Apostas finais do Oscar 2013





Melhor Roteiro Adaptado

Concorrem:
  • Indomável Sonhadora
  • Lincoln
  • O lado bom da vida
  • As aventuras de Pi
  • Argo
Minha indicação: Depois de assistir a todos os filmes, e de ler três dos cinco livros que deram origem a esses roteiros, tenho minha escolha. 
Se a academia premiar o trio diretor x filme x roteiro, como de costume, então o roteiro irá para Lincoln, que originalmente é um livro mais biográfico, e isso, no meu ver, não convence tanto. 
Agora, se eles forem justos a idéia real dessa premiação, então o prêmio irá para Argo, o filme que foi renegado no quesito direção, mas que tem um roteiro maravilhoso. 
Então essa minha aposta irá não para o que acho que vai ganhar, mas o que eu queria que ganhasse. ARGO.



Melhor Roteiro Original


Concorrem:
  • Amour
  • A hora mais escura
  • Django Livre
  • Flight
  • Moonrise Kingdom
Minha indicação: Essa foi mais difícil para mim do que anterior. Adoro três roteiros desses. 
Django é muito bem feito e tem toda aquela magia que os filmes de Tarantino tem. Já "A hora mais a escura" foi baseado em um fato importante dos EUA. Narrado de uma forma bem original, o roteiro também ficou incrível! 
E Moonrise Kingdom é dos roteiros mais simples e belos que já vi na vida. O filme é pouco divulgado, e é muito do bom. Indico!
Mas acredito que esse prêmio vai para "A hora mais escura", simplesmente por transformar um evento grande em um filme grande, e porque esse filme irá precisar de prêmios, e não acredito que ele leve nenhum dos demais. Caso ele não leve, então conto com Django Livre. 


Direção de Fotografia

Concorrem:
  • Lincoln
  • As aventuras de Pi
  • Django Livre
  • Anna Kerenina
  • Skyfall
Minha opinião: Difícil, heim! 
Essa é de longe a categoria que mais gosto. Anna Karenina é um filme muito plástico. Nos lembra muito o estilo de Capitu (nossa minisérie); então ele tem uma fotografia de tirar o fôlego por conta de planos sequências muito extensos e bem coordenados. Já Django é Django, e sem mais conversas! Rá! 
Lincoln tem todo esse uso da luz que deixa a cena conversar com você. Skyfall tem uma fotografia D-I-V-I-N-A! E olhe que não sou de admirar fotografias de filmes de ação, mas essa está demais. E Pi tem magia! Pi tem uma fotografia que fez babar a primeira vez que vi. Já sabia que o filme seria indicado a essa categoria. As cores são lindas e muito bem usadas 
Tenho sérios problemas de indicar um só. Mas irei fazer assim... Indicarei Pi porque tem a fotografia mais mágica de todas. E caso ele não ganhe, voto em Skyfall. 


Melhor Animação

Concorrem:
  • Frankenweenie
  • Piratas Pirados
  • Detona Ralph
  • Paranorman
  • Valente
Minha opinião: Achei as animações desse ano muito fracas. A apesar do rebuliço que fizeram em cima de Valente, que a propósito foi um filme que não gostei, eu nem cogitaria coloca-lo nessa lista. A não ser que o quesito seja o cabelo maravilhoso da princesa. rsrs
Então, mesmo com meu Tim Burton concorrendo com Frankenweenie, eu voto no Detona Ralph porque ele tem mais a cara dos filmes que ganham.


Melhor Figurino

Concorrem:
  • Branca de Neve e o Caçador
  • Lincoln
  • Os Miseráveis
  • Anna Karenina
  • Espelho, espelho meu
Minha opinião: Esse está bem difícil. Vi centenas e centenas de desenhos dos figurinos que estão concorrendo esse ano, e o negócio está pesado porque todos tratam de épocas antigas e de um trabalho danado de pesado em pesquisa e confecção de material necessário para transformar uma idéia em realização. 
Aqui temos figurinos bem caricatos, como o de Espelho, espelho meu, que é bem teatral e carregado de cores bem definidas e material vibrante. O de Branca de Neve e o Caçador, tem toda uma construção forte. Muito bem desenhado e muitas vezes, até atemporal pelo uso de coisas não comuns em épocas passadas. 
O de Lincoln, Os miseráveis e Anna Karenina, foi pura pesquisa de época. Junte isso e uma pitada de bom gosto, e temos figurinos belíssimos! 
Então aqui é uma faca de dois gumes. Se a academia quiser premiar originalidade, então vou com Espelho, espelho meu. Mas como acho que ela seguirá uma onda mais realista, então vou de Anna Karenina ou Os Miseráveis. Votarei enfim no primeiro, por conta do uso de alguns materiais incríveis. 


Melhor Montagem

Concorrem:
  • Lincoln
  • O lado bom da vida
  • A hora mais escura
  • As aventuras de Pi
  • Argo
Minha opinião: Aqui não tive muito o que pensar, porque a montagem de Argo é de tirar o fôlego de bem feita, e estou falando no sentido literal. 
Eu comi minhas unhas em alguns cenas por conta da tensão, e em outras eu chorei que parecia uma criança. A montagem do filme ficou muito bem feita e realista. Então, não tive problemas em escolher esse filme. 


Trilha Sonora

Concorrem:
  • Lincoln
  • As aventuras de Pi
  • Argo
  • Anna Karenina
  • Skyfall
Minha opinião: Essa foi outra escolha complicada. As músicas rebeldes e tão sedutoras que sempre tem a cara de James Bond, são incríveis! Já as de Anna Karenina são teatrais, lindas! As de Lincoln conversam com você. As de Argo te deixa como eu, comendo os dedos. Já as de Pi, lembram mantras deliciosos. 
Vou escolher a que me agradou em um sentido total. Mas aqui leva-se em conta que a academia tem modos diferentes de julgar. Como pode um filme como Os miseráveis, que é um musical, e que tem o conjunto de músicas mais lindas que já vi em musicais, não concorrer a essa categoria? Pois é, também não sei. Mas vai entender a cabeça desse povo.
Então, na falta de I Dremead a dream, votarei em As aventuras de Pi. 


Design de Produção

Concorrem:
  • Lincoln
  • As aventuras de Pi
  • Os miseráveis
  • Anna Karenina
  • O Hobbit
Minha opinião: Difícil também. 
Os desenhos de produção de Pi são poucos, mas bem feitos. Os de O Hobbit tem aquela coisa prática e diferente que tinha em O senhor dos Aneis. O de Lincoln pra mim, poderia não ter entrado nessa categoria. Apesar de reais e bem feitos, os outros são mais de peso. 
Anna Karenina tem desenhos de produção fantásticos! Aquela coisa do teatro que serve de cenário, e de paisagens que sobem e descem... Nossa! É de fazer você rir a toa. 
Já os Miseráveis tem tudo o que uma produção da época da revolução francesa precisa. Lindíssimo!
Eu estou em dúvida desses duas últimas, mas vou escolher Os miseráveis justamente por conta de cenas externas bem trabalhadas. 


Melhor Efeitos Visuais

Concorrem:
  • Branca de Neve e o Caçador
  • As aventuras de Pi
  • O Hobbit
  • Os vingadores
  • Prometheus
Minha opinião: As aventuras de Pi na veia! 
Os efeitos de Pi são muito perfeitos! Sério mesmo. São mágicos de uma forma plena, delicada e linda. E o fato desse tigre ser computação gráfica nas cenas do barco, já é de arrepiar. 
Não pensei duas vezes. E por mais que tenha Gollum encantando novamente o mundo, vou de Pi. 


Melhor Edição de Som

Concorrem;
  • A hora mais escura
  • As aventuras de Pi
  • Django Livre
  • Argo
  • Skyfall
Minha opinião: Esses quesitos de som são bem difíceis para mim. Eu sempre confundo uma coisa com outra. Mas esse ano eu pedi orientação a um amigo envolvido nessas coisas de som, e tudo pareceu mais fácil. Vi a luz no fim do túnel. rsrs
Os filmes com armas levam sempre vantagem nesse quesito, e aqui entram A hora mais escura, Argo, Skyfall e Django Livre. Tiroteios não são fáceis para montar, imagina tiroteios com barulhos de sangue esguichando? Um horror! 
Minha escolha nessa categoria foi baseada no conjunto de sons que envolvem os filmes escolhidos. Então voto em Skyfall e toda a magia de fazer milagres com balas, e não balas, que o Sr. Bond tem. rsrs


Mixagem de Som

Concorrem:
  • Lincoln
  • As aventuras de Pi
  • Argo
  • Os Miseráveis
  • Skyfall. 
Minha opinião: O que diabos Lincoln faz concorrendo a essa categoria? Meu Deus!!
Apesar de amar os sons de Argo, também não acredito que ele leve. E Skyfall na minha opinião, ganha na outra categoria. Então, sendo assim, daria o prêmio para Os miseráveis e o feito incrível de gravar cenas cantadas ao vivo e a cores. Lindo!!!!


Melhor Documentário

Concorrem:
  • 5 Broken Cameras
  • The Gatekeepers
  • How to Survive a Plague
  • The Invisible War
  • Searching for Sugar Man
Minha opinião: Como não consegui assistir a nenhum dos documentários, porque não os achei aqui no Brasil, então eu fiz um apanhado de prêmios que eles ganharam lá fora, e de apostas de alguns americanos que assistiram.
Apesar de gostar mais da temática do The Inivible War, as pessoas estão escolhendo o Searching for a Sugar Man. Então vou votar nele pela quantidade de prêmios que andou levando. 


Melhor Curta Metragem

Concorrem:
  • Asad
  • Buzkashi Boys
  • Curfew
  • Death of a Shadow
  • Henry
Minha opinião: 
Aqui vou votar pela temática. Adorei a de Death of a Shadow. 


Melhor Curta-Metragem de animação

Concorrem:
  • Adam and dog
  • Fresh Guacamole
  • Head over Heels
  • Maggie Simpson in The Longest daycare
  • Paperman
Minha opinião: Não tem nem o que pensar aqui. Paperman, Paperman, Paperman!!! Lindo demais!!!


Melhor Curta em Documentário

Concorrem:
  • Inocente
  • Kings point
  • Mondays at Racine
  • Open Heart
  • Redemption
Minha opinião: Como não assisti a nenhum, estou votando naquele que teve premiações. Inocente. 


Melhor Maquiagem

Concorrem:
  • Os Miseráveis
  • O Hobbit
  • Hicthcock
Minha opinião: E agora... Votar na sujeira bem feita dos miseráveis no filme Os Miseráveis? Votar naqueles Anões e Hobbits perfeitos? Ou votar na transformação muito boa de Hopkins em Alfred Hicthcock?
Vou de O Hobbit, então. 


Melhor Ator Coadjuvante

Concorrem:
  • Christopher Waltz - Django Livre
  • Phillip Seymour Hoffman - The Master
  • Robert De Niro - O lado bom da vida
  • Alan Arkin - Argo
  • Tommy Lee Jones - Lincoln
Minha opinião: Apesar de Phillip está bem convincente em The Master, e de eu ter achado muito fofo o papel de De Niro em o Lado bom da vida; os grandes da noite certamente serão ou Tommy Lee Jones e sua interpretação passiva e realista em Lincoln, ou o Waltz que está muito, muito, muito bom em Django Livre. A propósito, as atuações de Django são muito bem feitas. Já Arkin, não tenho noção do porquê está ai. 
Então, eu estou com muita dúvida nos dois que falei, por isso vou ficar com aquele que eu mais gostei da atuação explosiva e irônica. Christopher Waltz.


Melhor Atriz Coadjuvante

Concorrem:
  • Sally Field - Lincoln
  • Anne Hathaway - Os Miseráveis
  • Jacki Weaver - O lado bom da vida
  • Helen Hunt - The Sessions
  • Amy Adamns - The Master
Minha opinião: Jacki Weaver não tem motivos para estar nessa lista. Rá!
Sally Field está lindíssima e perfeita nessa atuação. Mas a Anne Hathaway está gloriosa!!!!! Sabe o que é gloriosa? Não? Pois assista Os Miseráveis e vai entender. 
Ela fica pouco tempo no filme, mas você percebe o tanto de doação que a atriz empregou para esse personagem. Ela está lindíssima. Com certeza meu voto é nela. 



Melhor Ator

Comcorrem:
  • Daniel Day Lewis - Lincoln
  • Bradley Cooper - O lado bom da vida
  • Joaquin Fenix - The Master
  • Hug Jackman - Os Miseráveis
  • Denzel Washington - Flight
Minha opinião:Aqui a minha dúvida é dupla. E também vai depender muito das escolhas da academia. 
Ou eles premiam a atuação limpa e leve de Daniel Day Lewis em Lincoln, e ele leva a terceira estatueta da sua vida; ou eles premiam a atuação forte, realista e totalmente maravilhosa de Hugh Jackman em Os Miseráveis. Eu pessoalmente fiquei totalmente louca por ele assistindo o filme, mas como eu disse, a academia tem uma forma estranha de premiar. 
Vou escolher o Hugh Jackman porque ele esta divino, mas pode ser que o Day Lewis ganhe. 


Melhor Atriz

Concorrem:
  • Jessica Chanstain -A Hora mais escura
  • Jennifer Lawrence- O lado bom da vida
  • Naomi Watts - O Impossível
  • Emanuelle Riva - Amour
  • Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora
Minha opinião: Aqui temos dois records de premiação. A atriz mais velha a concorrer ao Oscar: Riva, com 84 anos. E a Wallis, a atriz mais nova com 6 ano. Mas apesar dos records, e de ambas estarem lindas nos papeis, não acredito que ganhem. 
Aqui a disputa pode acontecer entre a Chanstain e a Lawrence. 
Pessoalmente gostei mais da atuação da Lawrence. Apesar de ser um papel mais comédia do que drama, vemos uma crescimento da atriz. Ela está muito doida e perfeita. Amei!!!!! Então meu voto vai nela. 


Melhor Diretor

Concorrem;
  • David O. Russel - O lado bom da vida
  • Ang Lee - As aventuras de Pi
  • Steven Spielberg - Lincoln
  • Michael Haneke- Amour
  • Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora
Minha opinião: Aqui a briga será, sem sombra de dúvidas, entre o Ang Lee e o Steven Spielberg. 
E apesar de preferir a direção de Lee, devo admitir que Spielberg continua um grande danadinho na direção. Vou morrer apaixonada pelo trabalho dele. 
Então, vou de Spielberg. 


Melhor Filme Estrangeiro

Concorrem:
  • Amour - Áustria
  • No- Chile
  • War Witch - Canadá
  • A Royal Affair - Dinamarca
  • Kon Tiki - Noruega
Minha opinião: Nem precisa de discussão, né? 
Amour não ganhará o prêmio principal, mas com certeza levará esse. Muito do merecido. Filme lindo!


Melhor Filme

Concorrem:
  • Amour
  • Lincoln
  • Indomável Sonhadora
  • Django Livre
  • A hora mais escura
  • Argo
  • O lado bom da vida
  • Os Miseráveis
  • As Aventuras de Pi
Minha opinião: Cada um desses filmes tem uma coisa muito boa. 
Amour é de uma temática forte, mas com uma forma leve de transmitir emoção. Fiquei totalmente apaixonada pelo filme. Lincoln tem todo esse peso de direção e uma atuação gloriosa, sem contar que é pura história americana, e a academia adora. Indomável Sonhadora é lindo, mas não precisava estar nessa lista. Django Livre é um puta filme bom do Tarantino, mas eu também dispensaria da lista principal. A hora mais escura também é história americana em excesso, e eles amam. O lado bom da vida tem um roteiro muito do fofo, atuações lindíssimas e uma montagem fabulosa. Os Miseráveis poderia ter sido melhor na minha opinião, se os diálogos não fossem cantados. Ainda assim, é um belíssimo filme. As aventuras de Pi, para mim, é mais belo pela parte técnica do que pela idéia de roteiro em si. Mas também um candidato fortíssimo. 
Mas para mim... Não existiu filme melhor esse ano do que Argo. 
Apesar do contexto também americanizado de colocar os EUA como heróis de tudo no mundo, Argo tem um diferencial que me abalou: O roteiro. A direção do filme foi muito sensível e fiquei bem triste de Affleck não ter entrado na lista de direção. A trilha sonora é linda, a direção de arte bem realista. O filme me fez ficar nervosa, chorar, sorrir... Ele é muito bom!!!! 
Então aqui poderemos pensar, se a academia quiser premiar o trio filme x diretor x roteiro, então será Lincoln, e eu acharei bem injusto porque o roteiro de Argo é muito melhor. Mas ela pode premiar Argo como melhor filme, se ele for premiado como roteiro. 
O negócio, na verdade, é que quando se trata de Oscar, é sempre uma surpresa. Eu, pessoalmente, queria que esse prêmio fosse para Argo, mas tem chances estupidamente maiores de ir para Lincoln. Então eu votarei no meu predileto, mesmo achando que a academia premiará um outro. 


Melhor canção

Concorrem: (Clicando nos nomes direciona para o Youtube)
Minha opinião: Ah, fale sério!!! 
Skyfall
Skyfall
Skyfall
E não tem outro!!!


____________________________________________________

E ai, quais as apostas de vocês? 
Lembrem-se que na página do blog estarei lançando os resultados a medida que forem saindo. Passem por lá!