley. Penny, ao que tudo indica, não é a única aluna farta de ver as amigas mudarem completamente (quase sempre, para pior) só para agradar aos namorados, e de constatar que eles, na verdade, não estão nem aí. Agora, todas querem fazer parte do Lonely Hearts Club, e Penny é idolatrada por dezenas de meninas que não querem enxergar um namorado nem a quilômetros de distância. Jamais. Seja quem for. Mas será, realmente, que nenhum carinha vale a pena? (SKOOB)
________________________________________________________________________

Ok, se você um dia já foi, ou é adolescente, tenho certeza de que já passou por uma decepção amorosa que te tirou o ar de tanto chorar e te fez soltar pequenos sons estranhos pela garganta quando tentou parar. E do mesmo modo que sei que todo adolescente passou por uma experiência ruim, sei que também gritou para o mundo inteiro que nunca mais iria querer saber de garotos/ garotas. Pelo menos até aquela pessoa especial entrar na sua vida , e recomeçar a mesma ladainha de novo e de novo...



Penny sofreu uma grande decepção amorosa, e para fugir da dor, ela resolve que enquanto estiver na escola, não vai mais querer namorar garoto algum. Ela os acha imaturos e cruéis.
E de um certo lado, até entendo a Penny. 

Então a gatinha resolve criar um clube para todas as meninas que queiram embarcar na mesma onda que ela, ou seja: Nada de namorados!  
O clube se chama Lonely Hearts Club em homenagem a uma música dos Beatles, uma banda que hereditariamente, ela é apaixonada. Penny acha que só os garotos da banda não são responsáveis por corações partidos. 

Com o tempo, o clube que começou com três, fica com ter quarenta meninas. Gente que ela nem sabia que existia na escola resolve aderir as regras do clube e escutar as palavras da grande líder, Penny. 

Elas saem juntas, tem encontros do clube todos os sábados, vem filmes e comem besteira, vão as festas juntas e são as melhores parceiras umas das outras. Elas percebem que quando estavam focadas em garotos, não tinham tanto tempo para as próprias amigas. 

Só que o negócio começa a tomar proporções estúpidas! 
Os garotos começam a se chatear com elas porque nenhuma quer mais sair com eles. Até os garotos bons estão sofrendo por conta do clube. E é ai que Penny começa a perceber que tem alguma coisa de errado em suas regras. Se a idéia do clube é deixar as meninas felizes, então não dá para evitar os garotos em uma época tão cheia de hormônios quanto a adolescência. 

E as tais regras vão por água abaixo quando a própria Penny se vê sonhando com um garoto especial em sua vida. 

O livro é muito leve. Ele é um livro para adolescentes, portanto, talvez não agrade muitos adultos, o que não foi o meu caso. Eu me apaixonei por essa história tão bobinha e deliciosa. 

Putz, eu sei o que é chorar litros por conta de garotos. Sei o que é querer desistir deles. (Ok, isso nunca funcionou). E se eu tivesse lido esse livro com dezesseis ou dezessete anos, acabaria eu mesma montando um clube desses. 

Achei Penny uma personagem muito centrada, para uma adolescente, mesmo que ela tenha pensando que desistir de garotos tenha sido uma solução. 
Ela tem um grupo de amigas incríveis! E os meninos mais fofos do mundo estudam na escola dela. #MuitaTentação
Sem contar que os pais de Penny, são muito legais! Toda a obsessão deles pelos Beatles, e ter passado isso para as filhas nos nomes delas, e na indução de gosto musical, é delicioso. Até porque não estamos falando de uma banda qualquer, é BEATLES!!! 

Li esse livro em uma tarde enquanto esperava pela aula. Fiquei muito feliz por ter conseguido comprar esse livro e ter lido. Sempre o via nas lojas, mas tinha medo de comprar e achar que ele fosse adolescente demais. Tudo bem, ele é adolescente, mas não incomoda por isso. Todas nós passamos pela mesma situação que Penny. 

O livro é rápido, divertido e de uma forma bem leve de deixa com algumas reflexões: 

  1. Porque nos afastamos das amigas quando estamos namorando?
  2. Porque mudamos quem somos para agradar o outro?
  3. O que diabos se passa na cabeça dos garotos? 

Já se fizeram essas perguntas? É de enlouquecer pensar nelas, não é? Ha Ha Ha

Bom gente, eu amei demais ter lido esse livrinho, e indico a todas as pessoas que já passaram por algum tipo de decepção amorosa... 
Eu ouvi um "EU"? Ah, tá, foi a minha deusa interior falando. kkk



E para mostrar o quanto gostei desse livrinho, que tal uma promoção para corações solitários e não solitários? 
Amanhã o Irreparável lança a promoção do livro Lonely Hearts Club. E se você quiser ganhar mais, participa também da promoção cultural do filme Across the Universe (Musical com músicas dos Beatles). 
Você pode ganhar os dois! Já pensou? <3