Amor sublime amor



Meu predileto!
Esse musical foi o responsável pela minha paixão por musicais.
É um filme de 1961com direção de Jerome Robbins e Robert Wise
Conta a história de duas gangues que vivem na parte pobre de New York; uma de gente da região (Jets), e outra de imigrantes (Sharks) que sentem a indiferença e muitas vézes implicância dos nativos por questões territoriais. E nessa briga eterna nasce um amor entre Tony (Richard Beymer), que é o líder dos Jets, e Maria (Natalie Wood) a irmã do líder dos Sharks. Conhecem uma história parecida com essa? Amor entre integrantes de gangues rivais? 
Pois é. Amor sublime amor foi inspirado em Romeu e Julieta de Shakespeare. E o título original traduz melhor a idéia do filme, West side story- História do lado Oeste. O desenho do cartaz também é perfeito, porque naquela época, daquele lado da cidade haviam muitos prédios, desses simples que as escadas de emergência são pelo lado de fora. Daí o desenho. 
O que me encantou no filme?
Bem. As cenas de dança com certeza. A nítida antipatia entre as gangues, explicadas da seguinte forma: Os diretores separavam as gangues todo o tempo, em tela e fora de tela, para que se criasse uma certa indiferença entre os atores e gerando assim a indiferença em cena. Achei a idéia muito forte, mas funcionou no final das contas. 
Os homens do filme são excelentes dançarinos. Muito bons mesmo. A cena inicial do filme é perfeita em tudo. 
As cores também é um ótimo artifício na tela. Os americanos usam sempre cores claras, enquanto os latinos usam cores quentes e fortes. 
O roteiro do filme é muito amarradinho. 
E no meu caso, nem foi o romance entre Maria e Tony que me chamou mais a atenção, mas realmente a antipatia das gangues. Gente, é muito bom mesmo! As cenas de lutas deles são dançadas (ponto super positivo no meu ver). 
Vale lembrar de Bernardo (George Chakiris) que interpreta o chefe dos Sharks, muito bom atuando e um dançarino excelente. E Anita (Rita Moreno) Ela é uma fortaleza na história. Sempre a consciência dos rapazes, e interpreta a namorada de Bernardo.
Ponto negativo: 
A idéia original era que fossem adolescentes na história, mas no cinema não pareceu que eram adolescentes, acredito que os atores eram velhos demais pra isso. 
Mas no geral, tudo é muito uniforme: Cenários, fotografias, danças, as músicas (Tudo de bom), cores, atuações e sentimentos. 
O trabalho ficou excelente. 
E até hoje, Amor sublime amor está no topo do minha lista de musicais. 






 Tony e Maria


 Cena dos Jets da Broadway.  Observem as cores claras. 


 Sharks no prólogo do filme. Na frente Bernado. Observem cores escuras


Tony e Maria nas escadas do prédio


Curiosidades
- O acerto original dos produtores com os diretores Jerome Robbins e Robert Wise era que Robbins fosse o responsável por rodar as cenas com canções e dança e Wise rodasse todas as demais cenas do filme.
- Jerome Robbins tinha a tendência de rodar as cenas diversas vezes, em busca da tomada perfeita. O preciosismo do diretor fez com que o orçamento do filme e a agenda de filmagens fossem ultrapassados. Quando o filme já estava com 60% de suas cenas já rodadas os produtores decidiram por demitir Robbins e passar para Robert Wise a responsabilidade de concluir o restante do filme. 
- Os direitos de adaptação da peça teatral para o cinema custaram US$ 375 mil aos produtores.
- A maior parte do elenco da peça teatral da Broadway foi recusado pelos produtores por serem considerados velhos demais para um filme cujos protagonistas eram adolescentes. Como era costume em Hollywood a dublagem de atores quando estes cantavam em cena, vários atores que não sabiam cantar foram testados para os principais personagens do filme.
- Suzanne Pleshette, Jill St. John, Audrey Hepburn, Anna Maria Alberghetti, Elizabeth Ashley, Anthony Perkins, Warren Beatty, Bobby Darin, Burt Reynolds, Richard Chamberlain, Troy Donahue e Gary Lockwood chegaram a fazer testes para integrar o elenco de 
Amor, Sublime Amor
.
- Seis atores da peça teatral na Broadway estão também presentes na adaptação cinematográfica: Carole d'Andrea, Tony Mordente, William Bramely, Jay Norman, David Winters e Tommy Abbott.
- George Chakiris havia interpretado o personagem Riff na montagem da peça teatral em Londres. Já Tony Mordente já havia interpretado o personagem A-Rab, na Broadway.
- Robert Wise inicialmente queria que Elvis Presley interpretasse o personagem Tony.
- A personagem Maria chegou a ser oferecida a Audrey Hepburn, mas ela teve que desistir da personagem por estar grávida na época das filmagens.
- A atriz Natalie Wood foi dublada nas cenas em que canta por Marni Nixon.
- O ator Richard Beymer foi dublado nas cenas em que canta por Jimmy Bryant.
- A atriz Rita Moreno foi dublada apenas na canção "A Boy Like That", por Betty Wand. Em "America" e "Quintet" é a própria atriz quem canta.
- O ator Russ Tamblyn foi dublado por Tucker Smith na cena em que canta "The Jet Song".
- A sequência de dança da abertura de 
Amor, Sublime Amor
foi realizada no local onde atualmente se encontra o Lincoln Center. Na época a área estava condenada e os prédios seriam demolidos mas, como a demolição sofreu atrasos, a cena de abertura pôde ser realizada no local.
- Os produtores tentaram manter os atores que interpretariam gangues rivais afastados uns dos outros, na intenção de criar antipatia e tensão entre eles.
- Pela 1ª vez na história do Oscar a premiação de melhor direção foi dividida entre dois diretores por um mesmo filme. Esta façanha permanece sendo única até os dias atuais.
- O orçamento de 
Amor, Sublime Amor
foi de US$ 6 milhões.


Vídeo da minha cena predileta



Até o próximo musical !